A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é parada obrigatória pra quem gosta de história, cultura e arquitetura. Uma cidade que parece a pintura de um quadro. Pra onde a gente olha tem beleza. Fundada em 1898, conta com 13 igrejas principais e 9 capelas. Cada uma mais linda que a outra! Uma delas é a São Francisco de Assis, em que na sua cúpula há no teto um lindo painel feito com coloração de ferro e minério uma vez que àquela época tinta era produto escasso.

Valores

As igrejas em sua maioria cobram pelo acesso (R$ 5 a R$ 10). Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!  Em frente à igreja tem uma feirinha de produtos em pedra sabão bem famosa. Ótima pra já garantir os souvernirs da viagem. Tem objetos de casa, imã de geladeira, vasos super bem trabalhados, além de diversos santos. A matéria prima vem da cidade de Santa Rita, na região, a cerca de 30Km.

Arte Sacra

A cidade está a 100km da capital Beagá e o tempo de viagem é em média 1h40 (a depender do trânsito). A igreja da Conceição de Antônio Dias (o bandeirante), em Ouro Preto, Minas Gerais, foi reformada há 2 anos e tá linda de ver! É lá onde está enterrado o ícone da arte mineira Aleijadinho, falecido em 1814. Uma curiosidade pra quem gosta de arte principalmente a sacra é que nesta época não era comum assinar obras sacras.

História

Então identificava-se a obra pela data (marcada em carbono) e pelas suas características. Nas obras de Aleijadinho as características comuns eram olhos afilados e amendoados, queixo ou barba repartidos, cabelo com ondulação em S. No museu do Aleijadinho, junto à Igreja encontramos lindas obras dele. Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial. Pouco se sabe de sua biografia, cheia de lendas e controvérsias. A principal fonte de pesquisa é uma nota biográfica escrita somente 40 anos após sua morte.

Pertinho

Como falei acima, uma hora e pouco de viagem e você chega à Ouro Preto partindo da capital do estado. Se tiver um tempinho, não deixe de dormir pelo menos uma noite, pois a cidade é um charme! Tem muitos bares, restaurantes, ateliês. O ideal é a gente sair batendo perna e “descobrindo” o que ela oferece.

Gastronomia

Não deixe de provar os doces e queijos, aliás tem lojas que vedem somente este produtos que fazem tanto sucesso no Brasil e exterior. Os doces de Minas são de comer re-zan-do! As praças são lindas e há também opção de passeios de charrete e jardineira. O interior das igrejas são de uma beleza enorme. Pra quem gosta de arte sacra, é bom reservar um tempinho a mais.

E que tal Inhotim?

A gente tem uma reportagem bem bacana também sobre Inhotin, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, que fica na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Se gostar de arte e natureza, este passeio é imperdível. Pra conhecer tudo que tem por lá, é só clicar AQUI! E se você é daqueles que gosta de pesquisar destinos em programas do Youtube, não deixe de clicar abaixo e assistir ao nosso programa que tá bem especial.

*o jornalista viajou a convite do Governo de Minas Gerais e do Vila Galé


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros