Férias: saiba aqui os cuidados especiais para as crianças autistas neste período!

Mês de férias chegou e com ele a alegria da garotada que só quer saber de muita diversão, certo? Errado! Para muitas crianças, este período é sinônimo de angústia, estresse, irritação. Estamos falando sobre as crianças autistas, que em modo geral adora uma ro-ti-na. Portanto, é preciso muito cuidado pra nesta época manter o bom convívio familiar. Por isso, preparamos uma reportagem bem especial pra ajudar os pais programarem suas férias e passeios com os filhotes.

Mudança de Rotina

O psicopedagogo Victor Eustáquio, sócio-fundador da Clínica Somar explica que a rotina nada mais é que uma previsibilidade, que leva à criança autista u ma zona de conforto. “É extremamente importante a família planejar essa programação de férias utilizando uma ferramenta visual. Se a criança vai pra algum espaço que ela já conhece, a família pode por exemplo selecionar fotos da praça, parque, shopping ou praia que vão levar a criança. Esse apelo visual vai remeter à memória reflexiva , que trará melhora comportamental”, explica.

Quando se quebra a rotina das pessoas com autismo o seu comportamento muda imediatamente. “A criança autista pode chorar mais, aumentar a irritabilidade, aumentar as esteriotipias que são aqueles movimentos manuais, ela pode andar mais nas pontas dos pés, ter alteração no sono”, pontua Victor. E se a criança toma algum tipo de medicamento é importante a família buscar orientação do médico.

Especialista Victor Eustáquio, sócio-fundador da Clínica Somar, no Recife

Segurança

Para quem vai a grandes espaços e com muita gente, não esquecer de levar bilhetes com dados da criança. “Os pais devem colocar informações com nome, endereço e telefone no bolso, jaqueta, pulseirinha no braço. Isso é muito importante porque precisam lembrar que muitas crianças autistas têm dificuldade na comunicação verbal”. E para os momentos de filas, Victor Eustáquio lembra de uma ferramenta que pode funcionar muito bem: aplicativos de jogos, músicas, atividades acadêmicas. “Numa fila do aeroporto ou rodoviária, na fila do supermercado, os pais podem utilizar a tecnologia para desviar de forma funcional a atenção da criança”.

Serviço:

A Clínica Somar possui dois endereços no Recife:

Rua Marquês de Maricá, 48, na Torre (3441-5656) e na Rua Dona Benvinda de Farias, 465, em Boa Viagem (3465-3913)

Compartilhe