Todo mundo que pesquisa sobre viagem sabe que Viena não é pros “fracos” no quesito poder aquisitivo. O destino é realmente caro mas se você tiver oportunidade de dar uma chegadinha mesmo que só pra passar um dia e conhecer a capital da Áustria, vale a pena demais.

Neste post a gente vai apresentar um roteiro de um só dia por este destino já que estávamos num tour pela Europa e entre um país e outro dava pra dar um “pulinho” em Viena. Vamos lá? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Palácios
Dá pra fazer um roteiro encantador que une história, arte, gastronomia e música clássica. Tudo isso, você encontra por lá em cada esquina. Viena é uma cidade que parece saída de um sonho — elegante, melódica e repleta de história em cada detalhe. Dos palácios imperiais aos cafés lendários, passando por música clássica tudo por lá é puro encantamento!

Cafés
O Café Central é um dos mais tradicionais e conhecidos da cidade. Abriu as portas em 1860. No final do século XIX, transformou-se num dos pontos de encontro mais importantes dos intelectuais vieneses. Entre seus clientes está ninguém menos que Sigmund Freud. Entre colunas de mármore e atmosfera refinada, o local continua sendo ponto de encontro de intelectuais.
Centro Histórico

De lá, siga caminhando pelo Centro Histórico de Viena. Dá pra fazer muita coisa a pé. A arquitetura da cidade é linda, tem uma atmosfera tão clean que parece que instalaram mármore na cidade toda. E seus monumentos contam histórias de impérios e revoluções. Na Stephansplatz, praça central de Viena, está a imponente Catedral de Santo Estêvão. Tem torre gótica, que oferece uma vista panorâmica incrível. É o templo religioso mais famoso de Viena. Um dos símbolos da Áustria. Está localizada na Stephansplatz, facilmente acessada por metrô. E por falar em transporte público, você pode comprar o bilhete de uso diário. Isso ajuda a otimizar o tempo e conhecer mais lugares.
Catedral Santo Estêvão

A Catedral tem estilo gótico, o telhado é formado por nada menos que 230 mil azulejos esmaltados, abriga um dos maiores órgãos da Europa com mais de 12 mil tubos. E olha que curioso: Mozart casou nesta igreja em 1782. O acesso é gratuito, paga-se apenas para visitar as torres catacumbas e o museu. Funciona todos os dias, das 6h às 22h.

Palácio de Hofburg
O Palácio de Hofburg é a antiga residência dos Habsburgo. Um mergulho no universo da imperatriz Sisi, uma das figuras mais fascinantes da história austríaca. O Palácio é grandioso, tem as suas origens num castelo-fortaleza medieval, é datado do século XIII e foi continuamente ampliado até o início do século XX. Entre as personalidades históricas que nasceram no Hofburg destacam-se Maria Antonieta, em 1755, e a Primeira Imperatriz do Brasil, a arquiduquesa Leopoldina da Áustria, em 1797.
Grandiosidade
Com mais de 2.600 salas e ocupando uma área de 20 hectares, sua grandiosidade arquitetônica e seus grandes e lindíssimos jardins dominam a paisagem da região central de Viena. Mesmo sem entrar nos monumentos, podemos contemplar jardins, fontes e esculturas, além da impressionante arquitetura, é claro!
Burggarten

O Burggarten é outro atrativo que não pode ficar de fora. É um parque público, localizado no Innere Stadt, o primeiro distrito de Viena. O parque foi construído para a família real após a destruição das fortificações da cidade por Napoleão. Em 1809, após vitória da França sobre a Áustria, na Guerra da Coligação, as tropas francesas que ocupavam Viena destruíram um importante bastião defensivo do Palácio Imperial de Hofburg, o Burgbastei. Em vez de reconstruí-lo, a área em frente ao Palácio foi redesenhada. O parque foi concluído em 1820 e era frequentemente visitado pela família real.
Mozart
O local ganhou uma grande estufa, no norte do parque. O Palmenhaus Schonbrunn abriga plantas de todo o mundo, sua inauguração foi em 1882. Por lá, também numa estrutura de “estufa” funciona a Casa das Palmeiras, com um belíssimo café e um museu de borboletas. É uma grande estufa de vidro que serve de refúgio para a vida do jardim, além de um ponto de encontro de visitantes. Ainda nos jardins imperiais desse atrativo, está a linda estátua de Mozart. Uma homenagem ao compositor, sendo um ponto de referência icônico da cidade.
Resselpark

Na área batizada de Resselpark, no centro de Viena, encontra-se a bela igreja dedicada a São Carlos Borromeu, erguida entre 1716 e 1739. É uma construção suntuosa e vale a pena contemplar mesmo que somente por fora. Um elevador leva o visitante até a bela cúpula, de 72 metros de altura, onde é possível ver de perto a riqueza e os detalhes dos afrescos. A entrada na igreja custa 6 euros, incluindo a visita ao museu de arte sacra, que funciona no mesmo local.
Praça dos Museus

Conhecida como Praça dos Museus, a Praça Maria Theresien é uma grande praça pública onde se concentram vários atrativos como o Museu de Arte Moderna, o Museu de História Natural e o Museu de História da Arte. Os edifícios são quase idênticos, exceto pelas estátuas em suas fachadas. No centro da praça, está o Memorial de Maria Teresa, uma grande estátua representando a Imperatriz que dá nome à praça. Se você tiver muito interesse em um dos temas dos museus aqui localizados, dá pra conhecer mesmo que não demore horas lá dentro.

Hundertwasserhaus
Outro local que chama atenção, mas com uma pegada bem diferente é o bairro de Weissgerberviertel que abriga o Hundertwasserhaus, um prédio peculiar com fachadas coloridas e arredondadas. Lá também está o Museu de Arte Kunst Haus Wien, ambos projetados pelo artista austríaco Friedensreich Hundertwasser. Par quem tiver um O shopping Wien Mitte The Mall é repleto de lojas sofisticadas.

Palácio de Schönbrunn
Se ainda tiver tempo, visite o deslumbrante Palácio de Schönbrunn, o “Versalhes Austríaco”. Seus jardins simétricos e salões dourados revelam o esplendor da antiga corte de Viena. E se à noite tiver oportunidade de ter uma experiência musical incrível, assista a um concerto de música clássica num dos teatros de Ópera. A gente tem um programa bem bacana sobre Budapeste e diversos outros destinos no nosso canal do Youtube, aproveita e já se inscreve!









Deixe um comentário