
Eu confesso que não tinha programado ir à Grécia neste ano, mas fazendo o roteiro de viagem para o Leste Europeu, vi que não ia gastar horrores para dar um pulinho pelo menos em Atenas e dizer pra mim mesmo: já estive na Grééééééécia! Neste post vou dar dicas do que fazer em dois dias na capital do país. Vamos lá?
Comunicação

Chegando lá, a gente vai entender por que existe o ditado popular “parece que tá falando grego”. É que realmente não dá pra entender absolutamente nada do que há de informação nas sinalizações. Mas falando inglês, é possível pedir informações e dá pra se virar numa boa. Em geral, são bem receptivos e ajudam a quem tá mais que “perdido”.
Berço

Atenas é realmente o berço da filosofia, democracia e da arte. Até nas estações de metrô a gente encontra monumentos lindíssimos dignos de um museu. Mas o que chama atenção mesmo são os monumentos gigantescos como a impressionante Acrópole, que falo sobre mais abaixo. Se você quiser economizar na hospedagem vale a pena ficar mais afastado do centro turístico. Dá pra se locomover de transporte público numa boa e você economiza uma grana ficando mais afastado.
Centrinho

O centrinho é cheio de gente o tempo todo, muitos bares, restaurantes, galerias de Arte e lojas de souvenir à perder de vista. São muitas e vendem de tudo, roupas (a maioria em azul e branco – cor do país), imãs de todo tipo, etc. À noite, tem muitos lugares com som ao vivo e ótimo pra curtir no estilo baladinha. De dia e de noite, o centrinho é muito show. Não deixe de provar os sorvetes que são deliciosos.
Plaka
Este é o bairro mais antigo e charmoso de Atenas, fica aos pés da Acrópole, conhecido pelas suas ruelas de pedra, casas neoclássicas do século XIX e um ambiente animado com restaurantes, tavernas e lojas. É uma zona turística central, próxima de outros importantes atrativos também.
Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole, claro, foi o primeiro lugar que eu tratei de conhecer. É um dos mais importantes de Atenas e da Grécia. Fica aos pés da Acrópole e abriga descobertas arqueológicas. Esculturas originais do Partenon; Cariátides originais do Erecteion; Galeria do Partenon, com vista alinhada ao templo real no topo da Acrópole; além de achados arqueológicos visíveis sob o piso de vidro do museu (você caminha sobre ruínas antigas).

Pra chegar…
Pra chegar lá, o metrô mais próximo é a Estação Acropoli (linha vermelha). O museu funciona no Verão (abril a outubro), das 8h – 20h (sexta até 22h) e no Inverno (novembro a março), das 9h – 17h (sexta até 22h). Os ingressos custam 20 euros (adulto). Na alta temporada, vale a pena comprar com antecedência e on line pra ganhar tempo nas filas que são bem grandes.

Grécia Antiga
Capital da Grécia, Atenas foi o centro da Grécia Antiga, com poderoso império e também civilização. Ainda é tomada por monumentos do século V a.C. E o destaque fica com Acrópole, uma cidadezinha no topo da montanha repleta de construções antigas, a exemplo do templo Partenon.

Templos
Aqui a gente encontra templos originais, que atravessaram mais de 2.500 anos. Todo o conjunto arquitetônico é original mas as esculturas são réplicas, pois as peças originais foram levadas para o museu de Acrópole por uma questão de preservação, assim como também para o Museu Arqueológico Nacional, que preservam esculturas, vasos, joias e outras relíquias da Grécia Antiga.

Partenon
Mais antigo templo grego dedicado à deusa Atena, fica na região de Acrópole, construído entre 447 e 432 a.C. É considerado o ponto mais alto da arquitetura grega clássica, além de ser um monumento à democracia e símbolo da sua riqueza e cultura. O edifício foi danificado ao longo dos séculos por guerras, explosões e terremotos, mas continua sendo um importante sítio arqueológico e símbolo da Grécia. Desde 1987, o Partenon e os edifícios da Acrópole são Patrimônio Mundial da UNESCO.

Colina
A Acrópole de Atenas é o símbolo máximo da Grécia antiga, significa Cidade Alta, é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Fica no alto de uma colina no centro de Atenas e oferece uma vista espetacular da cidade. Aliás, de vários pontos da cidade (em volta dela) dá pra ver o monumento. É tipo o Cristo Redentor que você observa em vários locais no Rio de Janeiro. Outro monumento lindo de ver é o Erecteion, famoso pelas Cariátides, colunas em forma de mulheres.
Templo de Zeus

O templo de Zeus Olímpia é outro lindo atrativo, começou a ser construído no século VI antes de Cristo. Só foi finalizado 700 anos depois. Foi o maior templo da Grécia Antiga, com 104 colunas cada uma com 17 metros de altura. Hoje, restam apenas uma 15 em pé e uma deitada, mas tudo ainda impressiona muito pela sua grandiosidade.
Templo de Hephaestus

Outro templo que vale a pena a visita é o de Hephaestus. Tem gigantescas colunas e uma estrutura belíssima. Diferente do Partenon, ele tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C.

O interior foi removido e substituído por estruturas de igrejas cristãs. Durante os séculos do Império Otomano, na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa, em Atenas. Hoje o Templo é um sítio arqueológico e conserva uma cerca em sua volta. Mas os visitantes podem se aproximar bem mais perto do que do Partenon ou de outros locais gregos.
Estádio Panatenaico

Era Moderna
Sediou os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896. Só isso já é motivo pra gente conhecer. Mas o monumento vai muito além e impressiona com uma construção grandiosa, que conta com arquibancadas inteiras em mármore branco. Vale a visita pela história e pela riqueza arquitetônica. No local onde está o estádio já foram levantadas outras estruturas dedicadas ao esporte, a primeira delas é de 330 a.C.

Roteiro em 2 dias
Dois dias pra este rolê por Atenas dá tranquilo pra curtir numa boa. Não fizemos nada corrido, vimos os museus e sítios arqueológicos com calma e o tempo que gostaríamos. Claro que a Grécia é muito mais que Atenas, mas pra uma primeira pisada em solo grego é um baita passeios. Na próxima ida pela região espero explorar todos os demais lugares incríveis deste país.

Não deixe de se inscrever em nosso canal do Youtube, temos programas incríveis do leste europeu como Praga, Budapeste, Viena e estivemos por Malta, é só clicar AQUI!









Deixe um comentário