O Teatro Porto Seguro retoma suas atividades com a estreia digital do espetáculo Pós-F, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young, direção de Mika Lins e atuação de Maria Ribeiro. A peça cumpre uma temporada on-line entre 12 de setembro e 4 de outubro e será transmitida via streaming direto do palco do teatro, com sessões aos sábados e domingos, às 20h.
Pós -F
O solo é inspirado em Pós-F, para além do masculino e do feminino, a primeira obra de não-ficção de Young, que venceu o Prêmio Jabuti 2019, mesmo depois da precoce morte da autora em agosto daquele ano. O livro reúne textos autobiográficos e ilustrações da própria Fernanda que fomentam o debate sobre o que significa ser um homem e uma mulher nos dias de hoje.
Este espetáculo-relato, de acordo com a diretora Mika Lins, procura ao máximo levar ao palco as experiências pessoais da autora. “Buscamos transformar o que é expresso na teoria em ação, na experiência pessoal dela. É quase como se a Fernanda estivesse em cena exposta como pessoa e contasse suas memórias e vivências. Para além das ideias avançadas propostas no livro pela Fernanda, a peça é muito baseada na visão pessoal que eu e a Maria Ribeiro tivemos depois que ela passou pelas nossas vidas. E eliminamos qualquer didatismo, pois é um espetáculo sobre uma artista, sobre uma criadora, sobre uma ficcionista”, explica.
Ainda segundo a diretora, a necessidade de se apresentar via streaming estimulou a equipe a criar uma nova forma interessante. “E esse formato meio que mistura Maria com Fernanda. Essa Fernanda, personagem teatral, fala das suas experiências e memórias e do que ela é constituída. O que ela viveu faz o tipo de artista, o tipo de escritora que ela se tornou. Além disso, ela era muito ligada às novas tecnologias, muito ativa no Instagram e fortemente ligada com fotografia e com arte”, acrescenta. Maria Ribeiro, corroborando com o pensamento da diretora, diz que “assim como Leila Diniz, Fernanda era daquelas mulheres que, apenas cumprindo sua psique, nos libertava de tudo o que não era natural, e sim, convenção”
Bate-papos
Além do espetáculo, a atriz Maria Ribeiro comanda bate-papos depois de cada sessão com pessoas que conviveram com Fernanda Young em vários aspectos de sua vida. As conversas duram até 60 minutos e acontecem depois de cada apresentação. Entre os convidados estão a diretora Mika Lins, Alexandre Machado (parceiro e marido de Fernanda), o fotógrafo Bob Wolfenson e agente literária Eugenia Ribas Vieira (da Agência Riff).
Ficha Técnica
Texto: Fernanda Young. Adaptação: Caetano Vilela, Maria Ribeiro e Mika Lins. Com Maria Ribeiro.Direção e cenografia: Mika Lins. Iluminação: Caetano Vilela. Figurino e Trilha sonora: Maria Ribeiro e Mika Lins. Produtor da Live, Vídeo e Sonoplastia: Rodrigo Gava. Cenotecnia e objetos: Alejandro Huerta. Designer: Luciano Angelotti. Assessoria de imprensa: Morente Forte. Assessoria mídias digitais: Agencia Brain. Assistência, programação e operação de luz: Nicolas Caratori. Assistente de produção: Camila Scheffer. Direção de produção: Dani Angelotti. Realização: Cia Instável e Cubo Produções.
Serviço
De Fernanda Young.
Com Maria Ribeiro.
Direção: Mika Lins.
De 12 de setembro a 4 de outubro – Sábados e domingo às 20h.
Ingressos: A partir de R$20 com 20% da bilheteria doados a instituições de apoio à classe artística.
Classificação: 16 anos.
Duração: 50 minutos.
TEATRO PORTO SEGURO
Vendas exclusivamente on-line no site: http://www.tudus.com.br
Dúvidas: contato@teatroportoseguro.com.br
Atendimento pelo telefone (11) 3226.7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.
Cliente Porto Seguro: Na compra de um ingresso antecipado (até um dia antes) receberá um link extra de acesso para convidar alguém.
Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).
Siga o Teatro Porto Seguro nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/teatroporto
Instagram: @teatroporto
Deixe um comentário