Maior símbolo de metrópole brasileira, São Paulo conjuga todos os verbos no superlativo. Gigante pela própria natureza, a terra da garoa, como é conhecida, atrai turistas o ano inteiro. Qualquer roteiro incluirá a famosa Avenida Paulista. Lá, o turista se encanta à primeira vista com os modernos arranha-céus, onde se dará conta de que chegou na maior cidade da América Latina. Calçadas disputadas por executivos, skatistas, dondocas com seus cachorrinhos, artistas de ruas e ativistas, tem gente de todo tipo de um lado a outro num movimento que não para. E justamente esse ritmo intenso é o que mais me deixa apaixonado pela capital paulista, pois tenho a sensação de que tudo funciona 24 horas. São Paulo: confira aqui passeios imperdíveis na maior capital do país!
Pela Av. Paulista
A visita pela Avenida Paulista deve incluir um passeio descompromissado para contemplar seus prédios, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) e as inúmeras lojas que estão por uma das principais avenidas da cidade. Destaque para o Masp e suas exposições fantásticas, muitas vezes instaladas no espaçoso vão abaixo do edifício. No Trianon está uma área verde gigantesca, que se transformou em reduto de executivos que vão ali no intervalo do almoço pra conversar, fumar um cigarro ou namorar um pouco tranquilamente. É um refúgio e tanto pra quem está cansado em meio a selva de pedra. Outra boa pedida é tomar um café na Livraria Cultura, que fica no Conjunto Nacional?
É por ali também que estão as tão famosas ruas Augusta e Frei Caneca, tidas como um reduto dos jovens, dos gays e da pluralidade paulista. Outra dica para se misturar com os paulistanos é frequentar padarias que servem café, almoço, lanche e até jantar, sendo que algumas funcionam vinte e quatro horas. Destaque para a Bella Paulista, um ótimo lugar para fazer deliciosos lanches e que fica a um quarteirão da Avenida Paulista, na Haddock Lobo. Quando você se der conta, lá se foi um dia inteiro passeando pela região mais nobre da cidade. Quer um roteiro gastronômico em SP? Clique AQUI!
Centrão
A metrópole é gigante e tem muito para se conhecer, mas distância não é desculpa para deixar de ir a qualquer lugar turístico em São Paulo. O metrô funciona bem e leva o turista pra todo lugar, devendo evitá-lo no horário de rush. Reserve outro dia para visitar o Mercadão que fica bem pertinho da também famosa Avenida 25 de março, ambos acessíveis pela estação de metrô São Bento (linha azul). Conhecida pelos preços baixos e comércio lotado, na 25 de março, você encontra quase de tudo na melhor definição de “muvuca”. Claro que a maioria dos produtos são no estilo “piratex”, mas tem muita coisa que vale a pena comprar, como artigos de decoração de casa, material escolar, evite mesmo é comprar eletrônicos, pois já vi pen drive ser vendido embalado, mas sem o cartão de memória, ou seja, só com a “carcaça”.
Mercadão
O Mercado Central de São Paulo ou Mercadão, como é conhecido, é diferente de todos que já conheci no Brasil, tamanha é sua organização e limpeza. Ali se encontram variedades de frutas frescas (inclusive os vendedores oferecem todas elas para provar), petiscos, temperos, bebidas e muito mais. Mas o item mais famoso é, sem dúvida, o sanduíche de mortadela preparado com mais de 200 gramas de mortadela em fatias ultra-finas. Não é o meu item preferido. O que me faz perder a cabeça ali dentro é o bolinho de bacalhau. De comer rezando! Precisa alugar carro? Clique AQUI!
Verde
Falar em Sampa também é sinônimo de falar no parque mais famoso e mais frequentado da cidade, o Ibirapuera, as diretrizes de como chegar até ele estão aqui. Pessoas caminhando, correndo, sentadas à beira do lago, passeando com seus animais ou andando de bicicleta estarão por lá, principalmente aos sábados, domingos e feriados. Entre jardins e prédios criados respectivamente por Burle Marx e Oscar Niemeyer, o parque conta com o Museu de Arte Moderna (ter a dom, 10h – 18h), o Museu Afro-Brasil ( ter a domingo, das 10h às 17h; fecha às 21h e na última quinta do mês é grátis), o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Planetário, o prédio da Oca (que abriga exposições), a Bienal (palco de grandes eventos) e o MAC-USP, em frente, no antigo prédio do Detran. Há ainda programação de shows no Auditório Ibirapuera (pagos) e, aos domingos, na Praça da Paz (grátis). À noite, dá para assistir ao show de água, som e luzes (20h às 21h) dos 673 chafarizes instalados no lago. Curta o parque sem pressa. Bicicletas podem ser alugadas nos portões 3 e 4 por míseros R$5 (cinco reais) mas já adianto: a fila de espera costuma ser grande, sobretudo aos finais de semana. São Paulo: confira aqui passeios imperdíveis na maior capital do país! Viu que tem muito a fazer?
Para os amantes da gastronomia, mais um motivo para conhecer São Paulo. Um dos restaurantes mais famosos é o Terraço Itália, especializado em comida Italiana e que funciona na cobertura do Edifício Itália, o segundo maior de São Paulo e do Brasil, com preços nada populares. O restaurante fica Fica no 41º andar. Falando em altura, é possível visitar a parte externa do restaurante gratuitamente, de segunda a sexta feira, das 15 às 17 horas, mas confirme o horário na portaria ou pelo telefone: (11) 3257-3953. Não fica pra trás a vista de cima da torre do Banespa, no Centro da capital, que também tem subida gratuita de segunda a sexta feira, devendo confirmar o horário disponibilizado antes da visita (11 3249-7180). Na mesma região fica a famosa Catedral da Sé, mas é preciso tomar cuidado com os “oportunistas” que fazem plantão por lá a fim de furtar objetos de quem der bobeira. São Paulo: confira aqui passeios imperdíveis na maior capital do país! Ainda tem mais…
Dentre as infinitas opções de passeios estão ainda a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa. Tem também a tradicional feirinha de antiguidades aos domingos, na Praça Frei Calixto, com barzinhos que invadem as calçadas até tarde da noite. Um bom lugar para paquerar. Fui na estação Luz e não vi nada demais. Para quem quer fazer um roteiro mais elaborado, a prefeitura disponibiliza gratuitamente guias e sugestões de roteiros, sendo que o download pode ser obtido por meio deste link. Precisa de hotel em São Paulo? Clique AQUI!
Cansou? Então saiba que a noite da capital paulista ferve. Como se não bastasse a enorme variedade de shows, musicais e peças de teatro que a agenda da cidade reserva (conforme você pode conferir aqui), ainda existem as milhares de opções de bares e baladas para todos os públicos, como indicado aqui. Mas como pra turista não tem tempo ruim, se jogue, afinal São Paulo é uma cidade incrível e que só não se diverte quem não quer. São Paulo: confira aqui passeios imperdíveis na maior capital do país! Com todas essas dicas agora só falta dizer: boa viagem!
Se Liga
Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar esta viagem? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!
Deixe um comentário