Curitiba: poderia ser na Europa, mas felizmente é Brasil!

Curitiba, a capital do Paraná, é conhecida nacionalmente pelo seu bom funcionamento, limpeza, transporte público, organização, paisagismo, etc. De fato, esta cidade poderia fazer parte de países da Europa sem passar vexame, mas felizmente é nossa! Neste post vou mostrar o que há de melhor nesta capital cheia de charme! Curitiba: poderia ser na Europa, mas felizmente é Brasil!

curitiba

Linha Turismo

Os pontos turísticos estão todos ali de alguma forma interligados e fazem parte do dia a dia de quem vive na cidade, fazendo com que essa mistura de “turistas” e “nativos” seja algo bem natural para eles. O transporte público é tão exemplar para os parâmetros das demais cidades brasileiras que virou até “ponto turístico”, quem vai por lá tira uma foto naquele tubo por onde passam os usuários de ônibus. Por falar em transporte, o ônibus panorâmico da Linha Turismo é sem dúvida a melhor opção pra conhecer a cidade.

curitiba

A cidade nos convida a bater perna, seja pelo centro histórico, seja pelos parques e bosques que estão por lá. Andar de bike, patins, tudo que pode unir homem, natureza e bem estar combina com a capital paranaense. Você pode usar o ônibus de turismo que citei acima logo no primeiro dia que chegar, já é uma ótima oportunidade de “dar uma geral” pela cidade.

Trata-se de uma linha especial que circula pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Utilizando esse transporte é possível conhecer parques, praças e demais atrações da cidade. Circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 Km em cerca de três horas. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos (você escolhe onde subir e onde descer desde que esteja em uma das paradas. Para embarcar, basta comprar uma cartela com cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques.

curitiba

Transporte

Atenção: este ônibus não opera nas segundas-feiras ok? Exceto férias escolares e feriados nacionais. Funciona das 9h às 17h30, a cada 30 minutos e a cartela com os tíquetes podem ser adquiridos nos próprios ônibus em qualquer ponto de embarque. A praça Tiradentes é o ponto de partida oficial. O pagamento é apenas em dinheiro e crianças até 5 anos não pagam. São muitas as paradas da linha de turismo: Praça Tiradentes/Catedral, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Mercado Municipal/Mercado de Orgânicos, Universidade Federal do Paraná/Teatro Guaíra, Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque João Paulo II/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Bosque Zaninelli/Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui/Memorial Ucraniano (2 paradas), Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e Setor Histórico. O custo é de 40,00 em média por pessoa.

curitiba

São mais de 30 parques e bosques, já pensou? Não dá pra ir em todos, então a gente ajuda a escolher os mais “famosinhos” pra não deixá-los de fora de seu roteiro de viagem. Tem a cúpula de vidro do Jardim Botânico, as capivaras no Parque Barigui, o Bosque Alemão e o Parque Tingui, entre outros. Para ver o pôr do sol uma boa dica é escolher o Parque Tanguá. Este último está localizado numa antiga pedreira. O parque foi feito em uma área que seria destinada a uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das industrias, e pra sorte dos que lá vivem e visitam tornou-se um dos parques mais bonitos da capital. Vai precisar reservar hotel? É só clicar aqui!

Parque Tanguá

curitiba

Museu MON

Se você gosta curte espaços culturais, exposições…não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer – MON, é lá onde está a melhor coleção de arte da cidade. Também conhecido como Museu do Olho, possui dois prédios instalados em uma área de 35 mil metros quadrados, sendo 19 mil deles dedicados à área de exposições. Já viu que tem muito o que admirar né? Então reserve pelo menos um turno de seu dia pra ele. O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, concebido como Instituto de Educação e, posteriormente, tornou-se museu. O foco são as artes visuais, arquitetura e design. Se for alugar carro pra sua viagem, é só clicar aqui!

curitiba

Ópera do Arame

É outro passeio clássico de Curitiba. Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos mais conhecidos da cidade. Foi inaugurada em 1992 e o espaço é palco de diversos espetáculos, do clássico ao popular. A capacidade é de quase 1,6 mil pessoas. A Ópera está inserida entre lagos e vegetação típica, numa paisagem bem singular. Faz parte do Parque das Pedreiras juntamente ao Espaço Cultural Paulo Leminski, onde acontecem eventos que chegam a reunir vinte mil pessoas.

curitiba

Parque Barigui

É o mais frequentado da cidade. Nos finais de semana, vira ponto de encontro da turma jovem e recebe milhares de pessoas de todas as partes da cidade. Sem praia, a opção é parque, seja pra curtir um piquenique, andar de skate, patins, fazer caminhada, etc. São 1.400.000 m2 de área com grande espaço verde.

curitiba

Bosque Zaninelli

Foi inaugurado em 1992 com a ilustre presença de Jacques Cousteau. O que era uma das maiores pedreiras da cidade se transformou numa área verde com mais de 37 mil metros quadrados. É lá onde está a Universidade Livre do Meio Ambiente, que destacou Curitiba como a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre meio ambiente e ecologia à população. A Universidade foi construída com toras de eucaliptos (via reflorestamento), em projeto inovador que leva visitante a um mirante de 25 metros de altura, com vista privilegiada do bosque.

curitiba

Jardim Botânico

Também é um dos queridinhos da cidade. Ficou famoso pelos jardins no estilo francês e claro também pela sua estufa inspirada num antigo palácio de cristal inglês. Não tem como não se impressionar! Possui lagos, pistas para exercícios, um lugar lindo que merece a visita de toda família. Como já disse neste post, Curitiba poderia ser na Europa, mas felizmente é Brasil! Quer conhecer também Foz do Iguaçu? Então não deixa de clicar aqui, pois temos um post completinho de lá!

curitiba

Lembro que tem muito mais hein! Estes são apenas alguns dos principais locais de visitação da capital paraense. A noite curitibana é agitada com muitos bares, boates e curtição. Naquele mesmo estilo Beagá de ser, a turma adora uma cerveja artesanal, boa conversa num boteco e quem sabe dar aquela esticada sem se preocupar com a hora. Bairros como o Batel e São Francisco reúnem muitos desse bares. Como é uma cidade muito organizada e tudo funciona melhor, recomendo entre 3 e 4 dias, ou seja, um feriadão dá tranquilo pra conhecer Curitiba.

Se liga

Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar esta viagem? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

Compartilhe