Maestro Kleber Mazziero dá dicas do que conhecer em Cuba!

Cuba é muito mais que belas praias. Podemos adicionar a este destino sua gastronomia e uma musicalidade única no mundo. Por falar em música, é o maestro Kleber Mazziero quem nos dá dicas deste destino. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Kleber Mazziero e os pianistas Yanner Rascon, Liah Rivero e Angelo Jimenez em cena do filme Sin embargo uma Utopia / cedida pela Assessoria de Imprensa do Artista

Hospedagem

Para ele, um destino de memória eviterna tem nome: Havana. “Para conhecer a realidade da vida na Ilha da Utopia, procure se hospedar num pequeno hotel, ou mesmo num hostal (diferente do “hostel”, o hostal é uma habitação idêntica à de um hotel – com banheiro dentro do quarto –, porém prevê a cobrança pelo serviço de café da manhã). Os preços são ótimos e os serviços são excelentes.

Havana Vieja

O maestro indica que uma boa opção de hospedagem é na chamada Habana Vieja, o bairro no qual, ao mesmo tempo, você verá como era a cidade antes do bloqueio econômico imposto pelos EUA a Cuba, e estará perto do mar, da maravilhosa vista El Malecón, a avenida à beira-mar. “Numa caminhada curta, chega-se ao Museu Nacional de Belas Artes. O lugar é lindíssimo, há obras de arte moderna já no saguão, e o próprio saguão e seu jardim interno são em si uma obra de arte. O acervo do Museu conta mais de 30 mil peças da arte cubana, com obras datadas desde o século XVII até esta segunda década de século XXI”, conta.

Arte

A mostra permanente tem mais de 900 dessas obras e a visita é quase didática, pois as peças estão agrupadas em quatro núcleos conceituais: a arte do tempo em que Cuba era uma colônia espanhola; a arte do tempo em que a Ilha deixou de ser colônia, na mudança entre os séculos XIX e XX; a Arte Moderna; e as obras da Arte Contemporânea.

Teatro

Dentro do Museu há o Teatro do Museu Nacional de Belas Artes, com uma programação constante, que contempla do teatro clássico ao moderno, da música erudita ao jazz. “Não posso me furtar a dizer que o concerto em comemoração aos 110 anos do Museu foi realizado em fevereiro de 2023. O programa do concerto? Modestamente, duas Sonatas para Piano de minha autoria, interpretadas por pianistas cubanos”.

Museu

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa do Artista

E bem juntinho dali, está o Museu da Revolução. Atualmente em manutenção, é dividido em duas porções: à esquerda de quem entra, uma exposição de grandes objetos, notadamente veículos, do final dos anos 1950, o tempo da Revolução Cubana; à direita, o antigo Palácio Presidencial de Cuba, a belíssima obra arquitetônica do início do século XX, na qual moraram os presidentes de Cuba desde 1920 até 1959.

Capitólio

A outra dica é conhecer uma obra da arquitetura do início do século XX: o Capitólio de Havana. “Concluído em 1929, o Capitólio é uma obra-maestra da arquitetura neoclássica, inspirada no Capitólio dos Estados Unidos, em Washington; contudo a cúpula projetada pelo arquiteto Eugenio Raynieri remete o observador ao Panteão, de Paris.

Histórico

E não para por aí, anotem também: no sítio histórico, a Plaza de la Catedral e a deslumbrante Catedral de São Cristóvão de Havana (oficialmente denominada Catedral de la Virgen María de la Concepción Inmaculada de La Habana). Construída pelos jesuítas entre 1748 e 1777, é uma imponente obra de Arte Barroca, inspirada nas catedrais barrocas romanas do século XVIII. Kleber sugere também que o visitante assista a um espetáculo do Ballet Español de Cuba e não deixe de visitar as dependências do Conservatório Amadeo Roldán, que oferece o melhor ensino musical que um artista pode sonhar adquirir.

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa do Artista

E finaliza que se você tiver tempo, vá a uma cidade a cerca de 40 Km de Havana, San Antonio de los Baños, onde conhecerá aquela que é considerada a melhor escola de cinema do mundo, a Escuela Internacional de Cine y TV.

Se liga!

Curtiu nosso post? Então salva ele aí, envia pra aquele amigo que também curte viajar. E se liga que a gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros