Neste post, preparamos um roteirão gastronômico para quem for ao litoral do estado de Santa Catarina. Vamos começar pela cidade de Bombinhas, que é considerada um verdadeiro santuário natural, composta por uma península cercada por baías, costões, enseadas e nada menos que 39 praias pra gente se esbaldar de dar aquele tchibum! Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Vila Rooftop Bistrô & Lounge
Funciona no Rooftop do Vila do Centro Apart Hotel, bem próximo da praia do centro de Bombinhas. Tem cardápio bem variado. De entradas, arancini com queijo pecorino; camarão crocante, ceviche de peixe branco, couvert, dadinho de tapioca (com barbecue de goiaba picante), entre outras opções. Além de saladas, burrata e porções de mini pastéis, isca de peixe e por aí vai.
Entre as opções, camarão rooftop (grelhado, risoto de parmesão, cebola tostada, aioli, azeite de rúcula); polvo mediterrâneo (grelhado, guarnecido de batata rústica e vinagrete de azeitonas pretas, tomate cereja, cebola, roxa finalizado com páprica defumada). No quesito carnes, o mignon rooftop foi minha escolha (certeira), vem medalhão de filé mignon, guarnecido de risoto de parmesão, molho roti, finalizado com farofa crocante; tem também entrecot com fritas, mignon ou frango à parmegiana.
Dos risotos e massas, espaguete a carbonara, linguine rooftop, risoto caprese, risoto de camarão com zucchini ou risoto mingon. O restaurante serve ainda lanches, sanduíches, hambúrgueres, ciabatta, etc. Tem cardápio kids e entre as opções de sobremesa petit gateau. O local é bastante charmoso, atendimento super gentil e rápido, além de uma vista linda em volta. Para mais informações deste restaurante, é só clicar AQUI!
Tatuíra
E depois de uma manhã cheia de atividades fazendo trilha, passeio de barco, nada melhor que um almoço no capricho né não? Fomos pro restaurante Tatuíra. A casa onde ele funciona foi construída na década de 60 pelo Dr. Hans Muller e seus amigos apaixonados por pesca. Na época, o local era povoado por poucos pescadores e essa foi a primeira residência de veraneio da região. O médico e seus amigos deram grande contribuição à comunidade com orientações sobre saúde pública, distribuição de medicamentos, etc. Até que em 2005, a casa passou a abrigar o Tatuíra Petisqueira, mantendo ao máximo a estrutura original.
Indicado no guia 4 Rodas, Veja Comer & Beber, Revista Viagem, os pratos realmente são deliciosos! No menu, entre as últimas novidades está a pescada à moda do chef (grelhada, sobre cama de purê de batata-salsa, cogumelos salteados com alho poró e amêndoas). Para entradinha, que tal bolinho de bacalhau (tradicional português, feito com batata e bacalhau do Porto).
Entre os petiscos, camarão à tatuíra (salteados no azeite de oliva, alho e pimenta dedo-de-moça); polvo à espanhola, ostras gratinadas, pasteizinhos de camarão com queijo (10 unidades); casquinha de siri (unidade). E dos petiscos da terra, mignon na mostarda, frango ao curry, fritas, caldinho de feijão, etc. A casa serve também saladas e massas. Dos pratos pra compartilhar, caldeirada de frutos do mar, peixe à milanesa, bacalhau, etc. E de sobremesa, brownie da casa com sorvete, petit gateau, taça banoffe, etc. Tem cardápio kids ok? Para mais informações deste restaurante é só clicar AQUI!
Espaço Gastronômico Jardim Alquimista
Depois fomos para o Espaço Gastronômico Jardim Alquimista que reúne o Alquimista Burger e o Oliva Forneria num espaço muito aconchegante, super espaçoso, com parque infantil pra garotada, música ao vivo num ambiente bem familiar. O cardápio do Oliva sugere entre as opções de entradinhas crostini piccante ou tradizionale e diversos tipos de bruschetta.
Das pizzas especiais, Oliva, Burrata e Modena & Parma, servem a uma ou duas pessoas muito bem. Na lista das clássicas estão: marguerita, napoletana, quattro formaggi, calabresa, portuguesa, etc. A casa dispõe de saladas caprese, ceasar, búfala & parma e brie. Para quem curte uma boa dose de glicose como eu, as pizzas doces podem vir de banana & dulce de leche, nutella & gragolla, ciocolato, entre outras. A pizza individual tem 25 cm, já a que serve duas pessoas vem com 35 cm e pode vir em dois sabores. Serve diversos tipos de drinques, cervejas, shots e doses, além de sucos e vitaminas.
Dos burgers, anota aí algumas opções: burger shimeji (pão cervejinha, maionese artesanal, alface, hambúrguer 180g carne bovina, gruyère e shimeji na manteiga); tem burger suíço, espanhol BBQ, burger tradicional, frango burger, costela burger, e também sanduíches como o de costela e o italiano. Dos petiscos, muitos são à base de frutos do mar, como lula, isca de peixe, bolinho de camarão. Funciona de terça a domingo, das 18h à meia-noite. Para mais informações deste restaurante é só clicar AQUI!
Ah, e quem quiser conhecer um prato bem típico da região, anota aí que é imperdível comer o chamado Lambe Lambe. Mas tem que ser feito por gente que sabe real tá? O prato é originário da mistura entre os hábitos de colonizadores portugueses, de indígenas e até de piratas espanhóis que já tinham o costume de cozinhar arroz com frutos do mar.
Os mariscos são cozidos juntamente com o arroz e são servidos no prato dentro das conchinhas para que a gente mesmo abra e se delicie. Para acompanhar, uma farofa de banana ou outra que desejar cai super bem. E lá conhecemos uma pessoa maravilhosa que sabe muito desse e de outros pratos típicos da região. Para entrar em contato com Dona Rosiane, que cozinha divinamente esses pratos é só clicar AQUI!
Partimos agora para Porto Belo, outro destino cheio de belezas naturais, uma ilha pra gente chamar de nossa e também uma gastronomia muito rica. Lá, nossa indicação é para o restaurante Botequim 27 super tradicional, que fica bem no centro histórico juntinho do píer de onde pegamos barco pra fazer a travessia da ilha. Então, dá pra curtir o tour e na volta já parar pra almoçar.
Botequim Porto 27
Funciona num casarão construído em 1959. O imóvel foi todo restaurado e é lindo. Recomendo quando voltar da ilha fazer lá uma refeição ou curtir um happy hour. Possui pratos individuais com opções como salada de frango ou salmão, espaguete aos 4 queijos, al mare ou al pesto. Para compartilhar, salmão gratinado, camarão do botequim, parmegiana, peixe grelhado ou crocante, que vem com três acompanhamentos. Tem várias opções de drinks e cardápio kids. Eles também funcionam na parte superior como Pousada.
E se você for jantar aconselho já chegar antes do sol se pôr, pois é de lá um dos mais famosos de toda a região. A fama é tanta que eles costumam fazer temporadas gastronômicas com foco no pôr do sol, oferecendo entrada, prato principal e sobremesa com preços bem atraentes. Nos finais de semana costuma ter música ao vivo e aquela saborosa feijuca no sabadão. Para mais informações deste restaurante é só clicar AQUI!
Maria Chorona
E para jantar, nossa sugestão é o restaurante Maria Chorona, que funciona desde 2002 e tem uma vibe massa. Ambiente super bem decorado e com música ao vivo às sextas, sábados e feriados. Tem área interna e externa. Serve cervejas, batidas, sucos, caipirinha de frutas, etc. No menu de petiscos e refeições, são muitas as opções entre carnes, massas, mas fui de polvo e depois moqueca, ambos estavam uma delícia. Até porque o lugar combina muito com frutos do mar né não?
Serve vários tipos de chopp e cervejas, além de batidas (coco, morango, maracujá, abacaxi com leite condensado), sucos, caipirinhas, cachaças, tequilas etc. A casa costuma participar de festivais gastronômicos da cidade, oferecendo menu especial, a exemplo do sanduíche de polvo. Serve sopas, cremes, hambúrguer, isca de peixe, e mais uma infinidade de petiscos. É daqueles botecos que se a gente tiver com uma boa companhia pra bater papo passa longas horas por lá.
Tem capacidade para 130 lugares e recentemente lançou pratos executivos para almoço, das 11h30 às 14h30 com foco em frutos do mar (peixe, camarão, moqueca com preços promocionais). Música ao vivo rola de quinta à sábado, no melhor estilo MPB, Pop Rock, e nas terças e quartas-feiras tem stand up. Funciona para almoço das 11h às 14h30, de terça a domingo e feriados; das 17h à meia-noite, de terça à quinta; e das 17h `as 02h, de sexta a domingo. Para mais informações deste restaurante é só clicar AQUI!
Rincón Santa Fé
Seguimos então para Itapema, e depois de um tour para conhecer as praias lindas de lá, fazer trilha e subir no mirante do Encanto, tudo que a gente precisa é de um bom almoço né não? Por isso fomos direto ao restaurante uruguaio Rincón Santa Fé, que funciona no mall do Itapema Beach Hotéis e Resorts, que serve tanto aos hóspedes quanto aos visitantes. Tem capacidade para cerca de 100 lugares, com foco em tábua de carnes e parrilla.
O espaço é cheio de charme e com atendimento primoroso. No menu de entradinhas, bolinhos de arroz, mini pastel de carne, queijo provolone, entre outros itens. Tem saladas como a campesina (refrescante), a crioula (típica dos pampas), a galopeira (de batatas) e a sula (mix de legumes). Das carnes servidas são muitas as opções. Entrecot macanudo, sortidos de carne macanudo, entrevero, bife à doré, tornedor de filé mignon, picanha de cordeiro, carreteiro de charque, além de massas (penne, espaguete, fusillini, etc). Pra quem gosta de carne, lá é o paraíso. O sabor do pampa em Itapema.
A casa oferece ainda pratos vegetarianos, peixes, pratos executivos e um menu delicioso de sobremesas. Entre as opções, taça com ambrosia, sagu com vinho e creme, pudim de claras, doce de batata doce com nata e pêssego em compota com nata. Pra finalizar, cafés ou chás. É um ambiente bem agradável para uma reunião de trabalho, almoço de casal ou com amigos. Funciona todos os dias das 11h às 23h.
Cachaçaria Paiol
Nesta trip visitamos ainda a Cachaçaria Paiol do mais que famoso Bizuga, uma figuraça! São cachaças artesanais mais que testadas e aprovadas com a qualidade que a marca já representa. São nove tipos de cachaça no catálogo, tem de jambú, banana, cravo e canela, entre outras. A loja oferece vários tipos de composições dos produtos, uma excelente opção para levar uma lembrança da viagem e presentear quem é admirador da bebida. Em Itapema, a marca possui sete pontos de vendas. A destilação é feita num alambique e a produção/manipulação toda feita na sua loja sede.
Entre as que fazem muito sucesso está a Premium (blend de três madeiras) e a Extra Premium (12 anos no barril de carvalho). Conheci o Bizuga pessoalmente, ele que nos recebeu pra degustação e lá também pudemos provar alguns salgados e doces que ele produz como coxinhas, pastéis, bolinhos de queijo, tem até coxinha de chocolate, tudo uma delícia. Muita gente pede por encomenda para fritar em casa, outros levam tudo prontinho. No espaço tem ainda camisetas criadas pelo Bizuga com dizeres bem criativos. Vale a pena visitar, conhecer, degustar e levar produtos na mala. Para mais informações clique AQUI!
Saramentos
Da cachaça para o chocolate: hora de conhecer a loja Saramentos. A loja tem 5 anos, o espaço é lindo, super bem decorado e depois de tanto agradar aos olhos, difícil vai ser sair de lá sem provar ou levar pra casa algum chocolate. Tem uma infinidade de opções para agradar a qualquer paladar. Entre as opções, chocolate 45% cacau ao leite e zero lactose, fondue de chocolate pra você preparar uma noite bem especial com as frutas de sua preferência, chocolate zero açúcar, paçoca, tudo comandado pela Chocolate Maker e dona da empresa, Fabiana Saramento. A empresa tem opções de brindes personalizados, produtos especiais para cada época do ano como Páscoa, Dia das Mães, Natal, etc. Revendem para estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Maranhão.Para saber mais sobre a empresa e produtos, é só clicar AQUI!
Sophis Café
Vamos continuar engordando? Pois então, seguimos para a Sophis Bolos, que funciona dentro da unidade da Havan Itapema. São 5 anos de funcionamento e uma enorme variedade de tortas. Também serve salgados, mas quem vai pra lá sempre chega com os olhos na vitrine de tortas e elas são muitas viu? A mais procurada é a Síria, seguida da red velvet, Marta Rocha (vem com suspiro, ameixa e pêssego). Durante a semana, são oferecidas entre 10 e 15 tipos de tortas e nos finais de semana 24 tipos.
No menu, tem ainda quiche cremoso de linguiça Blumenau com alho poró salteado no azeite especial da chef; pão de queijo, sanduíches naturais, além de chás e cafés variados. Ah tem também chocolate quente, provei e é bem cremoso. Funciona todos os dias, das 9h às 21h. Para mais informações e encomendas é só clicar AQUI!
Intercity Hotel
Uma ótima opção de jantar é no restaurante do hotel Intercity em Itapema. Ideal pra quem não abre mão de conforto, requinte, qualidade no atendimento, e claro, sabor. Fica numa localização estratégica perto de grandes atrativos da região e atrai muitos empresários que estão na cidade a trabalho.
O restaurante atende aos hóspedes e também ao público em geral, oferece menu com carnes, massas, etc. Fui no medalhão de filé mignon, e estava uma delícia! O espaço tem um clima bem intimista, ideal pra quem quer um jantar a dois. Para mais informações deste hotel é só clicar AQUI!
Sofistic Hotel
E anota aí você que quer um café da manhã realmente diferenciado: Sofistic Hotel. O restaurante Alma é referência na cozinha internacional. Alta gastronomia e serviço de excelência num espaço pra lá de luxuoso proporciona aos hóspedes e visitantes uma experiência única. Além do café da manhã, funciona de terça a domingo, das 19h às 23h30.
Já no café da manhã, tem pianista tocando ao vivo um repertório que passeia pelos clássicos sem deixar de lado o contemporâneo, agrada a todos. A mesa de doces parece cenário de filme de tão linda. Difícil é escolher por onde começar. Presunto, queijos, pães, petit gateau, pastel de belém, tortas das mais variadas e até champagne. Para mais informações do restaurante é só clicar AQUI!
Para esta trip, o jornalista Fabiano Antunes, autor do site de viagens Rota1976.com e colunista de Turismo do jornal Folha de Pernambuco e das rádios Folha e Nova Brasil contou com apoio da Costa Esmeralda, que foi impecável na programação para que tivéssemos a melhor experiência possível, além da Secretaria de Turismo das Cidades visitadas e da Costa Esmeralda Convention Visitors Bureau.
Deixe um comentário