Machu Pichhu: como ir e o que fazer neste lugar incrível do Peru!

Quem gosta de paisagens de tirar o fôlego certamente já pensou ir até Machu Picchu, no Peru, não é mesmo? Não à toa é Patrimônio Mundial pela UNESCO. Também conhecida como cidade perdida dos Incas, é uma cidade pré-colombiana conservada e localizada no topo de uma montanha a nada menos que 2,4 mil metros de altitude, no vale do Rio Urubamba, atual Peru. Machu Pichhu: como ir e o que fazer neste lugar incrível do Peru! Vamos lá?

machu picchu

Quando Ir

A região recebe muita chuva no verão entre novembro e março, portanto se vai nesta época esteja bem consciente do risco e nos dias de muita chuva o parque é fechado hein! Não recomendo correr esse risco. A alta temporada vai de maio a setembro, período que chove menos. Pra quem quer correr o menor risco de chuva, o ideal é ir entre junho e julho. Ir em período sem chuva ainda tem a vantagem de ter menos mosquitos na região. A temperatura média é de 20 graus, caindo pra metade à noite, no “invernão” pode chegar a 0 grau.

machu picchu

Como Ir

A logística para chegar até lá já adianto que não é das mais simples. Aliás, é bem complicadinha! Mas o esforço compensa e muito. Comecei a viagem por Lima, afinal vale muito a pena conhecer a capital com seus atrativos gastronômicos, paisagens, etc. E também estive em Cusco, considerada a capital do povo Inca, e aquela vibe histórica que a gente adora né?

machu pichhu

No meio do caminho, com o cansaço já em 70% rs…

Ônibus, Avião ou Trem?

Eu sabia que existia a opção de chegar lá por meio do Trem da Morte que sai da Bolívia, mas até o nome me causou certa repulsa e preferi ir por outros caminhos. De São Paulo até Lima, a viagem dura em média 5 horas. Passada a primeira etapa, hora de seguir pra Cusco, também de avião, feito com empresas como a LAN, a Star Peru e a Taca. A viagem dura apenas 1 horinha, mas se você for de busão pode chegar até 24 horas. Além do tempo, tem o conforto e tudo mais pra somar no quesito vantagens!

machu picchu

Falei: ir cedo pra você estar sozinho na foto!

Águas Calientes

Agora, vamos de Cusco até Águas Calientes, vilarejo mais próximo de Machu Picchu. Você tem a opção de pegar um ônibus (96 km) ou ir de trem (PeruRail) em vários categorias de conforto e valores e a duração é entre 3h e 4h. Não é barato ir de trem, você vai pagar em média 200 dólares, mas eu aconselho. Até porque preferi ir de ônibus pra economizar e fui rezando quase a viagem toda. A estrada é super perigosa, em alguns pontos só passa um veículo por vez e os motoristas vão buzinando pra quem está do outro lado da montanha escute e aguarde. E eu pensava: “se esta criatura não ouvir?”. É um penhasco atrás do outro. E o ônibus para num determinado ponto-limite, de lá você ainda tem umas 2 horas de caminhada. A vista é linda, mas existe riscos pelo caminho.

machu picchu

E se você for daqueles amantes de trilhas de dias para chegar ao destino. Pode ser uma boa opção fazer a Trilha Inca, com seus 42 Km de trajeto que tem média de 2 a 4 dias de duração. Para tal, é preciso fazer reserva e estar acompanhado de mais uma pessoa. Vamos pra última etapa? Sim, ainda tem… Que tal conhecer também as ilhas flutuantes de Uros, também no Peru? É só clicar AQUI!

machu picchu

Último Trecho

De Águas Calientes até Machu Picchu,o transporte é feito de micro-ônibus, que leva cerca de 20 minutos até o parque. Esse é o único automóvel permitido nas estradas que levam ao sítio arqueológico e por ele você paga mais uns 25 dólares ida e volta. Caro levando em conta a distância pequena. Chegando lá, já pague pra garantir vaga no primeiro ônibus.

Parque

O Parque Arqueológico de Machu Picchu guarda templos, muros, casas e várias ruínas utilizadas pelas famílias que ali viveram. Aconselho ir logo no primeiro ônibus porque quanto mais cedo você for, menos gente terá no parque e você poderá fazer fotos com menos “poluição visual”. Além disso, o sol é mais fraco e cansamos menos na caminhada. Se quiser saber mais da história do lugar contrate um guia ou curta apenas o visual e vá “pegando carona” na explicação dos outros. Discretamente, é claro!

machu picchu

Me sentindo o dono da Cidade Perdida!

Por lá, o grupo normalmente fica entre 2h e 4h (máximo) e isso é mais que suficiente. Na recepção, você pode pegar um mapa pra melhor se localizar por lá. E na volta, ao passar pela recepção você ganha no passaporte um carimbo de Machu Picchu. Quem for demorar por lá leve lanche pois tudo no parque é mais caro.

No percurso do parque você vai se deparar com uma vista panorâmica linda, na área chamada de zona agrícola; além da zona urbana, onde há encaixe das pedras e acústica perfeita dos nichos nas paredes. Solte um grito pra ver o eco. Eu fiz isso e arranquei sorriso ao falar alto “La Paz, la paz, la paz” depois de ouvir infinitas vezes a garotada falando isso pra vender produtos. Tem ainda a Praça dos Templos e o Templo Principal, formado por pedras grandiosas. Ah, e o Templo do Sol e também a Rocha Sagrada, que presenta o horizonte das montanhas.

machu picchu

Llamas: você verá várias delas passeando por lá! Não paga pra fazer foto, pelo menos disso!

Existe por lá uma montanha bem íngreme, chamada Huayna Picchu e está 2.720 metros acima no nível do mar. É permitida a subida, mas existe limitação de 200 pessoas por dia. Ida e volta dá em média 3 horas de caminhada. E você vai ver a Cidade Perdida de um ângulo que poucos conhecem. Eu não fiz! A entrada no Parque custa em média 47 dólares. E pra subir na montanha que falei acima você também paga à parte.

Onde Ficar

Tanto em Lima, quanto Cusco e Águas Calientes você tem opção de hotel, pousada ou hostel. Em Lima e Cusco fiquei em hostel, já em Águas Calientes peguei uma pousadinha mais em conta e foi tudo bem. Em Águas Calientes você provavelmente vai ficar no máximo duas noites porque basta um dia pra fazer Machu Pichhu e o vilarejo é bem pequeno, você bate perna e conhece tudo em pouco tempo.

aguas calientes

Águas Calientes: o vilarejo é um charme, tem bares, restaurantes, feirinha, do jeito que o Turista gosta!

Gostou? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Machu Picchu? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

 

Compartilhe