Final de Temporada: como ir ao parque nacional de Abrolhos ver as baleias jubarte

abrolhos

Como Chegar

Partindo de carro da capital baiana Salvador, o acesso é pela BR-101 até a altura da cidade de Teixeira de Freitas (BA), seguindo pela BA-290 e pela BA-001 até chegar a Caravelas. De ônibus, existem linhas diariamente mas os horários são restritos. É Beeeem longe viu! De Salvador até Caravelas são 886km, umas 9 horas de carro e mais de 12h de busão. De avião, é possível sim, mas prepare o bolso. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Teixeira de Freitas, a 90 quilômetros de Caravelas e a passagem não costuma ser barata.

abrolhos

E o que te espera em Abrolhos? Praias lindíssimas, passeios de barco, observação das baleias (principal atrativo da região), vilas históricas, manguezais, etc. Se gosta de mergulhar, então tem um motivo a mais pra ir. Abrolhos é considerado um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo. Entre os lugares mais requisitados pelos praticantes estão: enseada da Ilha de Santa Bárbara, onde se localiza o farol do arquipélago; cavernas das Siribas;
destroços do cargueiro italiano Rosalina, naufragado em 1939.

abrolhos

Aos que vão tanto para fazer mergulho quanto para ver as baleias, oriento que entre em contato o quanto antes com as agências de lá para agendar o passeio, pois a cidade não é entupida de turista e por isso alguns barcos só saem com quantidade mínima de passageiros, então você corre o risco de ir e não ter saída da embarcação.

abrolhos

Passeio de Barco

É imperdível, mas já adianto que enjoa e muito. Leve comprimido para enjoo pois certamente vai precisar. É bem comum algumas pessoas passarem mal. Depois vem a recompensa: o vai e vem das baleias, lindo de ver. As gigantes ficam relativamente próximas ao barco, dá pra ver a olho nu, mas vale também levar binóculo. O passeio de Caravelas até o parque de Abrolhos dura em média três horas.

abrolhos

As baleias Jubarte já começam a aparecer após uns 40 minutos de trajeto da embarcação. As gigantes chegam até 16 metros de comprimento, podendo pesar até 40 toneladas. Fazer fotos dela dando “piruetas” fora d´água é realmente tarefa difícil, então deixe sua câmera no modo “metralhadora” batendo fotos em sequência. Ou então filme com o celular e depois dê o print das melhores imagens.

abrolhos

O barco faz algumas paradas para banho e os turistas também podem descer para conhecer as ilhas.  O arquipélago dos Abrolhos, composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara, esta última é administrada pela Marinha do Brasil. Na ilha Siriba é comum encontrar muitas aves como a grazina e os atobás. Vai precisar de hotel? Então clique AQUI e já faça sua reserva.

abrolhos

Quando Ir

As baleias da espécie Jubarte podem ser vistas em Abrolhos porque é pra lá onde elas vão no período em que entram em reprodução. A temporada ideal para ver baleias em Abrolhos vai de julho a novembro, sendo os meses de agosto a outubro o período em que há maior concentração das gigantes. Precisa alugar carro? É só clicar AQUI!

abrolhos

Gostou? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Abrolhos? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

Compartilhe