Se você já foi ao Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, ao voltar para esta exposição, vai achar que o espaço foi reformado, mas a mudança faz parte da intervenção artística, que vem fazendo maior sucesso na capital paulistana. Um conjunto de 16 obras transformou os espaços do CCBB: barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar fazem parte da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea, o argentino Leandro Erlich. Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
A exposição tem um nome bastante explícito, “A tensão” (e sonoramente ambíguo: quem não lê pode ouvir “atenção”), revelador de um dos prováveis sentimentos que os visitantes sentirão diante das instalações do artista. Isso porque Erlich trabalha com referências que são, literalmente, “lugares-comuns”, espaços que estamos acostumados a ver no dia a dia, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza.
Uma das mais bem sucedidas experiências nesse sentido – que se tornou uma de suas obras mais populares e desconcertantes – é “Swimming Pool” (piscina, em português), que será instalada no piso térreo do CCBB SP. Atração onde quer que seja exposta, a piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto por quem entra nela – sem se molhar – quanto para quem está do lado de fora: uma camada de água entre um lado e outro cria a ilusão de que as pessoas ao fundo estão de fato mergulhadas numa piscina. “Trazer um nome de peso internacional como Erlich, reafirma o compromisso do Banco do Brasil em democratizar o acesso à cultura e contribuir com a promoção, divulgação e incentivo à arte”, afirma Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB SP.
É uma sensação realmente única, primeiramente, ao olhar por cima da piscina pessoas caminhando dentro dela com os reflexos da água na superfície trazendo uma realidade visual indiscutível. Depois, estar dentro dela observando o mundo lá fora com os reflexos da luz sob a água. Além da piscina que é de fato o que mais chama atenção do público, vale a pena observar o elevador suspenso, onde ao colocar a cabeça pela janelinha da porta enxergamos um vão sem fim, reflexo dos espelhos colocados abaixo e acima do equipamento, além da espécie de nuvem presa num recipiente de vidro (foto abaixo).
Tem ainda o jardim com seus reflexos que nos traz “estranheza” por conseguirmos nos ver em mais de uma janela ao mesmo tempo. E a sala com nossa versão “meio fantasma” é bem curiosa também: nos enxergamos numa sala de aula em que não estamos, mas aparecemos de forma sombria e translúcida. Super indico esta exposição por tudo que ela apresenta visualmente mas muito mais pelo que ela nos traz de sentimentos. Aí, você realmente precisa ir pra poder sentir!
*O jornalista Fabiano Antunes, editor do site Rota1976.com, veste C&A
Os ingressos disponíveis online no site ou app da Eventim, não há ingressos no local. É bom adquiri-los com antecedência pois a procura está bem grande. Os ingressos são liberados às sextas, ao meio-dia, para a semana seguinte. Máximo de 4 ingressos por CPF e os ingressos podem estar no nome de quem fez a reserva. São gratuitos mesmo que no site apareça “vendas em breve”, não há qualquer cobrança ok? Crianças a partir de 03 anos precisam apresentar ingresso. Para adquiri-los é só clicar AQUI!
Serviço:
Exposição “A tensão” – Leandro Erlich
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 13 de abril a 20 de junho
Ingressos: Ingressos no site eventim.com.br
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
“Conforme decreto municipal, Nº 60.989 DE 6 DE JANEIRO DE 2022, é obrigatória a apresentação de comprovante com, no mínimo, duas doses da vacina contra COVID-19.
O guarda-volumes está funcionando: Use somente o indispensável para sua visita.
Não é permitida a entrada nas salas e obras da exposição portando mochilas, sacolas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm x 60 cm x 10 cm (LxAxP).
Visitação à piscina, até 8 pessoas por vez com 1 minuto e meio para fotografias. Parte superior da piscina não é acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
ATENÇÃO: Os ingressos serão liberados todas as sextas feiras às 12h para a semana seguinte. Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.”
Deixe um comentário