O nome já diz tudo: Porto Belo se chama assim por causa de suas belas paisagens que reúnem praias lindas e a conservação na Mata Atlântica. A isso, soma-se a influência açoriana com os costumes herdados pelos colonizadores. Vamos lá? Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Cruzeiros
O município é um porto natural que atrai companhias de cruzeiros marítimos e por isso tornou-se a capital catarinense dos transatlânticos. Dentre seus atrativos que tanto encantam os turistas estão a contemplação de belas praias, passeios de barco com travessia para a Ilha, além do centro histórico, a rota dos balanços e por aí vai.
Píer
Este é o atrativo que mais chama atenção de quem chega a Porto Belo: atravessar de barco até a ilha que fica bem em frente ao píer turístico municipal. Para isso, se dirija ao píer turístico da cidade. A Associação dos Pescadores do Trapiche oferece vários tipos de passeios: traslado até a Ilha de Porto Belo, passeio até a praia de Caixa D´aço, contorno à ilha de Porto Belo, praia do Estaleiro, passeio de escuna e ainda a opção de pesca do peixe espada. Os preços variam entre R$ 35 e R$ 85 por pessoa. No píer, o turista conta com infra com chuveiro, banheiro e orientações turísticas para seu conforto.
Ilha
Na Ilha de Porto Belo é possível fazer trilha ecológica de 1,3km, com dificuldade considerada mediana, observar mirante e também ver gravuras rupestres do Sítio Arqueológico da Pedra da Cruz. O tour por lá dura em média 1h a 1h20. O local tem ótima infra para receber os visitantes com banheiros, restaurante, armários, loja de souvenirs, locação de cadeira, guarda-sol e equipamentos aquáticos (caiaque, snorkel, etc). Tem também opção de fazer tirolesa no local. É possível percorrer boa parte do trecho da ilha, tudo é bem sinalizado e olha que incrível: eles possuem uma trilha submersa em torno da ilha com sinalização de plaquinhas embaixo d´água indicando por onde o mergulhador deve seguir. Não há guia orientando. Você coloca o capacete de mergulho (pago à parte) e se joga nessa aventura.
Banho
A ilha possui duas pequenas praias, a vegetação é fechada típico da mata subtropical. Próximo ao píer de embarque e desembarque da ilha há uma área reservada com boias para delimitação e segurança dos banhistas. O mercado náutico na região é muito forte, são muitas embarcações na região e na alta temporada é possível alugar jet ski, veleiro, mononauta, banana boat e tudo mais que a turma adora.
Praia de Caixa D´aço
Esta praia é uma das minhas preferidas na região. Simplesmente linda! Dá vontade de passar um dia inteiro por lá. O local conta com restaurantes flutuantes. Muitas embarcações ficam ancoradas por ali e os visitantes circulando entre a praia ( que conta com quiosque de petiscos na alta temporada), os restaurantes (funcionam todo verão, feriados e finais de semana) e a curtição na água.
Olha que curioso: a praia tem esse nome porque o almirante português Robert MacDouall, em 17 de fevereiro de 1777, refugiou-se na enseada para evitar o combate com uma esquadra espanhola de 116 navios comandada por Pedro Cevallos Cortéz y Calderón. As embarcações não encontravam espaço para conseguir fazer o contorno e acessar a enseada, então o português dizia que estava ali protegido como numa caixa de aço.
Centrinho
Bem junto ao píer, você tem uma área bem charmosa e histórica da cidade, com lojas e restaurantes. Um deles é o Botequim Porto 27, que funciona num casarão construído em 1959. O imóvel foi todo restaurado e é lindo. recomendo quando voltar da ilha fazer lá uma refeição ou curtir um happy hour. Possui pratos individuais com opções como salada de frango ou salmão, espaguete aos 4 queijos, al mare ou al pesto. Para compartilhar, salmão gratinado, camarão do botequim, parmegiana, peixe grelhado ou crocante, que vem com três acompanhamentos. Tem várias opções de drinks e cardápio kids. Eles também funcionam na parte superior como Pousada.
E para jantar, nossa sugestão é o restaurante Maria Chorona, que funciona desde 2002 e tem uma vibe massa. Ambiente super bem decorado e com música ao vivo às sextas, sábados e feriados. Tem área interna e externa. Serve cervejas, batidas, sucos, caipirinha de frutas, etc. No menu de petiscos e refeições, são muitas as opções entre carnes, massas, mas fui na moqueca e estava uma delícia. Até porque o lugar combina muito com frutos do mar né não? Funciona para almoço das 11h às 14h30, de terça a domingo e feriados; das 17h à meia-noite, de terça à quinta; e das 17h `as 02h, de sexta a domingo.
Balanços
Os balanços viraram cenários instagramáveis, isso a gente já sabe né?! O que eu não sabia era que de tanto sucesso eles tenham se tornaram rota turística em Porto Belo (SC). Pois é, existe a Rota dos Balanços Gigantes. Eles estão na praia do Centro, junto do píer (foto), e também nas praias Perequê e na Ponta do Estaleiro. São enormes e bem bacanas para fazer fotos.
Hospedagem
Para se hospedar, a cidade conta com diversas opões de pousada, hotéis e hostel. Uma das opções para hospedagem é o tradicional Morro do Sol Hotel e Eventos, que está localizado no Centro da cidade. Dispõe de 59 acomodações integradas a um espaço de lazer e muita área verde. Os quartos tem varandinha e de alguns deles uma vista linda da costa. O restaurante tem vista panorâmica, o hotel conta com três piscinas, quadra de paddle, quadra de vôlei de praia, quadra de bocha, sala de jogos, churrasqueira, estacionamento, salão de eventos e centro de convenções. O café da manhã é bem variado com pães, frutas, bolos, presunto, queijo e outras cositas más!
Para esta trip, o jornalista Fabiano Antunes, autor do site de viagens Rota1976.com e colunista de Turismo do jornal Folha de Pernambuco e das rádios Folha e Nova Brasil contou com apoio da Costa Esmeralda, que foi impecável na programação para que tivéssemos a melhor experiência possível. E foi maravilhosa!
Deixe um comentário