Beagá: o que não dá pra ficar de fora da capital mineira!

Ô trem bão é visitar Beagá né não? A capital mineira tem muitos atrativos e já começamos pela linda Praça da Liberdade, que conta em seu entorno com lindos prédios históricos e várias exposições. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Palácio da Liberdade

O imponente prédio fica na Praça da Liberdade, área central de Belo Horizonte, sendo um dos principais símbolos da memória e da história da cidade e do estado. Lá dentro, a gente pode observar a mobília, quadros de ex-governadores, escadarias belíssimas, além das exposições e muitas obras de arte.

História

Foi inaugurado em 1898, um ano após Belo Horizonte. Naquela época, a capital do estado estava deixando de ser Ouro Preto para ser Belo Horizonte e precisava-se de um local privilegiado com vista panorâmica da recém-construída cidade. No entrono dele, funcionavam algumas das secretarias. O Palácio mescla elementos do classicismo romântico francês na fachada e neobarroco e renascentistas italianos. A escadaria em seu interior foi fundida na Bélgica e trazida em blocos para o Brasil. Da França, vieram os móveis, tapetes, cristais e até talheres. Um luxo só!

O Palácio tem entrada gratuita, funciona de quarta à sexta-feira, das 12h às 17h30; sábados e domingos, das 10h às 16h30 com entrada à parte interna até às 16h. O jardim permanece aberto até às 18h.

Edifício Niemeyer

Saindo de lá, vá caminhando pelo entorno da praça porque além dos museus tem prédios lindos como o Edifício Niemeyer, projetado por ele. Famoso pelas linhas curvas e sinuosas inspiradas nas montanhas de Minas Gerais. Esse prédio é um ícone da arquitetura moderna brasileira. Construído entre 1954 e 1960, possui 12 andares com 22 apartamentos. O prédio é tombado pelo seu reconhecimento histórico e cultural.

CCBB

Bem próximo está o Centro Cultural Banco do Brasil, cuja atividade começou em 2013, ocupando o prédio cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O local tá sempre com belíssimas exposições e uma programação cultural intensa. O prédio é de 1930, tem seis andares, estilo neoclássico e é estruturado em torno de um pátio central belíssimo!

Visitei a exposição Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados que é simplesmente imperdível! A mostra reúne cerca de 40 obras emblemáticas produzidas ao longo de 15 anos da carreira do artista, a maioria exibida pela primeira vez em Belo Horizonte. Algumas peças estão na área externa do prédio. Todo o acesso é gratuito e algumas salas precisam bilhete mas você retira no próprio local.

Contemporâneo

Considerado um nome central no panorama da arte contemporânea, com obras em importantes museus ao redor do Brasil e no exterior, Cerqueira representa, em suas esculturas, pessoas comuns, muitas vezes fragilizadas, com o intuito de criar sentimentos de pertencimento, representatividade e valorização, colocando-as no centro de uma poética que exalta cenas do cotidiano.

MM Gerdau

O Museu de Minas e do Metal é outro atrativo do Circuito Cultural da Liberdade. Tem várias exposições, sendo algumas delas temporárias. O prédio, que também é tombado, é datado de 1897. O hall de entrada e a escadaria de forjaria alemã são uma beleza à parte. Na Praça de Convivência, estão localizados os serviços de Café e Loja, o Espaço do Aço e a Drusa de Quartzo, a maior e mais pesada amostra do acervo mineral.

Minas

O espaço permite um percurso pelas principais minas do Estado, com personagens que contam histórias das Minas Gerais. Salas e exposições que apresentam a diversidade do universo mineral, como um inventário com mais de 400 amostras e o Chão de Estrelas, com lunetas interativas.

Metal

No andar dedicado ao Metal, conhecemos a importância do metal para a humanidade, seu uso e a evolução de suas aplicações, onde é possível formar compostos químicos na tabela periódica interativa e subir em uma balança para medir a quantidade de substâncias minerais em seu corpo. Também é possível conhecer a exposição Minerais do Brasil, a maior coleção de minerais raros do país. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h (entrada até às 16h30); nas quintas-feiras, das 10h às 22h (entrada até às 21h30). A entrada é gratuita.

Ao lado do MM Gerdau, está o Espaço do Conhecimento da UFMG (neste momento em reforma), que conta com planetário, terraço astronômico e exposições. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h e aos sábados, das 10h às 21h. Ideal pra quem está querendo adquirir conhecimento de uma forma bem didática e atrativa. Acesso também gratuito.

Mercado Central

Distante da Praça da Liberdade 1,5Km (em pista de descida) chegamos ao Mercado Central de Belo Horizonte. Conhecido por vender de tudo, tem de tudo mesmo! De objeto de decoração de casa, passando por doces, cachaça, queijos, pimentas, panelas, etc. Os preços de alguns produtos, como o queijo trancinha ou o provolone desidratado, por exemplo, são praticamente tabelados, outros itens vale pechinchar.

Lagoa da Pampulha

Este é outro atrativo da cidade que não dá pra pelo menos dar uma passadinha pra fazer foto e contemplar o visual. Já adianto que ela é gigantesca, seu contorno tem 18Km. Visite a Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igreja da Pampulha. Foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O conjunto arquitetônico da Lagoa é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Visual digno de cartão postal. Se você curtir andar de bike, pode ser uma excelente opção de conhecer o lugar. Por lá, tem ainda a Casa Kubitscheck e o Museu de Arte Moderna.

Mirante

Pra quem gosta de ver a cidade de uma vista privilegiada, anota aí: Praça do Papa. Ela é assim chamada em homenagem ao Papa João Paulo II, que visitou a cidade em 1980. Está localizada no alto de uma colina. Espaço enorme com muito verde e cruzes. A praça é muito utilizada pelos moradores locais para caminhadas, piqueniques, eventos e prática de esportes ao ar livre, como futebol e vôlei. Está a 1.100m de altitude.

Outro atrativo é o Mirante do Mangabeiras a 1.170m de altitude. O local possui luneta pra observação e decks de madeira. Para reservar hotel, clique aqui!

Savassi

Conhecida pela quantidade enorme de opções de bares e restaurantes, não podemos encerrar a reportagem sem falar da Gastronomia mineira né? Belo Horizonte é o paraíso pra quem gosta de uma mesa de bar. Um dos bairros mais movimentados e super boêmio é o Savassi. Vale a pena esticar pra uma baladinha hein! Ô trem bão passar um findi em Beagá! Se for precisar alugar carro pra curtir a cidade, é só clicar aqui!

Hospedagem

E no quesito hospedagem, a cidade tem enorme rede de hotéis, oferecendo ao visitante opções para todos os gostos e bolsos. Pra quem busca conforto, praticidade e tudo no precinho, a gente tem uma dica bem bacana. É o Ibis Budget Minas Centro, que fica numa área nobre de Belo Horizonte, região Centro Sul, próximo a atrativos turísticos como Mercado central, Circuito Liberdade, bares, restaurantes e Shoppings.

Eu, por exemplo, fui visitar o circuito da praça da Liberdade e o Mercado Central caminhando a partir do hotel. O público maior de hóspedes é de jovens. São 241 unidades em duas categorias, Standard e Superior. A cama é espaçosa e muito confortável, tem frigobar, mesinha com cadeira, espelho.

Ah, no local há produtos disponíveis para consumo como refrigerantes, água, snacks. O café da manhã é servido no térreo com pães, frutas, sucos, máquina de café e chocolate quente Três Corações, queijos, presunto, ovos mexidos e o tradicional pão de queijo que não podia faltar né?

Funciona também no hotel um restaurante para almoço, de segunda à sexta-feira, com buffet a quilo. O atendimento do hotel é cheio de gentileza e simpatia, isso também é bem importante!

Se Liga!

Se liga que a gente também tá no Insta @rota1976TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976. Aproveita e já se inscreve. Temos um programa incrível sobre Capitólio em Minas Gerais!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros