Deserto de Atacama: como chegar e o que tem pra fazer neste lugar mágico!

Já pensou ir para o Deserto de Atacama, no Chile? Parece um lugar difícil de ir não é mesmo? Tem medo de ir sozinho? Pois, perca esse medo e se jogue que é super tranquilo chegar lá, a cidade San Pedro de Atacama tem uma ótima infra para os turistas, e aquela imagem de que tudo será impossível por ser num deserto vai por água abaixo. Neste post vou falar o que tem pra fazer no Deserto de Atacama.

deserto atacama

Para chegar ao Deserto de Atacama, o turista deve seguir até a cidade de San Pedro de Atacama, no Chile. Quando chegamos lá, nos “assustamos” um pouco devido à paisagem de ruas sem calçamento (todas de terra) e fachadas de casas em barro. Na verdade, para manter o “esteriótipo” de deserto é recomendado que os proprietários mantenham assim seus imóveis. Mas a infra-estrutura do vilarejo é ótima. Tem inclusive internet grátis na praça principal. Vai reservar hotel? Então já clica AQUI e a gente te leva para as melhores opções.

deserto atacama

Por lá, você encontra dezenas de agências de turismo por onde pode começar a agendar seus passeios. Normalmente os passeios duram um amanhã ou uma tarde inteira, quando não o dia todo. Entre os passeios básicos do Atacama que não podem ficar de fora do roteiro estão: Valle de La Luna, Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplanicas.

deserto atacama

Valle da Lua

É o passeio mais tradicional de lá. Normalmente as agências fazem a dupla Valle da Lua e Vale da Morte e por fim a Pedra do Coiote, que é um lugar bacana pra fazer fotografias e ficar de queixo caído com o espetáculo do pôr do sol. Tem este nome porque acreditava-se que sua superfície se assemelhava com a da Lua. Para fazer seu seguro viagem, é só clicar AQUI!

deserto atacama

Vale da Morte

Este vale compõe uma área de cânions e dunas, com formações enormes e pontiagudas. Pode-se caminhar por lá e o visú é de tirar o fôlego! Tem mirantes com vistas incríveis. O que chama a atenção é a diversidade dos tons de terra, um verdadeiro espetáculo da natureza! Se gosta de esportes radicais, dá pra se aventurar no sandbord, pois algumas agências oferecem essa opção.

deserto atacama

Pedra do Coiote

Talvez seja aqui o lugar mais lembrado por quem já pesquisou sobre o Deserto de Atacama. A pedra do coiote é famosa por ser bastante pontiaguda e de lá da ponta (com todo cuidado do mundo) o turista consegue fazer fotos num visual de cinema! O mirante permite o visitante de ter uma visão panorâmica do deserto. Não deixe de ir neste local que é fantástico! Com o entardecer, você vai perceber a mudança de cores nas cores do céu, nas cores das areias do lugar. É lindo!

deserto atacama

Laguna Cejar

Aqui, você pode apenas contemplar a paisagem da lagoa ou até mesmo dar um tchibum! É possível banhar-se, mas cuidado caso tenha algum corte, ferida, pois é enorme a concentração de sal então vai arder e muito! E nessa viagem incrível você não vai ficar sem internet né? Afinal a gente quando tá num lugar assim quer postar tudo nas redes sociais…então clica AQUI e já compre seu chip internacional.

deserto atacama

Essa lagoa tem 40% de sal e faz com que a gente entre na água e não se afunde mesmo querendo. É tipo o Mar Morto do Deserto do Atacama. Um experiência muito bacana. Você sai da água todo lambuzado de sal, parecendo uma areia bem fininha, mas os guias levam botijões de água para você tomar um banho e tirar o sal antes de voltar pro carro.

deserto atacama

Lagunas-altiplanicas

Outro passeio imperdível é a ida até as lagunas altiplânicas, junto às lagoas Miscanti e Miñiquez, além da Laguna Chaxa, que tem flamingos e o deserto de sal. É lindo ver a quantidade de sal que existe ali, as cores das pedras de sal, com as montanhas, o lago, essa mistura torna a paisagem inesquecível!

deserto atacama

Mas não dá pra ficar toda vida por lá não é mesmo? Neste passeio, o guia leva alguns itens para que a gente possa curtir o por do sol tomando um bom champanhe e comendo petiscos como queijo e salame. Se o lugar já era uma delícia, com isso tudo nem preciso dizer mais nada né?

deserto atacama

Geysers del Tatio

Este é sem dúvida o passeio mais impressionante do Deserto de Atacama. Os geysers del tatio são fendas no solo que têm pequenas erupções. O fenômeno encanta a todos e para curtir esse espetáculo da natureza é preciso acordar bem cedo. Falei bem cedo, hein! Ainda de madrugada o grupo segue até este local onde se vê o fenômeno.

deserto atacama

O frio é enorme e o vento super gelado. Vá bem agasalhado. E o passeio sai muito cedo porque só se pode ver o fenômeno quando o clima ainda está bem frio, ou seja, quanto mais tarde chegar menos colunas de vapor vai ver. As colunas de valor são enormes e é realmente surpreendente assistir a isso!

deserto atacama

Salar de Tara

Outra opção de passeio é o Salar de Tara, em que o visitante conhece uma área cheia de formações rochosas e uma lagoa. Não é dos mais conhecidos passeios por lá, mas se tiver tempo vale a pena fazer.

deserto atacama

Você tá vendo que são inúmeros passeios por lá. E depois de um dia todo de caminhada que tal dar aquela boa relaxada tomando banho de água morna? Ou melhor, quentinha? Nas Termas de Puritama, que são termas naturais, construídas ao longo de um rio, você pode curtir esse spa super natural. A temperatura muda de acordo com o trecho, portanto, não chegue se jogando porque você pode entrar numa área muito quente e se queimar. O guia vai orientar sobre o trecho que podemos tomar banho e até onde podemos ir.

deserto atacama

Vila de San Pedro

Pela vilinha de San Pedro de Atacama vale a pena passear pela rua Caracoles, a principal de lá, cheia de bares, restaurantes, lojinhas. Lá perto você pode visitar a igreja de San Pedro e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige. Também é comum estar funcionando alguma feirinha de artesanatos, o que pode ser uma boa opção de compras de souvenirs. A vila conta com excelentes opções de gastronomia, muitas inclusive com cardápio internacional. Você não dá nada pela fachada do restaurante, mas quando entra se surpreende com a ambientação, atendimento e sabor.

deserto atacama

Com que roupa eu vou?

A letra do grande Noel Rosa cai super bem aqui! É preciso saber como se vestir para ir ao Atacama. Leve roupas leves, pois as caminhadas (são muitas) fará você sentir calor ao longo do passeio. E na mochila não custa nada levar um casaco, pois no fim de tarde ou começo de manhã é comum fazer muito frio. E com o vento forte de lá, a sensação de frio aumenta e muito.

deserto atacama

Quando Ir

Se você quer ir ao Deserto de Atacama, tem uma vantagem a seu favor: lá é bom de visitar qualquer época do ano. O céu está azul praticamente o ano inteiro, raramente chove e não é comum sequer ter dias nublados. Em contrapartida, você tem temperaturas extremas por lá. No inverno, varia entre 1 e 20 graus, podendo ter temperatura negativa; já no verão vai de 5 a 25 graus, podendo passar dos 40. Ou seja, você acorda num mega frio, passa o dia num calor escaldante e de noite se treme de frio de novo. A regra é levar roupas leves mas com algumas opções para segurar a onda quando o frio chegar (pelo menos um casaco, touca, cachecol e se houver espaço na mochila aquelas meias calças de frio pelo menos pro dia do passeio dos Geysers).

deserto atacama

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros