Em Canela/RS: Cascata Caracol, que tal subir de bondinho?

Quem nunca ouviu falar da Cascata Caracol, um dos pontos turísticos mais importantes de Canela, na Serra Gaúcha? Pois bem, é dela mesmo que estamos falando e vamos contar a melhor forma de conhecê-la. Que tal subir de bondinho para ter uma vista panorâmica deste atrativo? Neste post contamos tudo. Vamos lá!

bondinho caracol

Cachoeira

A cachoeira fica dentro do Parque Estadual do Caracol, que é uma unidade de conservação brasileira. Com matas fechadas em suas proximidades, a cascata de mesmo nome do parque encanta a todos com uma queda livre de 131 metros. Nos anos 50, toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol, sendo que dos 100 hectares, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservado.

bondinho caracol

Parques

Localizado a 500 metros, após o Parque do Caracol, na estrada que leva ao Parque da Ferradura, o Parques da Serra possui uma área de 60 hectares numa região de grande potencial natural e está inserido no Bioma da Mata Atlântica, formação da Floresta Ombrófila Mista, sendo também denominada Mata de Araucária. Com a diversidade florestal, a fauna também é significativa favorecendo a observação direta ou indireta (pegadas, refúgios, fezes) de muitos elementos importantes do ecossistema.

bondinho caracol

Bondinhos

A maior atração do parque são os Bondinhos Aéreos. No percurso o visitante desfruta de belas paisagens chegando até a Estação Animal, parte mais elevada do empreendimento, onde estão as trilhas auto-interpretativas. Descendo novamente de bondinho chega-se a Estação Cascata, um cenário espetacular que tem como pano de fundo a Cascata do Caracol. Precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar aqui!

bondinho caracol

Atrações

Com um desnível de 130 metros, o espaço conta com mirante e trilhas de 230 metros com placas de identificação das árvores ao longo do percurso. Na Estação também está o Espaço das Esculturas que Falam, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010). As esculturas reproduzem a aparência e também o som dos animais, permitindo ao visitante interagir com cada peça. Para complementar o espaço, o designer e artista plástico Rodrigo Huelsmann criou e esculpiu um cenário de floresta composto por esculturas de árvores, plantas e pintura de animais nativos.

bondinho caracol

Na Estação Central, onde começa o passeio, você tem algumas opções de alimentação para fazer um lanche, além de lojas de souvenirs e um mirante que permite uma vista completa do vale a 60 metros de altura. Já na Estação Cascata, o público pode aproveitar pra tirar fotos e registrar toda beleza à sua volta. Uma área estratégica é reservada para fotógrafo do próprio parque e aí você precisa adquirir sua fotografia. Mas adianto que nos demais locais também é legal de fotografar ok? A gente tem uma reportagem sobre o Snowland, em Gramado, clica aqui e te levamos pra lá!

bondinho caracol

São ao todo 12 Bondinhos Aéreos. Os teleféricos são fechados e transportam até oito pessoas no trajeto total de 840 metros, tendo a vista para a Cascata do Caracol como ponto alto do passeio. Ao longo do trajeto dá pra fazer várias fotos bacanas, não só da cascata mas também da paisagem com suas araucárias, típicas da região, e as hortênsias que deixam tudo ainda mais bonito. O ingresso do bondinho aéreo inclui acesso ao Espaço das Esculturas que Falam e o parque funciona todos os dias das 9h às 17h30. A bilheteria encerra às 17h, o bilhete é válido para apenas uma viagem ida e volta ok?

Esculturas que Falam: objetos em madeiras que emitem sons

Como chegar

O parque está localizado a 7 km do centro da cidade, com acesso fácil através da Estrada do Caracol (RS-466) que leva diretamente ao parque. Na portaria é cobrado somente os ingressos dos visitantes e o estacionamento é dentro do parque. Anote aí a localização: Estrada da Ferradura, n° 699, Bairro Caracol – Canela/RS. Os preços são R$ 42,00 (adulto), R$ 21,00 (crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 60 anos / Ref. Fev.2019), crianças de 0 a 5 anos não pagam. Para comprar seu ingresso é só clicar aqui!

bondinho caracol

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Compartilhe