Preparamos um roteiro de três passeios simplesmente imperdíveis para quem visitar a capital da Bolívia, La Paz. O mais popular deles é o Valle de La Luna, que fica a apenas 10km da cidade. É possível fazê-lo por conta própria utilizando transporte por App ou por agência de viagem. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Lua
O local tem esse nome por ter formações rochosas que lembram o solo da Lua. As rochas de arenito são pontiagudas devido à ação do vento e da chuva. Entre elas, há trilhas com pontes e mirantes. Para percorrer todo o local você vai levar cerca 1h mas se for dos que curtem fazer muitas fotos e vídeos reserve 2h para o atrativo.
Acesso
Tem baixo nível de dificuldade, o acesso é feito por muitas escadarias e caminhos sem obstáculos. Dá pra ir com idosos ou crianças. Só evite ir em dias de chuva porque o piso fica escorregadio. O lugar é realmente impressionante e vale muito a pena visitar! Parece um cenário cinematográfico.
Mirantes
O caminho é bem fácil, único e você só precisa segui-lo. No final da trilha há um mirante com banco pra observar a vista e descansar. Leve água, protetor solar e vá com tênis confortável. O Valle de La Luna funciona das 9h – 17h, todos os dias e a entrada custa 15 bolivianos (ref. Dez / 2024).
Chacaltaya
Esse é pros fortes, já vou avisando! O passeio tem saída da capital em direção a Chacaltaya, que fica a 27km mas por um percurso cheio de estradas de terra com muitas pedras e curvas a perder de vista. Por isso a viagem dura cerca de 1h30. Se enjoar fácil, tome remédio antes de subir ou pelo menos leve chá de folha de coca, chiclete pra mascar, algo que ajude a melhorar a adaptação à altitude. No caminho, temos uma parada pra comprar água etc.
Altitude
Subimos de carro até um ponto de apoio e de lá é na pernada. São nada menos que 5.400m de altitude. O pico que fica na Cordilheira dos Andes tem uma vista incrível! Mas todo cuidado é pouco. O acesso final é bem estreito, feito por um caminho que existe desde 1930 e qualquer descuido pode ser fatal. Foque na caminhada e vá com tênis apropriado pra chegar em segurança. O local já foi a pista de sky mais alta do mundo. Com o derretimento do gelo, perdeu essa função. Hoje é um mirante que atrai muitos turistas. A subida dura entre 30 e 40 min dependendo do ritmo de cada um.
Aventura
No caminho e do alto vemos algumas “lagunas” de colores, a vista panorâmica de La Paz e ainda o lago Titicaca. Quando subi o tempo estava fechando e choveu muito granizo, o que deu uma aventura a mais no tour. Mas o que me surpreendeu mesmo foi ver que estamos tão altos que sentimos naquela ocasião descargas elétricas. O celular de todo mundo estava dando choque (quase insuportável de segurá-lo, portanto faça fotos e vídeos rapidamente). Até na cabeça sentimos os fios de cabelos dando “choques”.
Este tour tem saída às 8h30 e retorno às 16h, partindo de La Paz. Custa a partir de 18,50 dólares (ref. Dez / 2024) com pagamento à parte da entrada do parque, 15 bolivianos p/pessoa.
Tiwanaku
Imperdível pra quem gosta de conhecer mais da história dos ancestrais. É um lugar cheio de riqueza cultural, a 72Km de La Paz. A arquitetura, os artefatos e as ruínas contam sobre uma civilização que viveu há mais de 1.500 anos. O Templo do Sol, o Portal do Sol e a Pirâmide de Akapana são alguns dos principais atrativos.
Templo
O templo Kalasasaya foi uma cidade pré-inca, o principal atrativo é a pirâmide e os monólitos (pedras em grande proporção ou obra feita a partir de um só bloco de pedra). A Porta do Sol é feita de pedra vulcânica e por isso tem grande valor energético. Pesa 10 toneladas e originalmente era coberta de ouro.
Calendário Solar
O local foi todo construído tendo como referência o sol. É um verdadeiro calendário solar, onde dependendo de onde ele esteja batendo é possível saber a estação do ano. Tudo por lá foi encontrado em ruínas, reconstruído conforme original mas existem peças originais como alguns monólitos, 171 cabeças localizadas numa escavação e pedras em volta do templo e da pirâmide.
Tamanho
Ela tinha originalmente 7 plataformas. Era usada para cerimônias sagradas e em volta dela num raio de 5km formou-se uma cidade com cerca de 100 mil habitantes. Ela tem 200m de largura, 180 de comprimento e 18 de altura.
Puma Panku
Também visitamos Puma Panku. As pedras megálitas com suas incisões precisas e geometria perfeita são um testemunho da habilidade e conhecimento dos antigos construtores. Outro mistério é sobre como essas estruturas foram erguidas já que pesam toneladas. Abaixo do local onde visitamos há uma pirâmide enterrada. Para fazer as escavações, estudos indicaram que seriam necessários 50 anos e um gasto incalculável!
Museus
Também fomos aos museus cerâmico e lítico, neste último há um monólito de 7m de altura (foto acima). O tour inicia às 8h e finaliza às 16h30, com parada pra almoço num restaurante local. Não está incluso entrada do sítio arqueológico (100 bolivianos) e o almoço (40 bolivianos s/bebida) opcional. O passeio custa a partir de 25 dólares (ref. Dez / 2024).
Se liga
E se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.
Para todos estes passeios: @buhostours
Deixe um comentário