Foz do Iguaçu: dicas do que fazer na famosa cidade das cachoeiras

Claro que falou em Foz do Iguacu, no Paraná a gente logo se lembra das cataratas. E nada mais justo: é de fato o passeio mais impactante do lugar e imperdível! Um espetáculo da natureza como poucos no mundo. Mas existe muito mais que se ver e fazer nesta cidade. Aqui, vou relatar o que fazer na famosa cidade das cachoeiras.

foz do iguacu

Documento

Logo que chega a este destino, claro que os turistas se mandam para conhecer as cachoeiras. Eu não fiz diferente. São muitos os parques das Cataratas. Seja do lado brasileiro ou do argentino, tem-se mesmo que fazer o passeio observando este espetáculo da natureza. Lembre-se de levar um documento se fizer a entrada pelo lado Argentino. Eu estava sem minha carteira de identidade e por isso não pude ir. Só conheci o lado brasileiro. Os parques oferecem trilhas, passeios em barco e outros esportes ligados à aventura, que garantem um dia bastante movimentado.

foz do iguacu

Macuco Safari

É o mais importante passeio da região das cataratas. O trajeto começa quando o veículo, cheio de turistas, passa por dentro da mata enquanto o instrutor faz algumas explicações sobre as árvores que se vê no caminho. Depois vem a etapa da caminhada (que pode ser pulada) numa trilha bem estruturada. A parte final, mais esperada por todos, é quando pode-se banhar nas águas do Rio Iguaçu.

Dá pra usar a máquina fotográfica no passeio quase todo, até que o piloto do carro avisa que vem água por aí. A proximidade da queda d´água faz respingar e muito! Nem pense que uma capa de chuva resolve, não resolve ok?Todo mundo sai de lá encharcado. Este passeio custa em média 140.

foz do iguacu

Lado Brasileiro

No lado brasileiro, pode-se fazer a Trilha das Cataratas, com 1.200 metros. Ao longo do percurso é comum encontrar quatis, pássaros ou borboletas. A trilha possui diversos mirantes ótimos para fazer fotos incríveis. E claro, com aquele respingado todo já que estamos próximos à queda das cachoeiras.

Nas passarelas você chega junto ao precipício chamado Garganta do Diabo e fique atento para o período de cheias, pois elas podem ser fechadas por conta da vazão de água, que chega cobrir as passarelas. Para os mais dispostos, existe ainda a trilha do Poço Preto, uma caminhada ecológica de 9 quilômetros.

Infra

Como o parque é muito graaaande, o transporte lá dentro é feito de ônibus, com dois andares e confortável. Há várias estações dentro do parque e em cada uma delas, uma boa infra de restaurantes, passeios, etc. A entrada do parque custa R$ 24,60 para brasileiros que não residem na região e o funcionamento é das 9h às 17h, todos os dias. De ônibus ou de carro também é tranquilo, pois o parque conta com amplo estacionamento. De carro, basta seguir as placas indicativas; de busão, é preciso pegar um ônibus que siga pela Av. das Cataratas e tenha como destino o Parque Nacional do Iguaçu.

Esportes Radicais

Louco por aventura, logo me interessei em fazer rafiting, imaginando que chegaríamos bem pertinho da queda d´água, mas não vamos até lá ok? O passeio é bacana, mas não vá com este intuito. O bote percorre um trajeto longe do local de queda, mas com uma vista que poucos tem. E da pra pular na água, pois o guia lhe “salva” jogando uma corda. Fiz e funcionou!

foz do iguacu

Rapel

E não param por aí os esportes…depois do rafiting, que tal fazer rapel? A técnica acontece bem na frente das cataratas, na outra margem. De uma plataforma metálica, os corajosos descem em cordas, tudo com os equipamentos de segurança necessários e todas as orientações.

foz do iguacu

São 55 metros de altura, e podem descer até duas pessoas simultaneamente. À margem do rio Iguacu, você terá uma vista exuberante das cataratas e fará fotos incríveis com elas de fundo. A descida leva em média 10 minutos, mas depende da agilidade de quem está praticando. Ao chegar lá embaixo, uma pessoa da equipe já estará à sua espera. Vai reservar hotel pra sua viagem? Então já clica AQUI!

foz do iguacu

O rapel nas Cataratas do Iguaçu pode ser feito por todos maiores de sete anos de idade, se for fazer esse esporte vá com roupas leves e confortáveis, sapatos fechados tipo tênis e protetor solar. Funciona das 9h às 17h e vale muito a pena!foz do iguacu

Aves

O Parque das Aves é outro atrativo imperdível de Foz do Iguaçu. É como se vocês estivesse dentro de uma gaiola gigantesca com os animais voando pra todo lado. Estão presos, claro, mas a sensação é de que estão soltos tamanha é a liberdade dos bichos ali dentro. E você pode “interagir”, claro que tocando de leve os animais. Há os que achem isso um absurdo, pois estressaria o bicho etc. Eu confesso que não resisti a alisar um tucano, o bichinho ficou tranquilo do meu lado e passei a mão suavemente. Acho que tendo este cuidado está tudo ok até porque não existem placas dizendo que é proibido e também não vi ninguém levando bronca dos “fiscais do parque” por isso.

foz do iguacu

Você verá várias espécies de aves, cada uma mais linda que a outra. E depois de percorrer todo o trajeto um funcionário do parque fica com algumas aves que podem posar para fotografias. A exemplo das araras que encantam com suas cores. O Parque das Aves e o Parque das Cataratas do Iguaçu ficam bem próximos, você pode conhecê-los no mesmo dia. O parque das aves custa R$ 20.

FOZ DO IGUACU

Mesquita

A Mesquita Muçulmana é mais uma opção de passeio. A mesquita muçulmana sunita Omar Ibn Al-Khattab oferece visitas guiadas entre 9h/11h30 e 14h/17h30. Ela foi construída em 1981. Cheguei num horário em que não havia visita por isso só a conheci por fora. As orações ocorrem 5 vezes ao dia; por isso, nos horários das orações, não são permitidas visitas. Antes da visita guiada, todos devem retirar os calçados e que as mulheres cobrir o cabelo com um véu que a própria mesquita oferece.

foz do iguacu

Vizinho

Cidade do Leste: que tal dar um pulinho ali no Paraguai como quem vai na esquina e volta? É bem assim mesmo. Basta atravessar a famosa Ponte da Amizade e você chega ao paraíso das compras. Mas cuidado! É preciso ir com referência de lojas bacanas para compras senão você vai levar pra casa produtos de péssima qualidade e vai perder seu dinheiro. As lojas mais confiáveis são as maiores redes. Comprar a ambulantes na rua é tiro certo que tá levando pra casa material de contrabando.

foz do iguacu

Só vai até a Cidade do Leste quem realmente quer fazer compras, se você não tiver esta vontade, esqueça esse destino, pois a cidade é feia e não tem nada além do comércio. A ponte que dá acesso está sempre engarrafada, portanto, se for em dia de saída do hotel ou algum passeio com hora marcada cuidado pra não se atrasar. Precisa alugar carro, clica AQUI e já deixa este item da viagem resolvido!

foz do iguacu

Itaipu

A Itaipu Binacional, é o símbolo da harmonia entre Brasil e Paraguai, e vale a pena a visita. Conhecer a maior geradora de energia do mundo é um ótimo passeio. Como eu estava com tempo, o fiz durante o dia e também à noite. Sim, existem essas duas opções e achei a da noite até mais interessante.

foz do iguacu

Durante a visita você conhece todo o processo de fabricação de energia, o funcionamento das turbinas, a estrutura para atender a milhares de funcionários. O passeio dura 1h30 e o circuito especial 2h30 (que também permite uma visita interna). A iluminação noturna da barragem utiliza jogo de luzes e causa grande impacto aos visitantes. Sem falar do fundo musical que é lindo! Os passeios podem ser comprados em Itaipu ou on-line, pelo site da empresa. Se você for em época de férias ou feriados é bom se antecipar pois os passeios costumam lotar.

foz do iguacu

Budista

Tem ainda o Templo Budista, que fica pertinho do Rio Paraná, que divide Brasil e Paraguai. O espaço na parte alta de uma montanha é ideal para quem quer um momento mais “zen”, para refletir, fazer orações, O local possui diversas imagens de budas, sendo uma gigantesca.

foz do iguacu

O buda gigante tem 7 metros de altura. Como símbolos de boas-vindas, o turista encontrará diversas estátuas de mulheres com as mãos abertas. É um lugar especial para se visitar em Foz do Iguaçu. As visitas ao templo budista acontecem de terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h.

foz do iguacu

Se liga

Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar esta viagem? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

 

Compartilhe