GramadoZoo: educação ambiental e diversão para quem gosta de animais!

Em funcionamento desde setembro de 2008, o GramadoZoo está localizado pouco antes do portal de Gramado, no Rio Grande do Sul. Traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. Estivemos lá e conferimos de perto esse trabalho tão importante! São 1.800 metros de percurso numa área construída de 5 hectares e lá estão cerca de mil aves da fauna brasileira.

gramadozoo

Composto exclusivamente por animais da fauna brasileira, oferece uma experiência de proximidade com os animais. Ao entrar por uma espécie de túnel você percebe que está dentro de uma “gaiola gigante” com os animais soltos em seu habitat natural e com certa interação com as pessoas. O tucano por exemplo não ousou em desamarrar o cadarço de meu tênis.

gramadozoo

Foto do nosso insta: @rota1976

Para vocês terem uma ideia da preocupação do parque com o meio ambiente, a maioria dos animais foram vítimas e apreensão, atropelamento, acidentes e agressões como pauladas.  Eles não possuem condição de voltar à natureza e ficam no zoo onde os especialistas trabalham para sua reintrodução. Capivaras e macacos prego, por exemplo, já foram devolvidos ao seu habitat.

gramadozoo

No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. É uma conexão com a natureza bem bacana e sem dúvida uma ótima opção de lazer pra toda família. O GramadoZoo tem em sua programação diversas atividades. Nos sábados à tarde, ao lado da Oca indígena, acontecem as apresentações de Falcoaria (a partir das 14:30h aprox.).

gramadozoo

As apresentações não acontecem em dias de chuva. No GramadoZoo as técnicas de falcoaria são utilizadas como ferramenta de educação ambiental, para conscientizar crianças e adultos sobre a importância da preservação da fauna e para garantir o bem-estar das aves de rapina que vivem no parque.

gramadozoo

Alimentar alguns dos animais é uma das experiências de proximidade e troca que se pode vivenciar no GramadoZoo. A alimentação autorizada é limitada para não interferir na dieta balanceada que está estudada para cada animal. Os dias de chuva ou quando está muito úmido não são colocadas as rações à venda, para não molhar a embalagem e o alimento.

gramadozoo

Nos dias chuvosos o Zoo funciona normalmente. É uma oportunidade para observar o comportamento dos animais em uma circunstância natural que agrada muito a alguns deles. Para a comodidade, o zoo empresta capas de chuva. A recomendação é que você visite o zoológico no início da manhã ou depois das 14h30, já que por volta do meio-sia, principalmente no verão, alguns animais estão dormindo ou se escondem do calor. A gente bateu muita perna por lá e cansa mesmo. Protetor solar, boné, óculos de sol e água são fundamentais para este passeio ok? Não senti picada de mosquito mas não custa levar também o bom e velho repelente. O parque possui pontos de apoio para compra de água, refri, lanche e também banheiros. E ainda lojinha para compra de souvenirs.

gramadozoo

A Setecentos metros do zoo, você tem outra opção de conhecimento: o Parque Gaúcho, que tem mais de 10 mil metros quadrados de área coberta e conta toda a tradição gaúcha, desde suas vestimentas, antigas moradias, objetos de caça, e claro que o passeio termina com um bom chimarrão! Precisa reservar hotel? É só clicar aqui!gramadozoo

Zoo à noite

Já pensou em entrar em um Zoológico à noite com as luzes apagadas, somente com a luz da lua e da sua lanterna? Venha viver essa aventura no GramadoZoo! O melhor momento para se observar os animais de hábitos noturnos no seu período mais ativo. Para estas espécies é quando chega a noite, que começa o dia. O passeio é guiado e acompanhado por nossa equipe técnica com explicações e curiosidades.

Programação ZOO NOTURNO

19:30h – Chegada dos participantes

19:45h – Encontro com equipe técnica

19:50h – Inicio da visita monitorada e acompanhamento das atividades ocupacionais

21:30h – Encerramento

O passeio é realizado se confirmadas as seguintes condições: mínimo de 06 pessoas inscritas (com agendamento prévio); condições climáticas favoráveis. Seu grupo tem menos de 06 pessoas? Então junte-se a outras pessoas ou grupos consultando o calendário de Agendamentos.

gramadozoo

O GramadoZoo fica a 7 km do centro da cidade, apenas. Está localizado na RS-115, distante 700 m do pórtico de entrada de Gramado (via Taquara), no km-35 (Várzea Grande) – Gramado – RS. Mais informações pelo telefone: (54) 3421 0800 WhatsApp: (54) 9 9154 8861 e pelo e-mail: sac@gramadozoo.com.br. Para ir à página da empresa é só clicar aqui!

gramadozoo

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Compartilhe