Buração, na Chapada Diamantina: como ir e o que tem por lá!

Este é um dos passeios mais incríveis da Chapada Diamantina, na Bahia. Buracão, já ouviu falar? Fui pela segunda vez mas com uma experiência bem diferente porque cada vez é única e também por desta vez ter me aventurado no rapel, instalado num paredão de 90 metros de altura, junto à cachoeira, uma adrenalina e tanta! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Início

O tour sai bem cedinho, já por volta das 6h, da cidade de Lençóis, onde ficam hospedados a maioria dos visitantes que vão pra Chapada Diamantina. De lá, fomos no transfer da Cirtur, agência de referência para este e outros passeios na região, por 3 horas até a cidade de Ibicoara e depois mais 30km em estrada de chão. Para chegar lá, encaramos uma trilha relativamente leve de 45 min (3km de terreno plano na maior parte).

Regras

O Buração tem algumas regras específicas para acesso ao local. Primeiro que você só pode entrar lá com guia local e credenciado. Então, mesmo indo de Lençóis com guia no tour, in loco outro guia se junta ao grupo. Para entrar na água junto à corredeira da cachoeira somente de colete. A profundidade do poço é superior a 30 metros e a água é escura devido à vegetação e sais minerais da região. Precisa de hotel pra sua viagem? É só clicar AQUI!

Canyons

A experiência é imperdível. Imagina você finalizar a trilha e encontrar um canyons com paredões gigantescos cheios de camadas de rochas numa coloração que deixa a gente tonto de tanta beleza. Assim é o Buração. E olha que eu já conhecia, mas se tem um passeio que eu amo repetir é este.

Deve-se ter cuidado ao caminhar pelas bordas dos paredões pois há áreas bem escorregadias. Parte do trecho você vai mesmo pela água. Se o volume de queda d´água não estiver tanto aí melhor ainda que dá pra chegar mais próximo da base da cachoeira. Se estiver grande o volume aí você não consegue chegar tão perto por causa da pressão da correnteza que se forma e também mal dá pra abrir os olhos com tanta gotícula de água no ambiente.

Rapel

Adrenalina garantida para descer em cordas 90 metros do paredão da cachoeira do Buracão. Antes de iniciar, recebemos todas as instruções de procedimento e segurança. São 2 metros de descida positivo (quando o pé toca na rocha) e 90 em negativo (sem toque no paredão ou qualquer outro ponto). Os instrutores são altamente qualificados e simpáticos, o que deixa todo mundo mais à vontade pra encarar o medo.

Fotos

As fotos e vídeos são feitos pela equipe em pontos estratégicos (na descida e no meio) com uso do próprio celular do cliente. Então terão a qualidade que seu celular permite ok? É possível fazer fotos de cabeça pra baixo e em outras posições. Descem de dois em dois mas cada um na sua corda e as fotos são feitas individualmente. Antes da descida, os instrutores orientam sobre as posições pra fotos e mostram que é mais fácil que a gente possa imaginar. Já lá embaixo dá também pra fazer fotos do celular nos paredões de rocha porque no trajeto pela água o guia leva tudo numa bolsa estanque (impermeável).

Segurança

O tempo de descida é de 10 a 20 minutos, dependendo do ritmo de cada um. Não se preocupe quanto à segurança porque você pode ir manuseando as cordas pra descer, mas o instrutor lá em cima tem o comando sobre uma corda independente que também está lhe segurando. Portanto, mesmo você soltando as mãos e fazendo poses para fotos  não vai despencar de lá ok? Ele tem total controle da situação.

Aventura

O rapel funciona todos os dias, das 9h às 16h e custa R$ 200 por pessoa. A empresa @ibicoaraaventura que faz o rapel é super profissa! Tem mais de 15 anos atuando por lá sem registros de acidentes e com todas as certificações de segurança. Vale a pena entrar em contato antes do passeio e agendar, mas mesmo que não faça fique tranquilo que eles estão instalados pra recebê-los. Ah, quem desce de rapel, já se livra da descida da montanha por trilha, fazendo só a volta por ela.

Retorno

Ao descermos de rapel, deixamos nossos equipamentos e os celulares e mochilas de cada participante que havia ficado lá em cima é devolvido ao guia responsável. Ficamos algumas horinhas no Buração e no meio da tarde fazemos um lanche já próximo do início da trilha de volta. No caminho, passamos ainda pela cachoeira Recanto Verde (apenas pra fotos). A volta de carro é que realmente cansa, porque o visual do passeio é tão bonito que a gente esquece do cansaço. Depois que a adrenalina baixa, a turma vai dormindo na volta até chegar em Lençóis por volta das 19h.

Agendamento

O Buracão recebe até 300 pessoas por dia e por ser um atrativo imperdível e cada vez mais procurado vale fazer a reserva com antecedência com a agência ok?! Para este tour: @cirturchapadadiamantina Preço : R$ 510 por pessoa (transfer / guias / seguro / taxas / lanche pro almoço).

Curtiu nosso post? Então salva ele aí, envia pra aquele amigo que adora aventura e ia super para este passeio na Chapada Diamantina. A gente também tá no Insta @rota1976, TikTok @Rota.1976 e Youtube @rota1976.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros