A gente começa esse tour pela zona sul da cidade, que é para onde vai a maioria dos turistas que desembarcam na capital pernambucana. É lá onde se concentra a rede de hotéis, pousadas e hospedagens por Airbnb. Sem falar que mesmo com tubarões, a praia de Boa Viagem é uma das mais belas e famosas do país. Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Tio Pepe
Vamos começar por um que acho imperdível para quem mora ou visita a cidade. É o Tio Pepe que tem nada menos que 55 anos de funcionamento ininterrupto. Localizado em Setúbal, próximo a grandes hotéis e também à praia de Boa Viagem, o restaurante tem atraído cada vez mais turistas. E o perfil do estabelecimento é perfeito pra quem visita a cidade: ambiente cheio de elementos nordestinos, decoração super caprichosa, mesas em salão interno e também ao ar livre, com árvores garantindo sombra. Sem falar que o atendimento é de primeira e o sabor…hummm! Difícil até descrever. É um daqueles lugares que a gente chega e não tem a menor pressa pra sair.
Todo ano o restaurante destaca um ou mais pratos da casa. É o chamado Prato da Boa Lembrança, em que o cliente pede o prato de criação especial e leva pra casa um prato de louça decorativo. É uma ótima lembrança gastronômica e também do destino onde o restaurante está inserido, já que traz na sua pintura elementos da cultura local. E não é qualquer um que participa do Prato da Boa Lembrança não hein! É preciso ter aprovação pela Associação dos Restaurantes que elege os melhores pratos da região. Vale a pena conferir com o garçom qual prato a casa sugere blz?
O Restaurante Tio Pepe começou ainda na década de 60, na Avenida Boa Viagem, no Recife, com pratos à base de frutos do mar. Os primeiros clientes se deliciavam com o viveiro de camarões e lagostas vivos, prontos para serem grelhados. Hoje, o restaurante ajustou seu posicionamento inclinando para uma vocação de gastronomia mais regional, nordestina, com um toque contemporâneo, mas a grelha permaneceu como a marca registrada de muitos pratos.
Conhecido por Pepe, ele veio da Espanha para apostar no Brasil. Aqui se apaixonou por uma pernambucana, casou-se, criou quatro filhos e fundou o Restaurante Tio Pepe, que haveria de se transformar num marco da gastronomia recifense. Está inclusive entre os melhores restaurantes segundo a Revista Veja. Vai viajar e precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar AQUI!
O ambiente da casa é um convite a você passar o dia jogando conversa fora e provando as delícias do cardápio. A música é suave e no volume certo pra não atrapalhar o papo de ninguém; tem um pátio bem tropical arborizado e com itens na decoração bem criativos, ótimo pra quem gosta de fazer fotos em cenários diferentes. O terraço é ventilado e espaçoso, possui salas aconchegantes, plantas ornamentais.
Prepare-se pra ir com fome porque a fartura é grande hein! Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; e 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo, assim avisa o cardápio. E serve bem mesmo! Mas antes de começar, precisamos passear pelas entradinhas. O menu é bem variado. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, etc. Desta vez, provei um petisco que é chamado Cachoeira de Camarão. O nome remete à quantidade de camarão que vem “derramando” do recipiente para a bandeja, caindo em cima do molho do chef que é uma delícia! Super recomendo!
Tem pratos individuais como beef chorizo (02 acompanhamentos), espaguete ao mares (camarão ao molho de tomate), pescada amarela à muro alto (02 acompanhamentos), carne de sol em tiras (02 acompanhamentos, exceto arroz de camarão) e frango empanado (02 acompanhamentos). Você pode pedir também 1/2 prato (picanha, filé, carne de sol). No menu de carnes, picanha, carne de sol na brasa, filé acebolado, moranga do sertão (carne seca), filé a Parmegiana, porca vulcânica (03 acompanhamentos) e muito mais.
Se vai de frutos do mar, o famosíssimo Dona Pepa (filé alto de pescada amarela). Foi a minha escolha e é tiro certeiro viu? Uma de-lí-ci-a! Tem ainda camarão na moranga, peixe ao molho de camarão, peixe acebolado, peixe na brasa, peixada pernambucana e por aí vai…No menu de frangos, galeto desossado, frango tradição, frango à passarinho e o frango à tio pepe. A casa serve porções extras em muitos itens (salada, molhos, pirão, feijão verde, batata francesa, macaxeira frita, banana à milanesa, farofa de jerimum e muito mais).
Pra engordar, há uma enorme variedade. Só não ganha peso quem não quer! Pode sair de sobremesa um petit gateau (chocolate, doce de leite ou ninho), cartola (famosa sobremesa pernambucana que vem banana e queijo assados com açúcar e canela), queijo manteiga com mel de engenho, pudim de leite, doces caseiros (jaca, coco verde, mamão com coco), além de sorvetes e muito mais. Difícil é escolher!
A última novidade do cardápio a gente teve o privilégio de provar antes mesmo de ele ser incluído no menu: um prato que reúne macarronada artesanal italiana com molho delicioso, lagosta, camarão e peixe. Uma delícia! Para quem gosta de massas e frutos do mar é a combinação mais que perfeita.
O menu de bebidas é uma atração à parte. Entre jarras de sucos, soda italiana de maça verde ou frutas vermelhas, sucos especiais (mix de duas frutas), caipiroscas variadas (morango, abacaxi, seriguela, limão, uva, caju, etc), coquetéis de frutas, licores, conhaques, etc. Só não esqueça: se beber, não dirija! Alguns passeios pelo Nordeste já foram retomados e temos uma reportagem sobre isso, é só clicar AQUI! Ah, colocando nome do nosso site (ROTA1976) no código promocional você ganha 10% de desconto em qualquer um deles! Acessa no link acima!
Serviço:
Rua Almirante Tamandare n.170, transversal com a Rua São Franciso – Boa Viagem/Setúbal – Recife, PE
Brasil | CEP: 51030-090 – Fone: 55 (81) 3341-7153
Instagram: tiopepe.restaurantee
Entrega Delivery
Vasto Restaurante
Nova marca do Grupo Coco Bambu, o restaurante está localizado no Shopping Recife e conta com cardápio variado, com foco em carnes e sushis especiais. Como o próprio nome sugere, a casa preza pelo amplo, diversificado e abrangente. Esta é a primeira unidade no Nordeste, e a terceira operação da nova marca do Grupo Coco Bambu, que conta com dois endereços que fazem fama em Brasília e outro na festejada rua Haddock Lobo, em São Paulo. No Recife, mantém a característica de ambiente intimista e requintado. A ambientação é bem bacana e a comida tem inspiração americana. O nome é uma homenagem ao pai da proprietária que viveu na região de nome Vasto, na Itália.
A casa é dividida em três ambientes – salão principal, varanda e bar – que acomodam até 150 pessoas. O restaurante incorpora um conceito intimista, com foco na experiência do cliente com excelência no atendimento e é voltado para as mais variadas experiências gastronômicas: de um drinque com entradinhas no bar, passando por um jantar romântico a dois ou almoço reunindo amigos e família. Para isso, o cardápio apresenta um estilo variado, com destaque para os cortes bovinos de raça britânica, sushis de elevado padrão, saladas e sanduíches. O bacana é que mesmo situado no shopping, ele tem entrada independente pelo estacionamento e lá dentro você nem lembra que está num mall super movimentado. Dá pra fazer reunião de negócios ou ir de casal num clima romântico numa boa.
No capítulo de entradas, opções para todos os gostos e ocasiões, como arancinis com vieiras; avocado toast, que combina pão do tipo italiano com a fruta, ricota temperada, romã, rúcula e tomate cereja; queijo camembert à milanesa com mel trufado e nozes; carpaccio dos mares, reunindo cortes de salmão, polvo, camarão e peixe branco; e mexilhões à provençal. Na ala vegetariana, couve-flor assada com molho branco e pesto de coentro; palmito pupunha assado com alcaparras e milho doce com molho de especiarias picantes mais queijo parmesão.
Entre os pratos principais, brilham os cortes especiais bovinos de raças britânicas, sempre escoltados por batata-palha e salada coleslaw. Entre os cortes, contrafilé, prime rib, ribeye, t-bone, NY strip, costela dianteira e filé mignon em gramaturas que variam de 180g a 380g. O cliente pode pedir à parte acompanhamentos como o risoto de funghi, baião de dois, farofa de banana e purê de mandioquinha. O clássico filé à parmegiana também tem espaço no menu e chega à mesa guarnecido por massa capellini na manteiga de sálvia.
Na ala de frutos do mar, o prato de camarões do tipo pistola com risoto de limão-siciliano é opção perfumada e inesquecível. Na estrofe de sushis, as peças prezam pelo frescor dos peixes em preparos clássicos, como sashimis, niguiris, uramakis e tartar, em combinações arrebatadoras. Bom exemplo é o niguiri de atum com foie gras, o uramaki de lagosta com avocado mais massagô e amêndoas torradas, e o de lichia com foie gras. Já no rol de sobremesas, o blondie de pistache já chega com cara de sucesso, combinando brownie de chocolate branco e pistache mais sorvete de pistache.
Com onze lugares e um bar em formato ilha com um bartender exclusivo para os clientes do espaço, promete render bons momentos regados a drinques clássicos – como cosmopolitan, dry martini, gim tônica, manhattan, margarita, mojito, negroni e moscow mule – as combinações mixológicas, a exemplo do NY punch, à base de tequila, caju, limão, syrup de amêndoa e suco de maçã; e o acerola martini, com vodca, chambord, suco de acerola, licor, sumo de maracaujá, limão e laranja caramelizada. Já a adega da casa dispõe de mais de 160 rótulos, do Novo e Velho Mundo, com predominância de regiões produtoras de Portugal, Itália, Argentina e Chile. O Vasto Restaurante também conta com dois rótulos exclusivos, que levam o nome da casa, produzidos pela premiada vinícola gaúcha Casa Valduga. Ambos são varietais, o tinto com corte de merlot, e o branco, com chardonnay.
Na lista dos cuidados do portentoso projeto arquitetônico da casa, de inspiração novaiorquina, intensa renovação do ar-condicionado e projeto acústico robusto para garantir a melhor experiência sonora das apresentações musicais de jazz que acontecem diariamente durante almoço e jantar, a partir das 12h e 20h. Vai viajar e precisa reservar hotel? Clique AQUI!
Serviço:
Vasto Restaurante
Shopping Recife, ao lado do Coco Bambu
Informações e reservas: Via Instagram @vastorestaurante e (81) 3038.7080
Funcionamento: Almoço e jantar. De segunda a quinta, das 11h30 às 15h e das 17h à 0h. Às sextas e sábados das 11h30 à 1h, e aos domingos das 11h30 à 0h.
Coco Bambu
Com uma jornada respeitável e de muito sucesso, o grupo conquistou seu espaço junto ao público. Atualmente, a marca Coco Bambu é sinônimo de empreendimentos elegantes, com estruturas inovadoras, ambientes sofisticados e aconchegantes, além de opções no cardápio que agradam a todos os públicos. Pratos como o Camarão Coco Bambu, o Camarão Coco Brasil, o Camarão Internacional e a Rede de Pescador provam que frutos do mar são o carro-chefe da casa, mas o cardápio completo vai muito além, oferecendo também saborosas opções de carnes, massas, aves, peixes e sobremesas, surpreendendo os paladares mais exigentes. Os amantes de uma taça cheia também têm muito a celebrar: a Adega Coco Bambu contempla rótulos dos quatro cantos do mundo, além dos exclusivos e premiados vinhos Coco Bambu.
Além do menu, os números também impressionam. Afinal, chegaram à marca de 60 lojas, e o grupo segue à risca o cronograma desenvolvido para inaugurar ainda mais unidades, empregando mais de 5.000 colaboradores em 16 estados e no Distrito Federal do Brasil.
Serviço
Rua Dr. João Guilherme Pontes Sobrinho, 245, Boa Viagem, Recife
Informações e reservas: Via Instagram @cocobamburecife
Funcionamento: segunda à quarta das 11h30 às 15h e 17h à 0h; quinta a domingo das 11h30 à 0h.
Bode do Nô
Esta é pra quem curte uma pegada bem regional, principalmente se estiver buscando carne para sua refeição ou petisco. É o famoso restaurante Bode do Nô, que tem unidade também no bairro de Afogados, em Olinda (Bairro Novo) e em breve chega a João Pessoa, na Paraíba. Visitamos a unidade da zona sul do Recife. O ambiente é bastante agradável, com salão interno (climatizado) e externo. Este último espaço com direito a um mini lago com peixes e uma decoração que encanta principalmente as crianças.
A casa serve hambúrgueres, pizzas, e diversos pratos num cardápio bem variado. Mas como citei acima, a maioria vai atrás da carne de bode. Entre as opções, buchada de bode (acompanha pirão de buchada, legumes e arroz, serve três pessoas); bode na nata (chã de bode ao molho de nata ao leite, acompanha arroz, feijão branco, paçoca de charque, cuscuz e macaxeira frita); costela de bode, picanha de bode, entre outros.
Se não curtir o bode, nem se preocupe que a casa oferece outros tipos de carne, além de pratos à base de frutos do mar como camarão ao catupiry, filé de tilápia, moqueca de camarão, peixada e muito mais. No quesito petiscos, sai entre outras opções chapa de carne de sol com macaxeira e queijo frito, picanha, casquinho de caranguejo, espetinhos de carne, tripinha de porco, etc. É ótimo tanto para refeições quanto para aquele happy hour que a gente também adora! No horário de almoço, o salão interno é o mais disputado. Já no happy hour e jantar, a turma se joga nas mesas ao ar livre, que logo enche. Se for em grupo, vale fazer reserva ou chegar cedo ok?
Serviço:
Rua Dr. João Guilherme Pontes Sobrinho, 245, Boa Viagem, Recife
Informações e reservas: Via Instagram @bodedono e (81) 3455-0912
Funcionamento: domingo à quinta, de 11h à 1h e sextas e sábado das 11h às 2h; happy hour de domingo à quinta (16h às 19h) e sextas e sábados (16h às 18h).
Mangai
Com os pés firmes na raiz e cultura do Nordeste, o Restaurante Mangai, que já era muito famoso entre os pernambucanos que visitavam a Paraíba (onde existe uma unidade), trouxe para o Recife o melhor da gastronomia nordestina. Com unidades também em Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN) e São Paulo (SP), a casa já é sucesso também por aqui. Com uma atmosfera arrojada e aconchegante, o Mangai funciona na Avenida Domingos Ferreira, uma das principais vias de Boa Viagem. O restaurante é super espaçoso e na ambientação conta com diversos elementos que remetem ao Nordeste. O projeto foi assinado pelo arquiteto paraibano Léo Maia e paisagismo de Benedito Abud.
O Mangai, além do tradicional buffet, no almoço e jantar, com variedade de mais de 150 pratos, tem no lanche da tarde uma grande variedade de tapiocas, cuscuz, queijos, além de petiscos exclusivos, como camarões empanados, cestinhas de pastéis e espetinhos, e deliciosos pratos para compartilhar, como a Chapa de Camarão e Carne de Sol, e o Camarão Sertanejo. No buffet, super recomendo carne de sol na nata, filé de tilápia, purê de macaxeira e se já quiser encaixar uma sobremesa vá de banana caramelizada, uma de-lí-cia! Ah, os sucos são da fruta e também vale muito a pena experimentar, vá no de manga que é saborossísimo!
O cliente conta ainda com o Gelato Mangai que é produzido artesanalmente, diariamente, sem corantes e sem conservantes, agregando as técnicas italianas ao sabor nordestino. Os sabores mais pedidos são coco queimado, cocada, laranja-morango e manjericão, canjica com goiabada e doce de leite. E também está lá a tradicional Bodega Mangai, fazendo referência ao nome da marca, que era uma expressão usada antigamente em diversas cidades do interior nordestino, que significa “lugar onde você encontra de tudo um pouco”, o local conta com uma novidade especial: expositores de frios, carnes e frutas. Na Bodega, os clientes têm a praticidade de encontrar produtos variados e assinados pela marca, como doces caseiros, biscoitos, pães especiais, tortas e salgados. Juntinho do Mangai funciona também o Nau, do mesmo grupo, que é referência nos pratos à base de frutos do mar.
Serviço:
Av. Domingos Ferreira, 1910, Boa Viagem.
Funciona com atendimento presencial de segunda a domingo, das 11h30 às 22h; e no delivery Meu Xodó ou IFood e Take Away, de segunda a domingo, das 10h30 às 21h. Fone: (81) 99399.7733 e 3205-8455.
Deixe um comentário