Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo de 15 dias.

Que tal desbravar parte da Colômbia numa viagem só? Foi isso que fiz nos meus 23 dias pelo país. Sim, parece muito tempo mas lá tem muuuitos lugares bacanas pra conhecer e a sensação é de que preciso voltar (rs). Mas calma, se você não tem tanto tempo assim pra essa trip não se desespere. Dá pra fazer em 15 dias tranquilo ok? É que gosto mesmo de explorar com mais calma os destinos. Neste post faço um programa massa pra quem quer desfrutar da Colômbia! Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo.

colombia

Bogotá

Minha porta de entrada na Colômbia foi a capital Bogotá. Ela é gigantesca! Algo tipo São Paulo, sempre muito movimentada e cheia de opções de gastronomia, cultura e lazer. Tem mais de 8 milhões de pessoas vivendo só na capital. Para entrar no país, não tem mistério: os brasileiros não precisam de visto e é possível viajar apenas portando a carteira de identidade. Alerta: outros documentos como carteira de motorista, CPF e certidão de nascimento não são aceitos ok? Só a identidade. Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo.

colombia

Transporte

Para chegar ao centro da cidade, o Aeroporto Internacional El Dorado oferece serviço de táxi, na saída dos terminais. Os motoristas aceitam peso colombiano ou dólar. Ou então você pode alugar um carro, eles aceitam nossa carteira de habilitação para quem for dirigir por lá! Do aero até o centro, dá uns 15 Km. Tem casa de câmbio no aeroporto que costuma ter cotação mais alta, então troque apenas o necessário para chegar ao centro e lá você troca o que mais precisar (em casas credenciadas hein).

Bogotá é uma cidade bem agitada. E se você ainda tem algum receio de conhecê-la, desarme-se! A cidade tem uma vibe super astral deixando pra trás sua fama de insegura e violenta. O turismo cresce a cada ano por lá e não é à toa. Está localizada a 2.640 metros de altitude, altura suficiente para me fazer ter passado mal antes de chegar ao hotel. Não se preocupe que isso acontece com muita gente. A recepcionista falou: vá dormir e você acorda sem qualquer enjoo. Foi o que aconteceu de fato! Acordei sem sentir nenhum mal estar.

O que fazer

O Centro Histórico é bem bonito e vale muito a visita. As ruas são de paralelepípedos e as casas são do período colonial. Lindo cenário para fotografias. Por lá, alguns dos museus mais bacanas de conhecer. São simplesmente imperdíveis o Museo del Oro (dia de domingo é grátis) e o Museo de Botero.

colombia

Monserrate

Não muito distante, você tem o Morro Monserrate (dia de domingo é mais barato), de onde se tem uma vista panorâmica da região. Em cima do morro , existem como uma espécie de museu a céu aberto com várias esculturas e uma capela. Você sobe o morro num teleférico. Precisa de hotel para sua trip? É só clicar AQUI!

colombia

Igreja

Tem ainda a Iglesia de São Francisco que impressiona com sua arquitetura e riqueza de detalhes no interior. O altar dela é todo coberto em ouro, retratos do período barroco. E pra quem gosta de natureza, tem a opção de visitar o Jardim Botânico Jose Celestino Mutis. É pequeno mas pode compor um dia de visita num horário vago da agenda da trip. Bogotá é tipo São Paulo, cheia de opções de cultura, então vale muito bater perna pelo centro e ir descobrindo lugares pra visitar. A noite também é bem agitada com bares, boates.

colombia

Onde Comer

Existe uma área em Bogotá chamada Zona G (calles 68 e 71 e carreras 7 e 4) onde se concentram bares e restaurantes mais moderninhos. O “G” que dá nome a essa zona tem duas explicações: o fato de que as ruas têm juntas o formato da letra e o de que essa é a região mais gourmet da cidade. Lá, você vai encontrar de tudo: hamburgueria, pizzaria, e gastronomia internacional. Também há opções para café da manhã.

colombia

Ajiaco: prato típico colombiano. Vale experimentar: vem frango, milho e um caldo delicioso!

Onde Ficar

Diferente do que estamos acostumados, a cidade não é dividida por bairros, mas por zonas. Então, as melhores opções de hospedagens por lá são: La Candelaria (onde está o centro histórico que citei acima), La Macarena e a Zona-T. Cada área dessa concentra ótimas opções de restaurantes, lojas, pois tem um perfil mais turístico. Ah, o café de lá é super famoso mundialmente, não deixe de provar. A marca chama Juan Valdez. Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo. Quer reservar sua hospedagem? É só clicar aqui!

colombia

Zipaquirá (um plus na sua trip)

Antes de seguir para outra cidade mais distante aconselho você ir até Zipaquirá, que fica na província de Savana Centro, a 25 Km da capital. Lá está a Catedral de Sal, a primeira “maravilha da Colômbia” e que dizem ser a segunda maior do mundo. Os túneis foram escavados para a extração do mineral no início no século XVI com a chegada dos espanhóis. Os trabalhadores das minas já dedicavam o lugar a Nossa Senhora do Rosário, que é a padroeira dos mineradores.

colombia

Em 1932, foi feita uma pequena capela subterrânea. Com a grande devoção dos trabalhadores, em 1950, foi construída uma grande catedral no segundo nível de exploração da mina, que na época tinha quatro níveis, cada um deles com 80 metros de extensão. Dica preciosa: vá com sua bateria de celular em nível máximo ou leve uma bateria extra porque lá os aparelhos descarregam muito rapidamente por causa do sal. Não dá pra viajar sem seguro viagem hein. Clique AQUI e já garanta o seu!

colombia

Medellín

Fica distante de Bogotá 450 Km, fiz a viagem em voo pra ganhar tempo e ser mais cômodo. Durou cerca de uma horinha apenas. O que me levou a querer conhecer Medellín? Vou ser bem sincero: como sou jornalista sempre tive curiosidade de estar em lugares que foram palcos de grandes acontecimentos da história. E a história do famoso traficante Pablo Escobar sempre me causou vontade de ir até a cidade onde tudo aconteceu. Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo.

colombia

Primeira Obra de Botero, em frente ao Banco Central

É verdade que a história da cidade foi marcada por muita violência, mas isso é coisa do passado ok? Já foi a cidade mais violenta do mundo, nos anos 80 e 90. Hoje, é tida como uma das mais inovadoras da América Latina. E o turismo por lá não pára de crescer.

Transporte e Cultura

O transporte em Medellín é exemplo para o mundo, sendo a única cidade colombiana a ter um sistema de metrô e a ele são conectados bonde elétricos e teleféricos (metrocable) que tornam o sistema acessível a quem mora na periferia. Experimentei e realmente é coisa de primeiro mundo! Culturalmente falando, Medellín é uma cidade diferenciada das demais colombianas, e tem uma explicação pra isso: grande parte de sua população é formada por paisas, um grupo étnico que surgiu da mistura de judeus espanhóis e bascos, além de indígenas.

colombia

Medellín funciona como a capital da região de Antioquia, onde é possível ver essa cultura única, com hábitos diferentes que vão desde o comportamento de seus habitantes à culinária. Por falar em comida, não deixe de experimentar a famosa “bandeja paisa”, é o prato mais típico da região. Vem uma grande variedade de alimentos em uma tradicional bandeja: feijão vermelho cozido com carne de porco , arroz branco , carne moída, chicharrón , ovo frito , banana, chorizo , arepa, molho, pudim preto(morcilla ), abacate e limão. É uma “verdadeira salada esse prato”. Tem que provar, mas confesso que não foi pra mim algo delicioso, muita mistura e sou mais simples no quesito “comida”.

O que fazer

Fiquei em Medellín 3 noites e adianto que não fiquei com nenhum dia “parado”, tem o que fazer sim por lá! Não deixe de visitar o Pueblito Paisa, um lugar super charmosinho cheio de casinhas, lojinhas e restaurantes, tudo bem turístico. É tipo uma miniatura de vila de como viviam os povos por lá.

colombia

Verde

O Jardim Botânico é outro passeio indispensável! É enorme, tem 14 hectares de área, 4,5 mil flores e mais de 130 espécies de pássaros, além de borboletário, orquidário, etc. O Parque Explora é na verdade um grande museu de ciências interativo, abriga o maior aquário de água doce da América do Sul. Tem viveiros, sala infantil, planetário. É um lugar incrível cheio de aprendizado por onde você levar seus olhos. Um passeio para toda a família, sem dúvida! Para chegar lá, é só descer no metrô Universidad. O Jardim Botânico e o Parque Explora ficam “coladinhos”.

colombia

Parque

O Parque de los Deseos é um grande espaço publico com várias opções para toda família, de jardim botânico a aquário, de planetário a espaços de atividades. Foi construído em 2003 para que os visitantes tenham uma experiência visual, sensorial e reflexiva sobre a ciência, o meio-ambiente, astronomia, etc. São oito atividades lúdicas, requer algumas horinhas para conhecer tudo e curtir sem tanta pressa.

colombia

Metrocable

O Metrocable é um sistema de teleférico composto por 4 linhas em operação, que somam 13 estações e 10,7 km de extensão. O sistema entrou em operação em agosto de 2004. Atende o município de Medellín, que foi a primeira cidade da América Latina a utilizar o teleférico como meio de transporte de massa, facilitando o acesso de pessoas que moram em regiões de difícil acesso ao transporte público.O sistema serviu de inspiração para sistemas similares na América Latina, a exemplo do Teleférico do Alemão.

colombia

Comuna 13

Assim como temos a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, que se tornou atração turística principalmente para os gringos, temos em Medellín a Comuna 13, uma gigantesca favela que reúne bairros de baixa renda em uma encosta no oeste da cidade. Já foi considerada uma das mais perigosas do mundo. Agora, é um dos destinos mais populares da cidade para turistas estrangeiros que querem mergulhar em uma cultura única que resistiu a décadas de violência. Chama atenção na comunidade, o colorido das casas e como são bem cuidadas. Tudo para mostrar que ali agora existe vida e “tranquilidade”.

Exemplo

A Biblioteca Espanha é outro grande exemplo de transformação da cidade. É na verdade um parque de biblioteca localizado no bairro de Santo Domingo Savio. Tem esse nome porque a Espanha foi quem financiou o projeto através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. A biblioteca é muito conhecida por sua arquitetura. Dá pra chegar lá de Metrocable, inclusive usei por alguns minutinhos o computador da biblioteca. Tudo de graça e com cara de “privado”, realmente tudo funciona super bem.

colombia

Botero, o Maior

Não ouse deixar de ir na Praça Botero, pra mim foi o melhor passeio do dia. É uma área repleta de esculturas do maior artista plástico do país. Você fica ali caminhando e admirando as estátuas obesas e engraçadas. São dezenas delas  e chamam atenção por mostrarem pessoas ou animais em um estado de obesidade com proporções bizarras. Essa aliás, foi a marca do artista Fernando Botero. Vizinho dali, existe ainda um museu com outras obras do artista.

Botero doou muitas de suas criações à sua cidade natal. Sua primeira obra está em frente ao Banco Central. Nesta praça que citei acima são 23 estátuas. Uma de suas obras mais emblemáticas chama Pássaro da Paz. É que em 1995 um guerrilheiro explodiu a obra de arte, matando 12 pessoas, incluindo crianças. Fernando Botero pediu que a estátua destruída permanecesse ali como homenagem às vítimas. E então ele fez uma outra que foi colocada ao lado para simbolizar a recuperação da cidade. Mas esta praça não é muito turística, talvez até hoje a população tenha certo receio de passar por lá ou falar do ocorrido. Só conheci porque um amigo de lá de Medellín falou sobre essa parte triste da história e me levou pra conhecer.

colombia

Antioquia

Museo de Antioquia: é o museu de Arte de Medellín, guarda grande coleção de obras de Fernando Botero e também do respeitado artista local Pedro Nel Gómez. São no total 12 salas e mais de cem trabalhos artísticos. Se gosta de arte, reserve algumas horinhas para aproveitar bem. O prédio do Museu já foi Palácio Municipal, abre todos os dias pela manhã e à tarde e a entrada é uma taxa simbólica. Viu como tem coisa pra fazer! Precisa alugar carro, então clica aqui!

colombia

Cartagena

Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo. Agora vamos seguir viagem: nosso rumo é Cartagena! Pegamos mais uma hora de voo e chegamos ao aeroporto. Os táxis em Cartagena não têm taxímetro, por isso negocie o valor da viagem antes mesmo de entrar no veículo. O trecho será curto: do aero até o centro não levará mais que 15 minutos. A cidade tem muito o que fazer! Abaixo vamos citar pontos imperdíveis, anota aí!

O que fazer

Para começo de conversa, eu sugiro ficar por lá pelo menos 4 dias para conhecer tudo ou quase tudo que a cidade oferece. De bike, a pé ou de carruagem (sim lá é bem comum esse transporte) não deixe de ir até a Cidade Amuralhada, este é o grande cartão postal do lugar! Dica para quem quer economizar: hotéis, hostels e pousadas fora da cidade amuralhada são mais baratos. Fiquei a uma ou duas quadras da entrada do muro e pagando bem menos.

colombia

Fica na parte antiga da cidade e concentra alguns dos principais pontos turísticos, como a Torre do Relógio, o Palácio da Inquisição, igrejas, praças e museus, além da própria muralha que por si só já é encantador. Fora dali, visite o Castelo de San Felipe e o Convento Santa Cruz de La Popa. Mas nem só de antiguidade vive a cidade, ela tem sua parte moderna com edifícios e uma beira mar linda.

colombia

Castelo

Vale a pena visitar o Castelo San Felipe, que foi construído entre 1536 e 1657. É considerada a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo. Sua função foi proteger Cartagena de ataques estrangeiros. Na parte interior, você vai observar muitos quartos, labirintos, túneis, tudo arquitetado para surpreender o “inimigo”.

A Praça de Santo Domingo é uma das concorridas de lá. Fica cheia de gente tanto durante o dia quanto à noite, também por causa dos bares e restaurantes que colocam mesinhas a sua volta. Muito bom para ir à noite ou então fazer aquele happy hour mesmo estando de férias.

colombia

A Cidade Amuralhada é a região de Cartagena cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra ataques estrangeiros. Dentro dela, pequenos bairros como Centro, San Diego, Matuna e Getsemani. Lá estão alguns dos mais bacanas pontos turísticos da região. Anote aí: Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. A vibe lá é de pura nostalgia e romantismo. Uma verdadeira viagem no tempo, observe a arquitetura, portas e janelas de casas, os jardins, as charretes hoje utilizadas pelos turistas.

colombia

Você pode subir e caminhar por cima da muralha, que é bem larga. É lá de cima que você tem uma vista linda do pôr do sol. O Café del Mar é um dos estabelecimentos mais disputados de lá. Ele está exatamente em cima da muralha que cerca Cartagena e tem visual incrível para o mar. Finalzinho de tarde costuma lotar! Se quiser mesinha, chegue cedo.

Vulcão

El Totumo: passeio imperdível! Trata-se de um pequeno vulcão, onde as pessoas podem visitar e tomar banho de lama. Dei sorte porque não conhecia sobre este passeio e uma pessoa do hostel onde me hospedei comentou que valia a pena. Por isso é bom trocar experiências de viagem e fazer amizade tá vendo? Bastam alguns degraus de escada e você chega no topo do vulcão.

colombia

Entram em grupos e você mesmo que queira não afunda tamanha é estrutura química da lama. É bem gostoso e você fica lá orientado por rapazes que fazem uma espécie de “batismo”. Ao sair do vulcão você encontra um riacho onde pode tirar sua lama pra voltar para o carro. Algumas mulheres esperam o turista para dar banho com baldes, facilitando tirar a lama, mas dá pra fazer o “serviço” sozinho. É apenas uma forma delas ganharem uma grana dos turistas. E seguro viagem? Já providenciou? Não? Então clica aqui!

colombia

Para quem quer praia, Bocagrande é o nome de uma das mais famosas. A água é clara mas como a areia é bem escura a impressão é que a água não é das mais apropriadas para banho. Toda área urbana de Cartagena é assim. Alguns passeios você só consegue fazer de barco. Um deles é a ida até o Oceanário, que fica numa das ilhas do Arquipélago de Rosário, a cerca de uma hora de Cartagena. O local abriga peixes, tartarugas e golfinhos que fazem apresentações educativas ao público para que conheça melhor a vida desses animais.

colombia

Tem ainda aquário de tubarões e claro muito banho de mar. Numa água que parece de piscina! Esse passeio vai e volta no mesmo dia. Você sai do porto da cidade, onde também consegue comprar seu bilhete.

A Torre do Relógio é um dos símbolos de Cartagena. Uma das entradas principais da Cidade Amuralhada e tem uma construção bem bonita. Funciona como um portal que divide dois bairros da cidade. À noite, recebe iluminação especial. Vale conferir!

colombia

Quando ir

Qualquer época vale a pena ir à Cartagena. Lá faz calor o ano todo, então fique tranquilo. A média da temperatura é de 27 graus e por isso vale levar roupas bem leves, protetor solar, chapéu. Lembro que no mês de férias (julho) e final de ano costuma ficar bem cheia a cidade e como é alta estação os preços são mais salgados. Então se quer economizar vá fora desse período. E vai aproveitar do mesmo jeito ou até mais! Bogotá, Medelin, Cartagena e San Andrés numa tacada só! Confira aqui um roteirão completo. Eu falei que tinha muita coisa né? Ainda falta San Andrés, que pra quem curte praia é o melhor dos lugares da Colômbia.

San Andrés

A ilha de San Andrés é a maior das ilhas que formam o arquipélago de mesmo nome. De avião, o tempo de viagem é em torno de 1h30. Apesar de ser um “tesouro colombiano”, está bem mais próxima da Nicarágua. O lugar é tão incrível que já temos uma reportagem exclusiva só da ilha. Basta você clicar AQUI e te levamos para o caribe colombiano!

colombia

Recapitulando os dias para esta trip, sugiro: 5 dias Bogotá, 3 dias Medellín, 4 dias Cartagena e 3 dias San Andrés, totalizando 15 dias. Mas se você tem mais tempo pra viajar, aumente os dias da capital Bogotá ok? as Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Compartilhe