Recife e Olinda: que tal fazer essa dobradinha?

Quem pensa conhecer Recife, capital de Pernambuco, já se lembra também de dar um pulinho em Olinda, cidade Patrimônio da Humanidade. Isso não acontece por acaso, as duas cidades são “irmãs”, estão ali bem juntinho, de forma que você praticamente sai de uma e entra na outra sem muito perceber. Neste post vou dar diversas dicas do que fazer nas duas cidades. Vamos lá: Recife e Olinda, que tal fazer essa dobradinha?

recife e olinda

No Recife, o aeroporto possui estação de metrô, mas já aviso que lá esse tipo de transporte praticamente só serve para a periferia da cidade com exceção da estação do centro da cidade. O resto é pra quem mora nas localidades, mas não serve aos turistas. Portanto, a melhor opção é mesmo chamar o uber. Se nunca utilizou, baixa o aplicativo e coloca nosso código que você ganha um desconto. Segue o link em que usamos São Paulo como exemplo para usar o uber, mas que serve para qualquer lugar do Brasil ok? É só clicar aqui!

recife e olinda

O bairro mais cobiçado do Recife pelos turistas é o de Boa Viagem, famoso pela sua praia urbana e uma das mais limpas do Brasil: A Praia de Boa Viagem. Mas também ganhou fama principalmente pelos sucessivos ataques de tubarão que ocorreram ao longo de décadas. Hoje em dia é bem menos frequente, mas o risco permanece lá! Por isso, as placas sinalizando “área de ataque de tubarão” estão por toda parte e são, claro, cenário de fotos dos turistas.

Até dá pra você tomar banho, mas a maré precisa estar bem baixa, dando pra ver os arrecifes (pedras de corais que estão ao longo da extensão da orla). O Corpo de Bombeiros recomenda água até a cintura, se você atender às orientações, não há risco. Surfar, nem pensar ok?

recife e olinda

Por Boa Viagem estão a maioria dos bares e restaurantes, a noite é bem animada por lá. Entre os que valem a pena conhecer estão o Ilha dos Navegantes e o Parraxaxá (este com comida típica regional), uma delícia! Se gosta de shopping, tem o Shopping Center Recife, que é enorme e dá pra você bater perna e fazer compras por longas horas.

recife e olinda

Vai precisar reservar hotel? É só clicar aqui e escolher!

Saindo de Boa Viagem, o destino dos turistas é o Recife Antigo, área central da cidade, que foi revitalizada e atrai muita gente. Já aviso que a cidade não é das mais seguras, portanto, cuidado com câmera fotográfica, celular, etc. Precauções que a gente já está meio acostumado a fazer nas grandes cidades. Lá não é diferente! Entre os lugares que não pode deixar de ir estão: a Sinagoga (na rua Bom Jesus), que foi a primeira das Américas; o Paço do Frevo (museu que conta toda história do frevo, dos blocos famosos no Carnaval da cidade). O prédio é simplesmente lindo, você vai fazer fotos incríveis por lá. E quando acabar o passeio dá um pulinho no Malakoff Café, que fica no térreo pra saborear uma bebida artesanal, são “trocentos” sabores. Segue o link deles: é só clicar aqui!

recife e olinda

No Marco Zero da cidade, você tem uma vista belíssima do parque das esculturas, obras do artista Francisco Brennand, é possível chegar lá de carro (indo por dentro de Brasília Teimosa, do lado de Boa Viagem) ou fazendo a travessia de barquinho saindo do Marco Zero. Se quiser um passeio mais completo sobre o Recife por suas águas, a dica é o passeio de Catamarã, que passa por debaixo de várias pontes e você vê o Recife de fora pra dentro. Tem saídas em vários horários, sugiro o de fim de tarde, pois você pode ver a cidade durante o dia e já voltar observando ela à noite.

recife e olinda

No Marco Zero, são muitos os atrativos, desde restaurantes e bares, até Museus e lojas de artesanato. Não deixe de visitar o Centro de Artesanato de Pernambuco, que fica bem juntinho do Marco Zero, tem obras de artistas de todo estado, do litoral ao sertão. E depois vá caminhando pela margem do rio, tem ainda outros galpões com restaurantes e museus, a exemplo do Museu Luiz Gonzaga, que conta a história do Rei do Baião, com salas de estúdio para você gravar sua própria voz cantando músicas dele, discografia, réplica do rio São Francisco, etc. O espaço é bem hi-tech e vale muito visitar.

recife e olinda

Se precisar alugar carro, a gente te ajuda. Clica aqui!

Por ali, tem ainda a Torre Malakoff, um observatório, que você pode subir e relaxar um pouco vendo o Recife do alto. E ainda por lá o Shopping Paço Alfândega, que em termos de lojas é fraquinho, mas vale a visita por funcionar num prédio histórico, com um painel no chão lindo feito por Francisco Brennand, e se quiser fazer uma refeição, aí sim vale a pena, ir na praça de alimentação, é o que realmente funciona por lá.

 

recife e olinda

Produtos à venda no Centro de Artesanato, no Marco Zero, no Recife

Ainda em Recife mas saindo do centro, você tem um passeio simplesmente imperdível: visitar o atelier de Francisco Brennand e o castelo de Ricardo Brenand. O atelier reúne milhares de obras do artista em um terreno gigantesco, muitas obras ficam ao ar livre, na entrada do espaço um paredão gigantesco e que nos remete a outros países, com seu misticismo. É realmente um lugar pra se vislumbrar.

recife e olinda

Os galpões e espaços de exposições estão por toda parte e guardam um tesouro em termos de quadros, esculturas, cerâmicas. Tem até uma igreja toda em vidro onde se realizam casamentos dos endinheirados da cidade. Lá também é possível observar a produção de algumas peças. Se você der sorte , pode encontrar por lá com o próprio Brennand. Ele costuma passear pelas suas obras… No local, funciona também um café e você pode fazer um lanche e comprar peças como cinzeiros, objetos de decoração, etc.

 

recife e olinda

Que tal, dar um pulinho na Praia de Carneiros? Neste post contamos tudo deste paraíso pernambucano!

No castelo, não menos imponente, você vai se sentir na Europa. É arte por toda parte e uma coleção impressionante de armas brancas, são espadas, escudos, armaduras, tudo que você imaginar e mais um pouco. A gente se pergunta como alguém conseguiu adquirir todo aquele acervo. O espaço conta com exposições permanentes, coleções de tapetes, mapas, livros do “tempo do ronca”, além de uma sala bonecos de cera (já aviso que não se trata de artistas famosos). Em um dos corredores funciona um café com vista para o jardim e suas esculturas.

recife e olinda

 

Vamos a Olinda? Para chegar lá, você pode escolher entre uber, táxi, carro alugado, busão… A cidade patrimônio da humanidade guarda belos cenários e uma riqueza incalculável. Se estiver de carro, você pode estacionar o veículo no Alto da Sé, já economizando a pernada pra subir a ladeirona. Lá estão dezenas de barraquinhas de tapiocas, acarajé, artesanatos. Sem falar das lojinhas espalhadas por todo sítio histórico.

recife e olinda

Vá percorrendo as ladeiras e descobrindo cada esquina. Do Alto da Sé você tem uma vista privilegiada de Olinda e Recife. Se quiser ainda vê-las de um ponto mais alto, é só subir no elevador com terraço panorâmico. A cidade também tem diversos restaurantes bem famosos. Entre eles, o Oficina do Sabor (do badalado chef César Santos) e a Casa de Noca (com a macaxeira e carne de sol mais famosa da cidade).

Muita coisa na dobradinha Recife e Olinda né? Mas respire que ainda tem mais…Visite o Mercado da Ribeira, no sitio histórico. Ele reúne diversos boxes de artesãos locais e você pode fazer a festa de comprinhas de souvenir para seus amigos e familiares. Lá também costumam estar expostos alguns bonecos gigantes famosos do Carnaval da cidade. Bom para fotografá-los. Próximo à prefeitura da cidade de Olinda está o Mosteiro de São Bento, que tem o altar todo revestido em ouro, inclusive já tendo sido levado para uma exposição em Nova Iorque. Se chegar em horário de missa, terá o privilégio de ouvir os cantos gregorianos. Lindo de ver e ouvir!

Recife e Olinda é como se fosse uma cidade só. São irmãs gêmeas, seu povo acolhedor, sua cultura efervescente, tudo une essas duas cidades. E tenha certeza que estão de bracos abertos para recebê-los. Eu sou pernambucano e sei bem do que tô falando. Arrume as malas e boa viagem!

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o blog. E no quesito Seguro Viagem você ainda ganha um desconto!

 

 

 

Compartilhe