Museu Cais do Sertão, no Recife: que tal imergir no universo do Rei do Baião!

Já tem algum tempo que o Recife Antigo vem mudando sua cara, com a revitalização dos armazéns à beira do Cais. Margeando o Marco Zero da capital pernambucana, você encontra espaços dedicados à gastronomia, artesanatos produzidos por artistas pernambucanos do litoral ao sertão e também um equipamento cultural digno de primeiro mundo. Museu Cais do Sertão, no Recife: que tal imergir no universo do Rei do Baião! Neste post vou falar tudo sobre este espaço imperdível, vamos lá?

cais do sertao

Sucesso

Eleito em 2015 como um dos vinte museus da América do Sul pelos usuários do site TripAdvisor, não à toa vem conquistando cada dia mais orgulho dos pernambucanos e dos brasileiros, por que não? É sem dúvida um dos equipamentos de cultura mais modernos do país, instalado no Armazém 10 do Porto do Recife. Reverencia a obra de Luiz Gonzaga, mas também conta sobre a região seca do Brasil e contrasta com os avanços tecnológicos da região, provando que nem tudo pelo sertão “é casa de taipa e falta d´água”.

cais do sertao

Espaços

O museu utiliza variados e inovadores recursos expositivos e tecnológicos para criar um diálogo entre a tradição e a invenção. O Cais do Sertão conta com ambientes como a Sala do Imbalança, o Sertão Mundo, a Casa do Transtempo, a Sala da Poesia, o Túnel do Capeta, o Túnel das Origens e cabines de karaokê, cafeteria e restaurante.

cais do sertao

Existe junto às cabines de karaokê (onde você escolhe um dos clássicos de Luiz Gonzaga pra cantar e depois consegue ouvir a sua gravação) uma sala bem ampla com diversos instrumentos como zabumba, sanfona, etc. Lá são realizadas experiências musicais com acompanhamento de instrutores. Existe um cronograma de horários e você pode participar mesmo sem ter qualquer intimidade com os instrumentos.

cais do sertao

O Museu Luiz Gonzaga é daqueles programas para toda a família. De um lado você olha a típica casa de taipa do Sertão, do outro túnel de espelhos super moderno que retrata a religiosidade da região, suas crenças, são elementos variados mostrando as diversas faces dessa região sempre “esteriotipada” pela miséria. E que tal conhecer ou revisitar a Praia de Carneiros, no litoral Sul? É só clicar AQUI! E garanta um passeio imperdível pra toda família!

cais do sertao

Claro que nesta viagem cultural, não poderia deixar de ser exposta a discografia do Rei do Baião. Lá, você encontra autênticos rádios da época com som que nos remete ao passado; além das vestimentas típicas de quem ali viveu. Também conhecemos mais da importância do Rio São Francisco que ali está representado por uma réplica. E muito mais!

cais do sertao

Serviço

O Museu chega a receber uma média de 3 mil visitantes por mês. Nos meses de janeiro e julho esse número bate a casa dos 13 mil. Funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 e estudantes, professores e idosos pagam meia entrada. Na terça-feira a entrada é gratuita pra todo mundo! Onde: Centro Cultural Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife)

Siga-nos

Gostou? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Recife? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

 

Compartilhe