Tradição: Galpão Crioulo traz no menu muito churrasco e a típica cultura gaúcha!

Vai à capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul? Então não deixe de conhecer o restaurante Galpão Crioulo, que traz no menu muito churrasco e a típica cultura gaúcha, com música e dança num palco localizado no salão principal. Neste post vou falar tudo sobre este estabelecimento.

galpao crioulo

Inaugurado em 1984, o restaurante é bastante amplo, com capacidade para atender 700 pessoas. Logo na entrada você já percebe que a ambientação convida a um brinde à cultura gaúcha, com um aspecto de fazenda e uma funcionária tipicamente vestida dando as boas vindas aos visitantes. Móveis rústicos e o telhado em capim Santa Fé, preservam o clima de galpão crioulo, que é considerado o templo da cultura gaúcha. O restaurante é o queridinho dos turistas brasileiros e estrangeiros, que na maioria são americanos e europeus.

galpao crioulo

A comida é bastante variada, o buffet conta com polenta, feijão, arroz carreteiro, farofa, batata frita, saladas, aipim frito, massas e frutas. E não acaba por aí não viu! O garçom ainda circula oferecendo queijo assado (que é uma delícia) além, é claro, do churrasco. Afinal de contas, foi por ele principalmente que a gente foi pra lá! O rodízio completo conta com 18 tipos de corte de carne, entre as opções estão picanha nobre (de comer re-zan-do), maminha, costelão, coração, queijo, pão de alho, galeto, salsichão, lombo suíno, costela minga, costela, vazio fraldinha, e abacaxi no forno. Ufa! Prepare-se pra comer até dizer basta! Quer conhecer os canyons Fortaleza e Itaimbezinho? Clica aqui e a gente te leva pra lá!

galpao crioulo

Dança

E pra descansar da comilança vamos falar um pouco sobre cultura gaúcha. No palco do restaurante, shows todas as noites com música e dança típicas. Entre os números apresentados pelo simpático grupo artístico estão a Boleadeira: que antigamente era um instrumento de caça, que o gaúcho acabou herdando das tribos da Região da Prata. Essa boleadeira é composta de pedras arredondadas, amarradas entre si por cordas, ou tiras de couro. Pode ser encontrada também, composta de bolas metálicas, mas geralmente são pedras revestidas de couro.

galpao crioulo

Outra dança apresentada é a Chula, típica do Rio Grande do Sul. Esta dança, é muito importante dentro do Folclore Gaúcho. Difundida também nas regiões de Portugal, sendo dançada com frequência pelos açorianos. Mas, alguns estudiosos atribuem semelhança com danças africanas. Portanto seria difícil de assegurar a origem. No Rio Grande do Sul, desde os primórdios tempos foi exibida nos Fandangos. A dança caracteriza-se pela agilidade no sapateio do peão ou de diversos peões, em disputas. A masculinidade ressaltada pela Chula, no desempenho solitário do sapateado sobre uma lança estendida no chão, retrata a imponência do peão gaúcho. Lindo de ver!

galpao crioulo

E prepare-se, pois terminada a apresentação começa uma outra etapa. Desta vez, o artista passa a ser você! Isso mesmo, eles escolhem um ou dois visitantes para subir ao palco e ajudar em apresentações curiosas como a retirada de um lenço colocado em sua cabeça ou até mesmo de um cigarro posto em sua boca, por meio de cordões que giram com bastante velocidade. Precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar aqui!

galpao crioulo

Localizada num dos pontos mais tradicionais da capital gaúcha, rua Otávio Francisco Caruso da Rocha S/N – Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (na Estância da Harmonia), Centro Histórico, o restaurante já virou ponto turístico da cidade. Para conhecer mais dele, é só clicar aqui!

galpao crioulo

Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Serviço:

Churrascaria Galpão Crioulo
051 3226-8194
reservas@churrascariagalpaocrioulo.com.br
Horário de funcionamento
Diariamente, das 11h30 às 15h e das 19h30 a 0h.

Compartilhe