Listamos alguns restaurantes imperdíveis na área central e zona norte do Recife

Depois de publicarmos reportagem sobre tour gastronômico na zona sul do Recife, chegou a hora da gente circular pela área central e zona norte da cidade. Visitamos alguns restaurantes muito bacanas e que vale a pena conhecer. Neste post a gente vai falar um pouco sobre cada um deles, destacando localização, ambiente, e claro, o sabor. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Johnny GastroBar

Localizado na principal avenida do bairro de Casa Forte, no Recife, tem estilo de boteco. E a turma vai lá mesmo pra comer petisco e paquerar. O ambiente é bem agradável, com várias sombrinhas no teto da área externa (bacana pra fazer fotos instagramáveis). Tem salão interno climatizado e muitas mesas do lado de fora. Claro que a turma se joga mesmo no espaço ao ar livre.

Todas as fotos/divulgação foram cedidas pelo restaurante

No cardápio, diversos petiscos. Vou indicar um que achei simplesmente perfeito: casquinho de caranguejo. Tem batata frita, porção de pastel, caldinho de camarão, feijão, coxinha, pão de alho, cupim na cerveja, etc. O atendimento é bem eficiente, os pedidos chegam rapidamente e pra quem quer fazer aquela refeição existem também algumas opções como a picanha que pode vir como prato executivo (acompanha arroz, farofa e batata frita) ou na versão petisco.

Caldinho: Entradinha que é campeã da cozinha

O menu traz ainda um trio que faz muito sucesso também: camarões empanados, chips de batata doce e anéis de cebola empanados. A casa serve ainda hambúrgueres, espetinhos de frango, e camarões empanados em farinha especial sobre queijo cremoso e chips de batata doce, finalizados com molho teriyaki (foto abaixo).

O  happy hour do Johnny GastroBar funciona de terça a quinta (17h às 20h); às sextas (17h às 19h) e sábados, domingos e feriados (12h às 14h). O horário de funcionamento em geral é das 17h à 0h ( terça à quinta); 17h às 2h (sábado); e das 12h às 22h (domingo). Tem música ao vivo e nos finais de semana, com repertório focado em samba de raiz e sertanejo. No perfil da casa no instagram você confere a programação.

Serviço

Mais informações: Jhonny GastroBar

Av. Dezessete de Agosto, 823 – Parnamirim, Recife

Terraço Capibaribe

Uma nova experiência gastronômica desembarcou à beira do Rio Capibaribe. Localizado no coração do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, o estabelecimento é um espaço para se conectar com a natureza e com o sabor de cada ingrediente, selecionado com muito cuidado para criação de pratos autorais e surpreendentes.

Espaço ao ar livre à beira do rio: ótimo pra um fim de tarde!

Inaugurado em dezembro de 2021, o restaurante tem vista para o rio que corta o Recife, é cercado de árvores e oferece um clima perfeito para o almoço com a família, um happy hour no fim de tarde ou um jantar acompanhado de um bom vinho.

Camarões empanados: uma das entradinhas de sucesso da casa

O cardápio navega pelo melhor da cozinha brasileira, especialmente pelos sabores de Pernambuco. Frutos do mar, saladas, carnes e outros ingredientes brilham nos pratos desenvolvidos pelo chef João Filipe especialmente para o Terraço. Entre eles, mini batatas defumadas servidas com rabada braseada, carpaccio de carne de sol e o delicioso Cupim do Poço, marinado em chimichurri e assado lentamente por seis horas.

Cardápio bem artesanal: pratos bem elaborados que valem a pena experimentar!

A cozinha é definida como terroir, que nasce da troca de culturas sob a ótica de uma cozinha criativa, afetiva, autoral, simples e integrada aos produtores locais. No Terraço Capibaribe, você vai encontrar comida de verdade, feita na hora, que acolhe, e respeita as tradições e todos envolvidos no processo de construção do prato.

Para acompanhar os pratos, uma carta de vinhos portugueses, espanhóis, chilenos, argentinos, uruguaios, italianos e franceses. Os drinks, em grande parte, autorais, também são uma ótima pedida para os dias mais quentes na cidade. Destaque para o Capibe Mule, uma versão do Moscow Mule com espuma cítrica de hibisco, e Chá da Rainha, que leva gin, chá de frutas vermelhas, limão e morangos.

Serviço:

Terraço Capibaribe
Endereço: Rua Antônio Vitrúvio, 113, Poço da Panela
Horários: De terça a sábado, das 12h às 23h | Domingos, das 12h às 18h

Arvo

Reinvenção e evolução da culinária regional pelo chef Pedro Godoy, que tem um currículo e tanto! Graduado em Gastronomia (Senac), já passou por vários restaurantes conhecidos do Recife, entre eles, o Tapa de Cuadril, Thaal Cuisine, Beijupirá, etc. Na Austrália, afinou o contato com a gastronomia e trabalhou em restaurantes premiados como o The Fish House e no Maha. De volta ao Brasil, em 2019, participou do Masterchef Profissional (BAND), assumiu o posto de chef executivo do Wiella Bistrô e hoje tem seu próprio negócio com o sócio, Eduardo Freyre: o Arvo Restaurante.

Entradinhas: vatapá de peixe com pastel de farofa…e o tradicional caldinho de feijão

Com amplo espaço verde, quintal horta e jardins, o restaurante já é um sucesso entre os pernambucanos e os que visitam a cidade. O boca a boca correu rápido e é preciso chegar bem pertinho da hora que abre pra garantir sua mesa, costuma ter fila de espera. É daqueles restaurantes que você observa em cada detalhe como tudo é elaborado com cuidado. Do atendimento, passando pela composição dos pratos e um sabor incrível! Simplesmente, amei! Nos finais de semana, devido ao maior público, a casa reforça a quantidade de garçons e o atendimento se mantém bem eficaz.

Burginhos de polvo no pão rosa, salada de beterraba, aioli e molho tonkatsu: uma de-lí-cia!

Diferentemente de uma trajetória tradicional, desviada pela pandemia e pela inquietude, no bom sentido, dos sócios Eduardo Freyre e Pedro Godoy, o Arvo Restaurante está celebrando pouco mais de dois anos, como um marco de conquistas e sucesso.  Inaugurado em novembro de 2019, oferece além de ambiente amplo, descontraído e relaxante, um incrível cardápio, carta de drinks e vinhos, tudo pensado para promover deliciosas experiências para o público. O espaço conta com áreas cobertas que garantem conforto e aconchego aos clientes, mesmo em dias chuvosos. A alquimia nos temperos, sabores e harmonia na apresentação das entradas, pratos principais e sobremesas, é fruto da vasta experiência do Cheff Pedro Godoy.

Croquete de cupim: tão macio que desmancha na boca

Destaque para utilização de orgânicos, colhidos na sortida e bem tratada horta, plantada nos jardins do Arvo, e que incluiu hortaliças, ervas e pancs (plantas alimentícias comestíveis não convencionais). E olha que bacana: desde fevereiro de 2021, o Arvo Ateliê realiza diversas oficinas práticas para uma amplo e variado público que deu início ou aprofundou conhecimentos de gastronomia. Além do chef Pedro Godoy, as aulas também foram ministradas por Rivandro França, Claudemir Barros, Gi Nacarato, Helton Silva, sommelier, Dilton Sales,  mixologista da francesa Pernod Ricard, Pedro Stor, Pacha Mama Pães y Café, e Diego Cisneiros, entre outros nomes da cozinha.

O Arvo Ateliê está aberto com cursos de cozinha italiana, mexicana, peixe fresco, comidas de boteco. Aulas degustação, jantar harmonizado, treinamento em atendimento e charcutaria estão na programação. Para inscrições: www.arvoatelie.com Delivery: Com o propósito de entregar uma boa experiência aos seus ‘clientes em casa’, surgiu a ideia da construção de  uma dark kitchen dentro do próprio Arvo – separada da operação do salão, tendo como parceira, a plataforma Rappi.

Gratinado de Frutos do Mar: serve bem três pessoas e os camarões são gigantes!

À noite, o Arvo tem programação especial, de terça à sábado, das 19h à 0h. Sobre o cardápio da noite, o chef Pedro Godoy ressalta: “Seguindo uma tendência de comida na mesa, para compartilhar. Oferecemos uma aba no cardápio que chamei de “MESAS”. É uma influência da cozinha turca, onde teremos vários pratos, servidos com pão e que podem servir de petiscos, refeições individuais ou até um lanche mais leve”. Entre as MESAS, vale ressaltar o Carneiro crocante com homus de grão de bico e o  mesa de polvo. No pratos “para dois”,  destaque para o Filé mignon assado ao molho de cogumelos com nhoque frito e gratinado e o polvo ao molho de coco com banana da terra…

Esta sobremesa é deliciosa: cocada de forno com doce de leite e sorvete de coco, telha de mel beeva e casca de laranja cristalizada

Além da farta gastronomia, o empresário Eduardo Freire ressalta o serviço que a casa oferece: “Nos preparamos para oferecer noites bem descontraídas. Temos um lugar ideal para tomar um vinho em casal e ter uma noite romântica ou pra festejar com amigos numa mesa grande”. Para os que preferem ficar em casa, Freyre também informa que o Arvo fechou parceria com a plataforma Rappi, através do delivery almoço e o Noite no Rappi “É só pedir”. O atendimento presencial, que já funciona durante o dia, continuará restrito e dentro de todos os protocolos anti-covid.

Serviço:

No bairro do Torreão, Rua Djalma Farias, 170.

Horários de funcionamento:

Almoço: de 11h45 às 16h

Noite/Restobar: Das 19 às 00h

Mais informações: @arvorestaurante

Fondue Casa Forte

Funciona num dos endereços mais charmosos do Recife: logo no início da Praça de Casa Forte, famosa pelo jardim projetado por Roberto Burle Marx. A casa é bem intimista, ideal pra casais que buscam um clima mais romântico num jantar a dois. O Fondue Casa Forte tem capacidade para atender até 200 pessoas (atualmente limita a 100 este número devido aos cuidados com a pandemia).

Como o próprio nome sugere, todo mundo vai até lá pra se deliciar com o fondue em suas mais variadas versões e cheias de acompanhamentos. A Sequência Fondue Casa Forte vem com Fondues de Queijo, Filé Tradicional,  Filé  Suíno, Peito de Frango, Chocolate e rodízio dos acompanhamentos (14 molhos, espaguete na manteiga, espaguete ao alho e óleo, fritas, salada Caesar, salada Du Chef, saladas diversas). Os molhos são muitos e pra todo gosto: alho, azeitona, barbecue, cebola, manga, pimenta, rosê, queijo, tártaro, tomate seco, entre outros.

Fondue: a sequência começa no de queijo, e a gente já se derrete no sabor!

Custa R$ 89,90 por pessoa a Sequência promocional (porções limitadas) e R$ 119,90 por pessoa a Sequência Fondue Casa Forte (porções ilimitadas). A casa serve ainda fondue de Frutos do Mar  (camarão, lagosta, peixe, salmão, etc). E o cardápio da casa também serve menu além do Fondue: carnes, peixes, crustáceos, além de sobremesa e sobremesa diet.

As carnes podem ser servidas na pedra quente ou no modo tradicional (colocando o espetinho em óleo quente pra fritar)

O atendimento da casa também é primoroso, com rapidez e muita gentileza por parte dos funcionários. Ao longo da Praça de Casa Forte existem outras opções de restaurantes e bares, além de cafés, livraria e algumas lojas. E bem em frente à praça está Matriz de Casa Forte. Vale a pena dar uma circulada, mas sem esquecer de experimentar o fondue que super combina com o lugar.

Finalizando: aquele fondue de chocolate que com qualquer fruta cai bem!

Serviço:

End.: Praça de Casa Forte, 661

Horário: segunda a segunda a partir das 19h até meia noite ou último cliente

Mais Informações: Fondue Casa Forte

Chiwake

O Chiwake abriu em outubro de 2007, tem capacidade para 60 pessoas no térreo e mais 40 pessoas no primeiro andar, que é reservado para eventos. De acordo com o renomado chef Biba Fernandes, a paixão pela culinária peruana surgiu após uma viagem dele pra Maceió, onde conheceu o restaurante Wanchako. “Fiquei impressionado com a culinária da chef Simone Berti e desde então procurei por uma consultoria, que veio se realizar mais tarde, quando passei oito meses morando na casa da chef e de seu marido. A paixão pelo Peru aumentou quando pude visitar o país, desde então já somo 24 idas até lá”, conta Biba.

Ambiente super agradável, cheio de elementos que remetem ao Peru: uma viagem além do sabor

Biba diz que tem o Brasil como pátria, mas sua segunda nacionalidade é sem dúvida a peruana. “Considero a culinária peruana a melhor da atualidade: peixes frescos, as fusões da comida chinesa com peruana, da peruana com a  japonesa, a nortenha (parte da floresta), a crioula que é a peruana com africana … enfim, é uma variedade enorme”, derrete-se.

O restaurante está com menu executivo novo e imperdível! A gente foi lá experimentar e realmente é impecável o cuidado na elaboração dos pratos. Aliás, do ambiente, passando pelo atendimento e sabor, o Chiwake é daqueles endereços que não dá pra deixar de ir. Se você mora ou vai visitar a cidade anota aí hein! A opção 01 tem como Entrada o Cebiche de pescado marinado no leite de tigre, salada cremosa de batata, picles de cebola e chips de banana da terra; o Prato principal traz a Tilápia crocante com arroz cremoso de brócolis com aji e de Sobremesa o Suspiro limeño (R$ 59,00).

Essa foi minha escolha e não me arrependi: combinação simplesmente perfeita!

A opção 02 oferece de Entrada Camarões crocantes no panko sobre legumes refogados no óleo de gergelim; Prato principal Camarões ao creme de cogumelos com espaguete e fios de batata crocante e de Sobremesa Suspiro limeño de chocolate (R$ 65,00). Já a opção 03 vem com Pastel de queijo com shitake ao curry com molho de tangerina de Entrada; Lâminas de filé suíno em salsa agridoce sobre arroz cremoso de açafrão como Prato Principal e de Sobremesa Sorvete de tapioca com calda de frutas vermelhas (R$ 55,00).

Na opção 04, o cliente vai saborear como Entrada Salada de fios de cenoura, beterraba, pepino agridoce (sunomono), leve toque de pasta de pimenta agitações e lâminas de abacate marinadas no azeite, limão e sal marinho. De Prato principal, Cebiche de pescado em crema de aji com cubos de abacate. Acompanha macarrão Bifun com azeite, cebolinha e grãos de gergelim. E para sobremesa Rodelas de abacaxi com raspa de limão e hortelã
(R$ 55,00). O cardápio é válido apenas para os almoços de terça à sexta-feira, das 11h30 às 15h. O atendimento da casa é um primor, com garçons super treinados e atenciosos.

Serviço:

Chiwake

End.: Rua da Hora, 820, Espinheiro – Recife

Informações e reservas pelo (81) 99185.7075

Catamaran

Essa opção é pra quem quer ir além do comer bem. O espaço tem uma vista privilegiada do Recife, mais especificamente de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. À beira da Bacia do Pina, o restaurante funciona num espaço enorme bem arejado. É de lá onde saem os passeios do Catamaran pela cidade e na volta do tour muitos turistas e moradores da cidade aproveitam para um almoço especial. Portanto, se for pro passeio vale a pena já deixar sua mesa reservada, pois é comum ter lista de espera para ocupação das mesas.

Vista do restaurante: atrativo a mais! (Foto: Pedro Correa da Silva)

O cardápio é bem variado e as opções mais pedidas são mesmo os pratos e petiscos à base de frutos do mar, afinal é o que mais combina com a paisagem. Para petiscar, não pense duas vezes: peça logo o caldinho de camarão que é maravilhoso! Tem ainda casquinho de siri, camarão empanado com molho de queijo parmesão (provei e também achei impecável).

Casquinho de siri: uma das entradinhas mais pedidas (Foto: Pedro Correa da Silva)

Dá pra ficar só nos petiscos fácil, fácil, mas se for mesmo de refeição, entre as opções, estão: camarão crocante , acompanha de arroz cremoso de queijo e batata palha artesanal; camarão ao molho de ervas frescas, acompanha purê de batata , arroz com castanha e crispim de alho poró. No menu de petiscos, bolinho de queijo, gurjão de peixe, dadinho de tapioca. Tem ainda carnes, saladas, opção pra todo tipo de paladar.

Camarão crocante com molho de queijo parma: perfeita combinação! (Foto: Pedro Correa da Silva)

Os drinques são super caprichados, vale a pena degustar. De sobremesa, a famosa cartola (banana frita, queijo manteiga frito , açúcar e canela, acompanha sorvete de creme e mel de engenho. Outra opção é o petit gâteau (bolo de chocolate sorvete de creme e calda de chocolate e castanha). Nos finais de semana, tem música ao vivo com um repertório de primeira. O ambiente é super bacana pra confraternização, encontro de amigos ou família. Vale a pena a dobradinha: passeio de catamaran + almoço!

E essa sobremesa que é a cara de Pernambuco: cartola! (Foto: Pedro Correa da Silva)

Serviço:

Catamaran

Das 12h às 17h30 (segunda); 12h às 22h (terça e quarta); 11h30 à 0h (quinta à sábado) e das 11h30 às 21h (domingo). Reservas pelo WhatsApp (81) 99973-4077 e atende pelo iFood pelo (81) 98715.2498

Compartilhe