Roteiro gastronômico: onde comer bem em Recife!

Gosta de viajar e comer bem? Então foi pra você que preparamos esta reportagem indicando alguns estabelecimentos bacanas a quem chega à capital pernambucana. Pra começar a “brincadeira” já vamos para o Parraxaxá, que de tão gostoso e autêntico virou “ponto turístico”. Acho que é o primeiro restaurante que vem à mente quando o pernambucano vai indicar algum local ao turista. E não podia ser diferente: ambiente aconchegante e com a cara do Nordeste, uma variedade enorme de comidas e um banquete de doces da gente não saber o que pôr no prato. Vamos lá? Bom apetite!

Cardápio

A casa abre diariamente, sempre a partir das 11h30, com almoço no sistema buffet super variado. São mais de 120 opções de pratos, dá pra acreditar? Por isso, recomendamos dar uma voltinha pelo salão antes de começar a compor o prato pra ver o que você realmente vai escolher, um pouco de tudo não vai caber num prato só. Tem a famosa carne de sol, escondidinho de charque, paçoca, baião de dois, bode guisado, feijão verde, macaxeira frita e farofa matuta, entre outros.

Tem mais…

O buffet conta ainda com opções de saladas frescas, um balcão de gralhados para fazer a sua carne preferida na hora e se preferir tem a possibilidade de você ir no prato a la carte, mas com essa gama de opões eu jamais deixaria o buffet pelo a la carte. À noite, a partir das 18h, é servida a ceia regional e o destaque são pratos tradicionais como pamonha, munguzá, tapioca ensopada, canjica, arroz doce e fatias douradas.

Sobremesas

Em todas as refeições um buffet de sobremesas é oferecido com bolos e doces regionais, tortas, cocadas e outras delícias. Eu comi um pouco de tudo, não deixe de provar a cocada cremosa (que fica na panelinha quente). De comer re-zan-do! Tem ainda os famosos e imperdíveis bolo de rolo, o pé de moleque, o bolo de milho ou bolo souza leão. Como se não bastasse, ainda há a opção de itens como tapiocas recheadas, cartola ou caboclo gelado que constam no cardápio e são feitos na hora!

Beira-Mar

Outra opção turística bem bacana é o Entre Amigos Praia, que fica na avenida Boa Viagem, quem não gosta de almoçar ou jantar olhando o mar hein? Estivemos por lá e também aprovados o local. Ambiente bem sofisticado, espaçoso e a comida uma delícia. Aliás, eles mudaram há pouco o cardápio. Vamos lá?

Oferecer aos clientes experiências gastronômicas diferenciadas, com a qualidade de sempre e a vontade de inovar. Essa é a proposta do estabelecimento que, após quatro anos sem mexer no cardápio fixo da casa, traz novidades tanto nos pratos a la carte quanto no cardápio executivo do almoço, o Melhor do Dia. Quem assina as novas
receitas é o Chef Felipe Mirasierras, que já atua nas outras unidades do Grupo Entre Amigos.

Você pode ficar na parte interna ou no terração, ambos têm vista livre para a praia), pessoas bacanas e uma comida saborosíssima! Para o cardápio Melhor do Dia, o cliente escolhe entre a opção duas etapas: entrada ou sobremesa mais prato principal (R$ 46,90 por pessoa); ou a versão três etapas, com entrada, prato principal e sobremesa (R$ 56,90 por pessoa). Servido de segunda a sexta-feira, apenas no horário do almoço, ele traz entre suas opções quatro tipos de entradas, quatro opções de pratos principais e quatro escolhas de sobremesas.

Sobremesas

As sobremesas do Melhor do Dia também são assinadas por Mirasierras e se destacam entre as novidades. Para ter uma ideia das combinações inovadoras, que tal uma Rabanada de Brioche com Creme de Baunilha e Morangos Marinados? Aos que não dispensam um chocolate, a opção é a Barrinha de Amendoim com Mousse de Chocolate Meio Amargo. Já para quem é amante das delícias regionais, o Chef criou um Pudim de Tapioca com Espuma de Coco irresistível. O cardápio fixo da Entre Amigos Praia também está repleto de novas receitas. A seção Para começar é novíssima, trazendo opções de entradas diferenciadas, como a Macaxeira Brava com Lula Crocante e Aioli de Páprica Defumada ou o Acarajé com Ceviche de Camarão, Lula Crocante e Quiabo Tostado. Há também opções veganas como o Pupunha Grelhada com Coalhada Seca, Azeite de Ervas e Salada de Rúcula.

Comida Farta e gostosa: sim, existe!

Se você quer comer muuuuito e com sabor, sim…é possível! No restaurante João da Carne de Sol os pratos são bem generosos. Como o próprio nome diz, o carro-chefe da casa é mesmo a carne de sol, que todo bom pernambucano adora, quando acompanhada por pirão de queijo, farofa, arroz, vinagrete, macaxeira frita. Hummmm, delícia! Fomos lá e comprovamos a qualidade da comida e também do atendimento.

História

Do tradicional Festival da Carne de Sol, que acontece todos os anos em Picuí, na Paraíba, que o Sr. João Pedro trouxe para o Recife o alto padrão de qualidade de um dos pratos mais conhecidos da cidade, que hoje leva o seu nome: A Carne de Sol do João. Em 2001, com ajuda de sua esposa, a nutricionista Marlene de Oliveira, ele inaugurou o Restaurante João da Carne de Sol, no bairro da Madalena. E em 2006, inaugurou a segunda unidade, no bairro do Cordeiro. Seus filhos, Jadson e Jean, estão sempre nos restaurantes de olho para que o atendimento e o sabor estejam impecáveis. E que tal conhecer um pouco o que há de melhor nas cidades de Recife e Olinda? É só clicar aqui!

Entradas

De entrada pedi caldinho de feijão preto, estava ótimo! E tem outras opções viu, anote aí na cachola: camarão, matuto e feijoada, além de bolinho de bacalhau, azinha empanada, costela de bode na brasa, enroladinho de queijo e uma infinidade de outros itens. O cardápio é bem farto! Sei que o forte é a carne de sol, mas pelo visto lá tudo é bom viu! Fugi do tradicional e fui pra picanha na chapa. A carne é super macia, uma delícia!

Além da carne de sol e da picanha, você pode decidir entre frango na brasa, bode na brasa, surubim grelhado, filé de costela de bode entre outras opções. Tem refeições para 02 e também 04 pessoas, além de pratos executivos como carne de sol, maminha, picanha e bode (de segunda a sábado exceto feriados). Em se tratando de porções, você pode adicionar baião de dois, paçoca, batata frita, arrumadinho de carne de sol, etc.

Bebidas e Sobremesa

O restaurante tem salão interno e externo, numa das mais movimentadas vias do bairro da Madalena, no Recife. É uma área mais residencial e comercial, mas com boa variedade de serviços na redondeza, portanto se estiver por lá hospedado, por exemplo, num Airbnb, é uma ótima opção fazer refeições. Pra beber, fui de suco de pinha (fazia tempo não tomava um tão gostoso), tem ainda laranja, acerola, goiaba, cajá, maracujá. Claro que tem várias opções com álcool (cervejas e drinques). E de sobremesa, queijo coalho com mel, queijo manteiga com mel, mel de engenho, sobremesa gelada e a famosa cartola, que já adianto ser enooorme e dá sem exagero para três pessoas.

​Tradição

Nos ambientes da casa, uma decoração rústica e irreverente. No atendimento, qualidade e bom humor. Na gastronomia, sabor regional com um toque contemporâneo. É assim que o restaurante Tio Pepe comemora seus 55 anos de vida! E a administração da casa é digna de aplausos, além do sabor garantido, os garçons são super treinados para atender bem e a gente realmente se sente em casa. Que tal dar um pulinho na Praia de Carneiros? É só clicar AQUI!

Esse pastel é de comer re-zan-do! Prove o de camarão e o de carne de sol desfaiada com creme de abóbora.

Inaugurado em 1964, à beira-mar de Boa Viagem, pelo espanhol José Garrido Cid, o “Pepe”, o restaurante tem o preparo na brasa como marca registrada da comida “cheirosa, bonita e gostosa” servida no lugar. Na mesa, as porções fartas. Diferencial do restaurante que apresenta em seu menu opções de pratos que servem bem “três pessoas de apetite normal, duas mais ou menos normais e uma após sete dias de Spa”, como é apresentado no cardápio.

No menu, além dos clássicos preparados à base de carnes, como a Carne de Sol na Brasa e o famoso Filé Trifásico, recheado com cream cheese e blocos de bacon sem gordura, a casa tem novidades para os clientes como a Picanha Swift Black, um corte de qualidade superior proveniente de matrizes britânicas com criação diferenciada e controlada desde a origem genética, o que lhe confere marmoreio superior e maciez sem igual. Outro destaque entre as novidades é a Prime Rib de Suíno.

PRATO DA BOA LEMBRANÇA – Para celebrar esta data histórica de 55 anos, o restaurante acaba de lançar um novo Prato da Boa Lembrança, desta vez com a Pepa Chiquetosa, um farto medalhão de carne de sol ao molho de cachaça e mel de engenho. Gente, esse molho é simplesmente surreal de gostoso. Foi meu prato favorito! A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança nasceu em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ). A proposta é representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais e do associativismo.

Sobremesas

O aniversário de 55 anos do Tio Pepe traz ainda duas doces e tentadoras novidades. Uma é o Mousse Sonho Mesclado (chocolate branco e meio amargo). E a outra é a Palha Italiana com Sorvete. Atualmente, o Tio Pepe é comandado por Mirtes Garrido, filha do espanhol que fundou a casa, e Eduardo Andrade, gerente do restaurante. Mirtes é a idealizadora dos pratos servidos e da ambientação divertida e arrebatadora do lugar, que encanta os clientes locais e as centenas de turistas de outras regiões do Brasil e também dos estrangeiros que visitam o restaurante. E eles são muitos! O Tio Pepe tem uma capacidade aproximada de 280 lugares. São três ambientes: o salão principal e dois terraço, sendo um interno e outro externo. A ambientação é composta por quadros expostos no teto e paredes, panelas transformadas em luminárias, garrafas coloridas convertidas em vasos originais, bonecos coloridos, arranjos criativos nas mesas, obras de artesanato e pinturas. Os objetos, que retratam sobretudo as ricas culturas pernambucana e nordestina, são minuciosamente selecionados e combinados para interagir magicamente, resultando em um ambiente lúdico, aconchegante e único.

Doce de leite “bêbado”: doce de leite, claras em neve e uma boa dosagem de vinho do Porto. Imperdível!

Serviços:

Parraxaxá – domingo, a partir das 7h (café-da-manhã); diariamente, das 11h30 às 22h (almoço e jantar) em Casa Forte e na unidade de Boa Viagem, diariamente das 11h30 às 23h. Casa Forte: funciona na Rua Igarassu, 40. Telefone: (81) 3268-4169 e em Boa Viagem na Av. Fernando Simões Barbosa, 1200. Telefone: (81) 3463 7874. 

Entre Amigos Praia – Cardápio Melhor do Dia, de segunda à sexta-feira, das 11h às 16h. Funciona na Avenida Boa Viagem, 760, no Pina. Telefone: (81) 3127-2510.

João da Carne de Sol – Diariamente, das 11h às 23h. Funciona na Rua Tamboril, 11, bairro do Cordeiro; e na Rua José Bonifácio, 385, no bairro da Madalena. Telefone: (81) 3228.8352 e 3445.0454.

Tio Pepe – de terça a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos de 11h30 às 16h30. Funciona na Rua Almirante Tamandaré, 170 – Setúbal – Recife-PE. Telefone: (81) 3341.7153.

 

Compartilhe