Sachsenhausen: como visitar este campo de concentração na Alemanha

Sachsenhausen foi um campo de concentração na Alemanha, que esteve ativo desde meados de 1936 a abril 1945. Ganhou este nome devido à região onde está inserido. Sachsenhausen fazia parte da cidade de Oranienburg em Brandemburgo. De agosto de 1945 até por volta de 1950, o local serviu como acampamento especial soviético. Foi a primeira de uma série de instalações construídas pelos nazis, para confinar ou liquidar em massa opositores políticos, judeus, ciganos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, e, posteriormente, milhares de prisioneiros de guerra.  Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Campo de Concentração

Esse foi o passeio que mais me impactou durante esta trip por Berlim. Por ser jornalista, sempre que viajo busco conhecer de perto locais que marcaram e fazem parte da nossa história mundial. Sachsenhausen não fica na cidade, mas nas proximidades. Já adianto que não dá mesmo pra descrever o que se sente durante a visita à este campo de concentração. Por mais que eu tente descrever a energia “pesada” que está ali, a tristeza em observar de perto os quartos, as salas onde eram torturadas as pessoas…tudo ali é muito triste! Tudo remete a uma página de dor da história mas que vale a pena conhecer.

berlim

Letreiro

“O Trabalho que fará Livre” é o que diz o portão de acesso a este campo de concentração. Sachsenhausen foi considerado um dos três maiores campos de concentração do regime nazista na Alemanha, construído estrategicamente em Oranienburg, foco de atividades comunistas e social democratas. Estudos apontam que cerca de 200 mil pessoas passaram por ali e muitas delas morreram de fome, por doenças adquiridas, trabalhos forçados, resultados de experiências médicas ou executadas a tiros ou nas câmaras de gás.

berlim

História

O campo de concentração começou a funcionar em 12 de Julho de 1936, quando foram transferidos do campo de Esterwegen para lá 50 prisioneiros. Inicialmente eram prisioneiros políticos, até que em meados de 1938 foram levados para lá milhares de judeus; a partir de 1940, milhares de polacos e desde 1941 milhares de militares soviéticos, 18 mil dos quais foram fuzilados. Precisa de moeda estrangeira pra sua viagem? É só clicar AQUI e informando que foi indicação nossa você ainda ganha preço diferenciado!

berlim

Durante a segunda guerra mundial, Sachsenhausen funcionou num sistema de trabalho forçado em 60 subcampos, concentrados ao redor das fábricas de armamentos, que utilizavam mão de obra gratuita dos prisioneiros. Os presos também foram sujeitos a experimentos médicos nazistas. Em Janeiro de 1945 havia mais de 65 mil prisioneiros em Sachsenhausen, incluindo mais de 13 mil mulheres.

berlim

O lugar de tanta dor funciona como museu, em que o visitante pode caminhas pelo campo, observar peças dos prisioneiros que estão em exposição, os quartos onde dormiam, as salas onde ficavam presos, o forno onde os corpos eram incinerados.  Os arquivos registraram a entrada 140 mil prisioneiros durante o tempo de funcionamento do campo e reconheceram a execução de 30 mil prisioneiros, mas este número não inclui outros milhares de prisioneiros de guerra fuzilados.

berlim

Como ir

O memorial de Sachsenhausen fica em uma pequena cidade chamada Oranienburg, ao norte de Berlim, no estado de Brandenburg. A viagem até lá não dura mais que 1h 20. Você pode ir de trem, ônibus ou van de agência de turismo. O melhor jeito saindo da estação central de Berlim (Hbf) é pegar o trem RE 5 pra Stralsund Hbf e descer na segunda parada, a S Oranienburg Bhf. Ao chegar em Oranienburg, é possível ir caminhando – leva de 15 a 20 minutinhos – ou de ônibus (n° 804 e 821). Neste caso, dá pra parar no ponto Gedenkstätte, bem próximo da entrada do campo de concentração. Caso você decida ir a pé, você vai encontrar várias placas sinalizando o caminho.  A entrada é gratuita.

berlim

Viu como a gente te ajudou a planejar este passeio? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros