Onde comer em Capitólio/MG: fizemos um roteirão gastronômico bem completo!

Aos poucos, o centro de Capitólio vai ganhando ares de desenvolvimento. A gastronomia é um dos itens que aponta para uma melhor infra-estrutura da cidade. Este post acabou de sair do forno e está uma delícia! Onde comer em Capitólio: fizemos um roteirão gastronômico bem completo!

Beat Burger

Ao passar pela frente da Beat Burger a gente percebe que as coisas estão começando a mudar por Capitólio. É a primeira hamburgueria artesanal da cidade. Tem apenas 1 ano e meio aproximadamente de inaugurada. Servem oito tipos de hamburguer e o cardápio vai ser renovado no mês de junho próximo. Ao chegar na casa você se depara com uma ambientação que é a “cara de São Paulo”. Ao conversar com as simpáticas sócias, constatei minha impressão: são da cidade de Campinas-SP.
capitolio

Vale uma refeição: o burger vem com uma porção bem generosa de batata frita

Elas vieram como turistas à Capitólio e enxergaram ali a oportunidade de empreender. E já tem planos de abrir uma segunda unidade na região. Paula e Priscila usaram na ambientação da casa pallets, iluminação com objetos como ralador de comida e garrafas de vidro dando um ar de sustentabilidade ao local. Falei do cardápio que será renovado, pois eu fui o primeiro a provar o que será uma das estrelas do novo menu: burger de linguiça artesanal com mozarela, rúcula e vinagrete. Não tinha nome batizado ainda mas decora que é hamburger de linguiça que dá certo! Uma de-lí-cia!
capitolio
Fica na rua Arsemino Rodrigues da Cunha, 678, já na saída pra Escarpas do Lago. Do centrinho até lá (a pé) são uns 20 a 25 minutos de pernada ok? Funciona  todos os dias co exceção da terça-feira, no horário das 18h às 23h e nos feriados se estende mais um pouco.

Pizz Bar

Para quem quer uma pegada mais comercial do hamburger a pedida é o Pizz Bar que funciona há 36 anos. O espaço é bem amplo, a casa tem capacidade para atender 110 pessoas, tem música ao vivo na baixa temporada e alguns dias temáticos como a “noite do caldo, da feijoada, da comida de boteco, etc”. Além dos variados sanduíches e hamburgueres, serve também pizza. São “apenas” 37 sabores a sua escolha! Ah, e tem outras três opões de pizza doce (morango, banana e canela ou goiabada com queijo). Entre os hamburgueres, destaco o X-filé de peixe, feito com tilápia e o X 4 queijos.  Também serve comida típica mineira como tutu, torresmo, mandioca frita, etc. Funciona das 10h à meia noite ou 1h da manhã.
capitolio

Espaço super amplo: aos sábados tem música ao vivo!

Lua Cafeteria

E para aquele cafezinho de final de tarde, que tal a Lua Cafeteria? Acabou de inaugurar e é ótima opção para que quer fazer um lanche. O carro chefe é o pão de queijo, claro né? Afinal,  estamos em Minas uai! E tem vários deles recheados, com  filé mignon e gorgonzola, peito de peru e queijo fresco,  carne moída e molho de tomate, etc.  Tem tapioca tradicional, (manteiga e quejo), de quereijao, frango cremoso, entre outras. Funciona das 8h às 22h de segunda a sábado e aos domingos até o meio dia. Fica bem no centrinho, próximo à igreja da cidade, na rua coronel lourenço belo 481. Quer saber tudo sobre os passeios por lá? Fizemos um roteiro super completo. É só clicar AQUI!
capitólio

Cafeteria: super agradável o ambiente, ótimo pra final de tarde!

Restaurante do Turvo

Imperdível: se vai pra Capitólio, não pode deixar de almoçar ou jantar no Restaurante do Turvo, que já virou ponto turístico na cidade. Afinal, são 60 anos de tradição de uma mesma família tocando o negócio. Chegam a atender até 2 mil pessoas num só dia em alta temporada, já pensou? O restaurante tem capacidade para comportar até 400 pessoas sentadas em vários ambientes, todos com uma vista linda da represa de Furnas.

capitolio

Terraço com vista para o Lago de Furnas: super agradável comer aqui!

Funciona das 10h30 às 16h30. Abre de domingo a domingo. Em frente ao restaurante, está o maior complexo de passeios náuticos da região, com 41 empresas fazendo dali seu ponto de partida para os canyons. Não deixe de provar o Filé Nascentes das Gerais, prato criado especialmente para o Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe de Capitólio e vencedor nas categorias “Melhor Prato” e “Prato mais Criativo”, realizado em 2014. Realmente é merecido, de comer re-zan-do!

capitolio

Tem que provar: uma delícia esse prato de tilápia recheada!

Entre as diversas outras opções, traíra desossada ou grelhada, filé de tilápia  ao molho de milho, acompanha arroz branco e farofa; tilápia cozida na telha ao molho da casa, leve cobertura de queijo, pimentões e cebola. Tem ainda carnes: à moda, ao molho de requeijão, ao molho madeira, etc. Para quem curte aves, frango caipira. E pra beber, vários sucos de fruta (abacaxi, limão, laranja), refri, água e cervejas. O cardápio está em português e também inglês.

Empório Canastra Original

capitolio

Variedade: tem de sobra. Difícil é escolher o que levar!

Terminou de almoçar, que tal fazer umas comprinhas de queijos, pimentas, doces? Indicamos o Empório Canastra Original, que fica bem próximo ao Restaurante do Turvo (do ladinho). Lá você encontra inclusive o queijo que ganhou prêmio internacional, na França. A fabricação é bem artesanal e o queijo uma delícia, afinal estamos em Minas.

capitolio

E esses doces? De comer rezando!

O queijo com morfo branco produzido pelo Capela Velha, premiado em concurso da França como o segundo melhor queijo canastra artesanal de leite cru. Bom para companhar com vinho, cachaça, mel e geleia. Produzido em São Rique de Minas, na região da Serra da Canastra. Detalhe é que ele não deve ser guardado na geladeira (por ser de leite cru). Estranhou o termo “morfo”? Eu também, mas este não é prejudicial à saúde. E dá todo o sabor diferenciado ao queijo. Tem diversos tipos de queijo no Empório, difícil vai ser escolher. Funciona de quinta a segunda, das 9h às 17h, e nos sábados e domingos até 19h.

Cachaça Rodriguinha

capitolio

Cachaça Rodriguinha: a mais famosa e tradicional da região!

Tradição: esta é a bandeira da Cachaça Rodriguinha, produzida em Capitólio há mais de um século, já pensou? O Sr. Hildon Rodrigues é quem está à frente da produção de 6 a 8 mil litros de cachaça por ano. E ele garante: “tudo aqui é feito da mesma forma que fazia seu avô. A cachaça já era produzida antes de 1901. A água utilizada para a produção vem da nascente, água purinha! O milho para fermentar ele também faz questão de ser da melhor qualidade e a bebida fica entre 10 e 13 anos envelhecendo no barril. Todo o processo é feito de forma artesanal e sob os olhos do dono que preza pela qualidade do produto acima de tudo. Funciona todos os dias, das 8h às 19h, no Km 02, na rua José Prudêncio da Silva, 900 metros após a praia artificial para quem vem do centro de Capitólio.

O Tropeiro

capitolio

Outra excelente opção de restaurante, desta vez no centro de Capitólio: O Tropeiro. Comida super saborosa, experimentei a Tilápia Recheada, acompanha batata frita, arroz e feijão tropeiro. O prato serve muito bem duas pessoas e custa 80 reais. Tem oito anos de funcionamento e capacidade para atender 60 pessoas sentadas. Abre de domingo a terça-feira, das 10h às 15h e de quarta a sábado, das 10h às 16h e das 18h às 23h.

Entre as diversas opções do cardápio estão ainda tilápia à moda, picanha na chapa, filé a tropeiro, pratos executivos individuais (bife de picanha, arroz, feijão, farofa, salada e vinagrete). E para beber, além de cervejas, refrigerantes, drinques e sucos (morango, limonada suíça, laranja, abacaxi). Precisa de hospedagem em Capitólio? A gente tem uma reportagem massa sobre um lugar incrível pra se hospedar. É só clicar AQUI e te levamos ao Riviera Capitólio Hotel.

capitolio

Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Capitólio? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

 

Compartilhe