Porto Alegre: o que fazer na capital gaúcha num final de semana!

Muita gente pensa (de forma totalmente equivocada) que Porto Alegre é uma cidade onde não há muito o que fazer. Fiz este post para “desconstruir” essa ideia completamente errada e mostrar que tem sim o que fazer por lá. Vamos contar tudo sobre os atrativos. Porto Alegre: o que fazer na capital gaúcha num final de semana!

porto alegre

Orla do Guaíba

Eu já tinha ido à capital Porto Alegre dez anos atrás, surpreendeu-me a quantidade de novos atrativos da cidade. O principal deles sem dúvida é a Orla do Guaíba, o espaço mais humanizado da capital, super bem cuidado. O primeiro trecho vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, numa extensão de 1,3 Km.

porto alegre

Os dias mais cheios por lá claro que são aos sábados e domingos, quando a Avenida Edvaldo Pereira Paiva é bloqueada ao trânsito de veículos, ampliando o espaço de lazer. A área atende toda a família, com espaços apropriados para caminhada e corrida, ciclovia, área para skates, quadras de lazer. Se ficar até mais tarde você pode ainda aproveitar o pôr do sol.

porto alegre

E quem não tiver bike pode alugar uma “magrela” por lá. Bem juntinho do Museu do Trabalho, próximo ao Gasômetro, você tem essa opção. Também tem bikes para aluguel na rótula que liga as avenidas Presidente João Goulart, Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva; e ainda em frente ao Ministério Público Estadual (na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

porto alegre

Ao longo da orla do Guaíba você encontra opções de gastronomia, com bares, quiosques e até um restaurante bem espaçoso com uma vista panorâmica para o rio. E sempre tem ações recreativas por lá. É de fato o local imperdível para quem vai à capital gaúcha. Precisa reservar hotel? É só clicar AQUI!

porto alegre

Centro Histórico

Não deixe de visitar o centro histórico da cidade, pois lá você tem alguns pontos turísticos bacanas pra conhecer. A exemplo da Casa de Cultura Mário Quintana. O espaço já foi um hotel e até hoje o quarto do escritor está aberto à visitação com seus pertences ainda sobre os móveis. Os demais cômodos viraram biblioteca, espaço de estudo, salas de cinema, etc. No último andar existe um café, onde você pode degustar com a vista do Guaíba.

porto alegre

Também dá pra conhecer o centro da cidade utilizando a Linha Turismo, aquele ônibus de dois andares, com a parte superior aberta. Este veículo passa pelos principais pontos turísticos e o custo médio é de R$ 25 durante a semana e R$ 30,00 nos finais de semana e feriados. Os passageiros podem embarcar e desembarcar até seis vezes nos pontos que quiserem conhecer com mais detalhes.

porto alegre

Tem ainda o Mercado Público e o Viaduto da Borges de Medeiros, que nos finais de semana vira uma área boêmia, com várias mesinhas e uma galera curtindo uma “breja”. O viaduto é de 1932 e tem uma estrutura de concreto armado com três vãos. No centro, ao nível da avenida, existem dois pórticos transversais com dois grandes nichos. Em ambos os lados da Avenida Borges foram levantadas amplas escadarias de acesso até o nível do viaduto, sustentadas por grandes arcadas. Ali estão concentrados os bares e botecos.

porto alegre

Praça da Matriz

A Praça da Matriz concentra belíssimos edifícios públicos, a exemplo do Palácio do Governador, Igreja Matriz, Palácio do Ministério Público e Theatro São Pedro. Como em toda área de centro de grandes capitais, cuidado com exposição de câmeras fotográficas e aparelhos celulares.

porto alegre

Igreja das Dores e Parques da Redenção e Germânia

É uma igreja bem bonita, tem enorme escadaria para chegar até o seu interior e vale a pena a visita. Fica na rua das Andradas, é a mais antiga da cidade ainda de pé. Tem estilo barroco e elementos neoclássicos. Sua construção é de 1813. Outro local visitado é o Parque da Redenção, que é gigantesco. Aos domingos, acontece a feira de antiguidades e artesanatos e reúne muita gente. À noite, tenha cuidado de circular por lá pois é uma área de prostituição e muito perigosa. Ah, a iluminação é bem pouca, o que favorece a violência no local. O Parque Germânia é bem mais tranquilo e ótimo pra tomar aquele chimarrão, fazer um piquenique ou simplesmente encontrar amigos e jogar conversa fora.

porto alegre

Estádios

Para os amantes do futebol, que tal visitar os estádios do Inter e do Grêmio? São os dois mais famosos times gaúchos. A arena do Grêmio foi inaugurada em 2012. Está localizada numa região próxima ao Aeroporto Salgado Filho. Tem capacidade para mais de 55 mil torcedores. Por lá, é possível visitar o Museu do Grêmio e também fazer um tour de bastidores. Confira o site do Arena Tour. E que tal dar um pulinho no litoral? A gente tem um post massa sobre a Praia de Torres, clica AQUI!

porto alegre

Já o Estádio Beira-Rio, a casa do Internacional, fica às margens do Guaíba (bem próximo ao Museu Iberê Camargo), portanto bem mais fácil para você visitar. Também oferece visita guiada e lá funciona ainda um museu e uma loja de artigos colorados, como camisetas, bolas, bonés, etc. Para mais informações sobre as visitas ao Beira-Rio, acesse o site do estádio.

Churrasco

Você não pode ir à capital gaúcha e não se deliciar com um bom rodízio de carne, não é mesmo? Visitamos a Churrascaria Galpão Crioulo, uma das mais tradicionais. No menu, churrasco e a típica cultura gaúcha, pois eles tem apresentações de grupos de dança num palco que fica em frente às mesas. Funciona desde 1984 e tem capacidade para até 700 pessoas São 18 tipos de carne, entre picanha, maminha, costela, etc. Clique aqui, que a gente tem uma reportagem exclusiva sobre o estabelecimento.

porto alegre

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros