Vamos de lancha? Em Capitólio esse passeio é “obrigatório”!

Não dá pra ir em Capitólio/MG e não viver a experiência de circular por entre aqueles enormes paredões de pedra não é mesmo? Pois bem, para chegar lá é preciso embarcar numa das centenas de lanchas que trafegam pela região. Para você ter uma ideia, são cerca de 1.100 embarcações, que formam o maior conglomerado de embarcações da América. Vamos de lancha? Em Capitólio esse passeio é “obrigatório”!

capitolio

Canyos vistos do alto…

A História

A represa de Furnas é gigantesca, banha nada menos que 34 municípios e a usina hidrelétrica está localizada no Rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, no estado de Minas Gerais. A construção é de 1958, iniciada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. A formação da represa é de 1965 e o “mar de Minas” mudou a paisagem e gerou novas formas de aquecimento de sua economia. São 1.440 km² e uma beleza única no Brasil.

Esse passeio é imperdível!!!

Pontos de Parada

A embarcação pode sair de vários pontos da região. No meu caso, por estar hospedado no Riviera Capitólio Hotel, saí do próprio hotel que dispõe de um píer. A lancha comporta até 14 pessoas. O passeio dura em média 3 horas percorrendo os principais pontos entres os canyons. Nossa primeira parada foi na Cachoeira Lagoa Azul, depois de uns 20 minutinhos de trajeto. Neste ponto existe um píer onde as embarcações atracam e você pode dar aquele “tchibum” de respeito. Caso queira, pagando R$ 40 reais você tem acesso a subida na cachoeira. Eu acho essa cobrança bem abusiva! Satisfiz-me com o banho que estava uma delícia.

capitolio

Primeira parada: nem pense duas vezes, jogue-se na água!

Depois seguimos para a Cachoeira Cascata, que fica entre paredões bem estreitos, sendo preciso cuidado para manobrar as lanchas. Por isso, muitas passam apenas para que os turistas façam fotos. Na sequência, estivemos no Vale dos Tucanos, uma área linda que tem esse nome porque há uns 15 anos atrás havia muitos desses pássaros, mas os turistas e pilotos de barcos costumavam utilizar o som da embarcação com volume alto e aí os bichos se mandaram pra outro local mais sossegado. Resultado: hoje não existe mais tucanos por lá!

capitolio

A última parada é num “restaurante” flutuante, onde é possível comer espetinhos de carne, tomar aquela cerveja ou chope. O preço é salgado, mas pelo visual vale comer um petisco ali. Se não quiser gastar com lanche pelo caminho, leve seu próprio sanduba ou salgadinho ou ainda um culler com bebida. Sim, o hotel cede culler para seu tour. Quer garantir sua vaga num hotel incrível por lá? É só clicar AQUI!

capitolio

Restaurante Flutuante: tem mesinha e tudo no melhor estilo barzinho…

 

Preço e Reserva

Depois, voltamos ao hotel. Aos que buscam mais tempo na lancha existe sim outras opções de passeios, com uso da embarcação por 4h, 6h ou até mesmo o dia todo. Vai depender do quanto o grupo está disposto a gastar. Este passeio pode ser reservado na própria recepção do hotel, o ideal é que você faça com antecedência para garantir a saída, principalmente se estiver indo sozinho ou em casal.

capitolio

Olha só esse visú! Um dos melhores pontos pra banho…

O passeio de 3 horas custa R$ 90,00 por pessoa e sai nos horários das 9h, 12h e 15h. Se você fizer a reserva com um dia de antecedência, a empresa garante que o passeio sairá mesmo que seja com você sozinho. Caso você faça em cima da hora, correrá o risco de não ter grupo mínimo formado que é de 4 pessoas.

capitolio

Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Capitólio? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

 

Compartilhe