Restaurante Cozinha do Fred mescla sabores brasileiros com gastronomia mediterrânea

Tem novidade na vida gastronômica de São Paulo: é o Cozinha do Fred, que mescla os sabores brasileiros com o rigor das técnicas européias. O chef Fred Avellar se formou pela Le Cordon Bleu de Madrid, onde teve a oportunidade de explorar variações de pratos espanhóis e nacionais, e criar uma assinatura própria para sua cozinha.
Para criar o clima ideal no entorno de suas criações, ele aproveitou experiência anterior como produtor de cinema e convidou para assinar o ambiente da casa. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa da casa

Cardápio

Fábio Goldfarb, diretor de arte que já trabalhou em séries como “Cidade Invisível” e “Coisa mais linda”. Inaugurada há poucos meses no Paraíso, a casa tem um cardápio fixo, mas que é sempre renovado de acordo com a oferta do dia no mercado. No preparo, o chef usa técnicas francesas, a gastronomia brasileira, com forte característica contemporânea; e toques espanhóis e mediterrâneos. Entre os pratos principais, destaque para o Jardim do Mar, que reúne os sabores de polvo, lula, camarão e mexilhão sobre musseline de feijão branco e molho de salsinha defumada.

Chips de banana da terra, servido como boas-vindas aos clientes! Foto: Fabiano Antunes (Rota1976.com)

Experiência

Do lado de fora, na varanda da casa, uma área aberta recebe o almoço do fim de semana. Logo na entrada, o bar convida para um welcome drink. No primeiro andar fica o salão principal e, no segundo, uma sala privada que pode ser reservada para eventos. Goldfarb e Avellar prepararam o espaço para receber os amantes da boa mesa, para ser um lugar para ir com amigos e fazer amigos. A proposta é oferecer uma experiência gastronômica única e completa, em um ambiente descontraído e acolhedor.

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa da casa

Bar

O bar Telúrico, que leva esse nome graças a uma música de Baby do Brasil, conta com opções de drinques clássicos e autorais, harmonizados com manjericão, frutas vermelhas, hibisco e outras especiarias. Além de oferecer uma carta de Gin&Tonics e caipirinhas que seguem receitas da família do chef. Em paralelo à sua carreira no cinema, em projetos como “Chega de Saudade”, “As melhores coisas do mundo” e “Na Quebrada”, o chef Fred Avellar vinha
estudando e praticando, até que decidiu abraçar de vez o mundo da gastronomia.

Aperitivos: croquete de rabada e de jamón: difícil saber qual mais gostoso! Foto: Fabiano Antunes (Rota1976.com)

Ele se formou pela Le Cordon Bleu Madrid, passou pelo Basque Culinary Center em San Sebastián e então embarcou na aventura de comandar seu próprio restaurante. Depois da temporada na Europa, Fred retorna para sua São Paulo natal e começa a atuar com serviço de catering e em eventos fechados. Até que decide abrir o restaurante no aconchegante sobrado do Paraíso, em 2021.

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa da casa

Visitamos pessoalmente a casa e nossa experiência foi a melhor possível. O ambiente é super agradável, desde a entrada onde já estão disponíveis algumas mesas para quem gosta de comer ao ar livre, passando pelo bar onde são preparados os drinques e o salão principal do restaurante. Tudo muito charmoso! A cozinha do Fred tem capacidade para 24 pessoas sentadas e um salão no primeiro andar está sendo preparado para eventos privados, oferecendo mais 16 lugares.

Foto Divulgação / Cedida pela Assessoria de Imprensa da casa

Cozinha

E olha que bacana: o cardápio da casa muda a cada estação. Os campeões da cozinha atualmente são os pratos batizados de Jardim do Mar (polvo, lula, camarão e mexilhão sobre mousseline de feijão branco e molho de salsinha defumada) e Costela Desfiada com purê de batatas, couve crocante e banana da terra. Provei este último e super recomendo. Mas lembre-se de que antes de pedir o prato principal, vale a pena dar uma ollhadinha nas opções de aperitivos e entradas. No quesito aperitivo fui nos croquetes de jamon e de rabada. Não sei qual dos dois gostei mais. Tem ainda bolinho de arroz, dadinho de tapioca, e bolinho de feijoada.

Creme de Siri: de comer re-zan-do! Foto: Fabiano Antunes (Rota1976.com)

No item entrada, pode ir sem medo pro creme de siri com mandioquinha, castanhas de caju e queijo do reino gratinado. Outra opção é o rosbife com picles, mostarda e mel, que também pode sair na versão sanduíche. Aos sábados, a casa serve feijoada. Ela é servida de forma individual. Acompanha porção de farofa de banana e couve (não refogada mas puxada no suco de limão e não leva bacon) e tem ainda a feijoada vegana.

Costela Desfiada citada no texto acima. Foto: Fabiano Antunes (Rota1976)

Sobremesa

No quesito sobremesa, são três opções: ravióli de beterraba com chutney de pera e sorvete de mostarda; banana assada com caramelo de café. Experimentei este e tem um sabor bem diferenciado. É servida na casca da própria banana, tudo de forma bem artesanal assim como todos os itens do cardápio. E por fim, tiramissú de doce de leite.

Banana assada com caramelo de café. Foto: Fabiano Antunes (Rota1976)

Fechando com chave, ou melhor, brigadeiro de ouro

Para encerrar a experiência em alto estilo: brigadeiro empanado em ouro em pó, manteiga 100% chocolate de cacau de origem amazônica e chocolate 70%. A lâmina de ouro envolta do chocolate é 24 quilates. O brigadeiro cortesia é servido ao final da refeição como sendo uma joia e a ideia é justamente esta: mostrar que o brigadeiro é uma joia do Brasil. Da chegada à saída do Cozinha do Fred, tudo é experiência. Da ambientação ao sabor, o cliente observa que é tudo impecável inclusive o atendimento super gentil de toda a equipe. Ah, o próprio Fred também está sempre dando uma circulada pelo salão pra conversar com os clientes, deixando o ambiente bem familiar.

Foto: Fabiano Antunes (Rota1976)

Serviço:

Endereço: Rua Alcino Braga 180, Paraíso, São Paulo
As reservas podem ser realizadas do site do restaurante, pelo e-mail ou por whatsapp no número +55 11 93950-8099
Horário de funcionamento: Quinta e sexta das 18h às 23h30; Sábado das 12h às 15h e das 18h às 23h30m; Domingo das 12h às 16h

Compartilhe