Especialista orienta sobre como enviar e receber dinheiro para o exterior

A gente sabe que o momento não é de viajar, a não seja por algo extremamente necessário. Mas muita gente que deixou o Brasil antes da pandemia para fazer intercâmbio, mestrado ou tantas outras opções de estudos precisam de manutenção de renda para viver lá fora. Muitas vezes os pais desembolsam um valor mensal ou semestral para seus filhos dando um aporte na educação ou ajudando no custo no exterior.

Sem viajar por questões de segurança, com as fronteiras entre diversos países ainda muito indefinidas por causa da covid, a saída para recebimento ou envio de dinheiro para o exterior tem sido por meio digital. Conversamos com o especialista em câmbio Pedro Pragana, da Recife Câmbio, que vai nos explicar quais as formas de transferência de dinheiro.

Opções

“Existem três possibilidades de enviar ou receber dinheiro do exterior, de forma segura, rápida e prática. A primeira delas é via cartão pré-pago que deve ser adquirido numa instituição financeira (corretora, banco ou agência de câmbio) de sua confiança. Com este cartão em mãos, a pessoa consegue fazer o saque lá fora sem problema algum e o dinheiro cai na conta no mesmo dia”, explica Pragana.

Rapidez

Ele conta ainda que outro meio de remessa de dinheiro é por meio do chamado câmbio comercial, que é feito na mesa do banco. “O parante tendo lá fora uma conta também recebe esse dinheiro de forma rápida, lembro que neste caso paga-se o IOF em torno de 1,1% e leva dois dias para chegar o dinheiro. Por fim, a outra opção seria o chamado “remittance”, que é uma forma muito rápida de envio, levando entre 5 e dez minutos apenas. “Nesta forma existem algumas limitações mas é uma forma muito prática, rápida e segura. Por ter essa agilidade, há cobrança de taxa”.

Segurança

Esses serviços servem para quem tem investimentos no exterior (envio de dinheiro para aplicações financeiras internacionais), precisa fazer pagamentos internacionais (serviços, tratamentos médicos, instituições de ensino, etc), precisa comprar ou alugar imóveis de propriedades no exterior, entre outros motivos. Para realizar essas transações ou obter mais informações sobre transferência de dinheiro para o exterior ligue 3039.2121. A Recife Câmbio no Empresarial João Roma, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, no Recife.

 

 

Compartilhe