La Paz é a capital mais alta do mundo, você sabia? Pois é, dito isto, lembre-se de levar aquele remedinho pra enjoo ou comprar por lá chá de coca e água de flor, um produto pra passar nas mãos e cheirar que também ajuda na adaptação ao lugar devido à altitude. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Teleférico
A cidade é cheia de morros e tem muitas ladeiras e escadarias. Utilize o eficiente teleférico (30 bolivianos o cartão e 3 bolivianos o trecho). O equipamento liga várias regiões e ainda vale como um passeio para quem quer ver La Paz do alto, de dia ou à noite o visual é lindo! Na semana, funciona das 6h30 às 22h30 e finais de semana e feriados das 7h às 21h.Entre os atrativos, está a Igreja São Francisco, construída no sec. XIII, com estilo barroco. Não é cobrada entrada e o seu interior é belíssimo.
Mercado de Las Brujas
De lá, suba duas quadras e você está na região do famoso Mercado de las Brujas. São ruas bem decoradas com sombrinhas coloridas e bruxinhas penduradas ao longo da via e que formam um lindo cenário. Tem muitas lojas com produtos como incenso, ervas, etc. Lá, tem souvenirs de tudo quanto é tipo. Também nas proximidades, está a Praça Murillo, onde funcionam os lindos prédios da Assembleia Legislativa, a catedral de La Paz e o Palácio Governo.
Bairros
Não deixe de bater perna pelos bairros San Miguel / Calacoto, eles oferecem alta gastronomia, cafés, lojas, restaurantes, tudo naquele estilo que o turista adora. Um local bacana pra conhecer e fazer refeição é o espaço el Bosque, super descolado e cheio de opções. Tem um estilo parecido com a região dos Jardins, em São Paulo. Inclusive, a região abriga um Hard Rock Café. Outro bairro bem bacana pra gente conhecer é o Sopocachi, bem boêmio e que lembra o estilo da Vila Madalena também em SP. Dispõe de vários bares de todo tipo de gastronomia, cafés, ateliês. A praça Abarôa, que é linda, está cercada de restaurantes.
Gastronomia
Por falar em Gastronomia, temos uma dica incrível: o restaurante Gustu, que fica na calle 10 de Calacoto. O estabelecimento acredita que pode mudar o mundo através da comida. E quem visita o lugar não tem dúvida, pode mesmo! É uma verdadeira experiência gastronômica, social, cultural e política. Trabalha exclusivamente com produtos bolivianos através das relações diretas com os pequenos produtores e comunidades rurais e nacionais indígenas.
Comprometimento
Faz valer a premissa de que a riqueza e diversidade natural, cultural e geográfica do país oferece um universo infinito de possibilidades que devem ser compartilhadas em benefício do povo boliviano. Foi fundado em 2013 pelo empresário dinamarquês Claus Meyer, que acreditou ser possível através de uma Gastronomia curiosa, respeitosa e responsável socialmente, pode-se converter em um potente motor de progresso socioeconômico nacional.
Equipe
O Gustu é bem moderno, inovador, os pratos são elaborados por uma equipe super empenhada e premiada que os monta de forma cirúrgica para que sejam levados à mesa em perfeição. O visitante tem uma verdadeira explosão de sabores, aromas e cores. Desde sua abertura, o Gustu tem preocupação com a responsabilidade social, promovendo ações que buscam fazer da Gastronomia uma ferramenta de progresso social para famílias e comunidades bolivianas. São programas de formação, inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social em projetos que fazem o Gusto ser um estabelecimento de excelência. Não á toa, o Gustu é reconhecido como um dos 30 melhores restaurantes da América Latina segundo a National Geographic; e o número 5 dos Top 60 da América do Sul segundo a Opinionated About Dining. Para mais informações: www.gustu.bo e gerenciageneral@gustu.bo ou clique AQUI!
Hospedagem
Tem muita gente que visita a capital da Bolívia, La Paz, e acha que a única opção para hospedagem é na região do centro. Puro engano! Existem ótimos bairros com boa infraestrutura para receber os turistas, a exemplo do charmoso bairro Calacoto, onde está o Hotel de mesmo nome. Fica na zona sul da cidade, pertinho do teleférico, e conta com restaurante-bar-karaoke, reserva de passeios, lobby, lounge, restaurante, etc. Inaugurado em 1971, ele tem passado por melhorias com ampliação e melhores instalações. No início era um hotel duas estrelas e hoje é um 4 estrelas, sendo um dos principais da cidade.
Dispõe de 52 quartos, todos com banheiro privativo, nas categorias simples, duplo ou triplo, além da opção de acomodação com um ou dois dormitórios no estilo quitinete toda equipada. As suítes superiores possuem hidro. Os quartos são bem espaçosos, banheiro amplo e cama super confortável. Para mais informações: @hotelcalacoto
Moeda
Sobre qual moeda levar pra Bolívia, o especialista em câmbio Pedro Pragana, da Recife Câmbio, orienta que o visitante leve uma quantia em dólar, para uso emergencial caso precise trocar na chegada ao aeroporto e utilize o cartão global Daycoval, da qual a empresa é correspondente, que funciona de forma similar ao Wise ou C6. “Entregamos o cartão físico de forma imediata já pensando em quem precisa do produto com urgência. O cliente pode abastecê-lo na moeda que precisa de acordo com sua necessidade, verificando dia a dia a cotação”. Para mais informações: @recifecambio.
Se liga
E se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.
Deixe um comentário