Neste post, vamos falar sobre nossa experiência gastronômica pela cidade maravilhosa. E quando a gente pensa em comida e Rio de Janeiro, já vem à cabeça a Confeitaria Colombo, afinal já são quase 130 anos de tradição! Mesmo que você não vá para refeição, vale a pena aquela passadinha pra um lanche e conhecer a casa com sua mobília, luminárias e arquitetura bem peculiar e cheia de história. Acompanhe gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Confeitaria Colombo
É patrimônio cultural e artístico da cidade. Não se pode contar a história deste estabelecimento sem associá-lo ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro. Por lá passaram muitos artistas e políticos como os ex-presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves, por exemplo. E se você tiver a sorte de ser atendido pelo seu Orlando Duque de 84 anos, dos quais 70 dedicados à arte de servir, vai saber mais sobre os bastidores dos tempos áureos do Rio. “Eu atendia políticos e também suas amantes, muitas vedetes de sucesso da época”. Dentre as personalidades que atendeu e tem orgulho está o ex-presidente Getúlio Vargas, a quem serviu cafezinho.
Se você for para fazer refeição e ocupar mesa, vale a pena fazer reserva com antecedência, às vezes tem fila de espera tamanha é a fama da casa. Se for algo mais rápido, pode consumir no próprio balcão e fazer fotos no térreo que também é lindo! Os espelhos são enooormes e dá pra ver bem os detalhes da arquitetura do lugar. A Confeitaria Colombo funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h; e aos sábados das 10h às 17h, no Centro do Rio. Instagram: @confeitariacolombo
Embaixada Carioca
Quem visita o Rio, certamente vai fazer o tour até o Morro da Urca, subindo no bondinho que liga a Praia Vermelha até lá. E aí vem nossa dica gastronômica: Embaixada Carioca. E neste visual incrível, vale a pena começar com as entradinhas. Entre as opções, pastelzinho de queijo minas, de carne e de camarão (todas com quatro unidades); espetinho de filé mignon, queijo coalho, abobrinha, e por aí vai. Tem ainda aipim frito, bolinho de bacalhau e batata frita.
A casa oferece ainda diversas opções de sanduíche, a exemplo do filé com queijo, pão com linguiça, frango com mostarda e mel. E para almoçar (11h30 – 17h), que tal picanha à brasileira (acompanha arroz, farofa de alho e cebola, molho à campanha e batata frita); bobó de camarão (arroz branco e farofa de dendê). Se quiser se jogar numa feijoada, tem opção para duas pessoas, às sextas, sábados e domingos, servida em panela de barro.
Para os veganos, diversos tipos de saladas como a Caersar com frango, mix de folhas frescas, e ainda risoto de quinoa com vegetais e shitake ou penne com molho de tomate e manejrição. E no menu de drinques, você tem uma variedade enorme de combinações e sabores, vale a pena experimentar! A Embaixada Carioca conta também com cardápio infantil. O espaço é bem arejado e com uma vista privilegiada do morro do Pão de Açúcar. Fica na Avenida Pasteur, 520, Morro da Urca. Funciona todos os dias, das 9h às 19h. Instagram: @embaixadacarioca
Churrasqueira Rio
Essa opção é pra quem gosta de fazer aquela viagem também na hora de comer. A Churrasqueira Rio funciona no coração de Ipanema com o gostinho típico da gastronomia mineira. A marca de Juiz de Fora existe há mais de 30 anos e chegou ao Rio em 2017. Em um ambiente charmoso e aconchegante, o pedacinho de Minas oferece opções excelentes de carnes na brasa, porções bem servidas e saborosas, além de um almoço executivo de ótimo custo-benefício, como manda a gastronomia mineira.
“Trouxemos para o Rio de Janeiro o que há de melhor na culinária de Minas Gerais. Conquistamos primeiro o estômago e o amor fiel dos juiz-foranos para então descer a serra e fazer com que cariocas e moradores da cidade sentissem a mesma paixão. Não é só sobre servir uma boa carne na brasa com acompanhamentos fartos e saborosos, é ter na essência nossa hospitalidade ímpar mineira com produtos e serviços de excelência”, conta João Zuddio.
Em um cardápio bem executado e com opções que deixam qualquer pessoa na dúvida do que escolher, a Churrasqueira contempla uma seleção de entradas especiais. Você pode sentir o gostinho de Minas ao pedir itens das Entradinhas Mineiras, como Bolinho de Arroz com Queijo Minas Curado e o tradicional Torresmão. Entre os destaques das Entradas na Brasa, linguiça de lombo duroc pork, Palmito Pupunha Assado na Brasa com Manteiga de Ervas e Queijo com Melaço de Cana são excelentes sugestões. Ainda há a opção tradicional de Minas, um feijão amigo com aquele tempero que é a tradução literal de memória afetiva.
Se estiver com amigos ou família, o cliente pode ainda começar a experiência com as Porções ideais para compartilhar. Nas sugestões, Costela de Boi Desfiada com Mandioca Cozida, Filé Mignon com Molho de Gorgonzola, além dos tradicionais Pasteizinhos nos sabores de queijo, catupiry, carne ou camarão , entre outras. Um destaque desta seção é a possibilidade de pedir metade das porções, em que o preço cobrado é 60% do original. O carro-chefe é a seleção de cortes na brasa que são excelentes pedidas não só no almoço, mas também no jantar. Quando assunto é corte especial de Black Angus, as opções Da Brasa, que já vêm acompanhadas de farofa e vinagrete, são: Tomahawk, Especial Picanha e Fraldinha Prime.
A Churrasqueira também oferece opções de cortes na brasa individuais, que se dividem em cortes especiais de Black Angus, Aves, Duroc Pork e Pescados. Nos cortes especiais, uma homenagem ao Rio é percebida no nome dos pratos, como o Vinícius 130, um suculento baby beef angus com fettuccine na fonduta de parmesão e o Rio 40º, um delicioso ribeye angus com arroz de brócolis, batata rústica, farofa de ovos com banana e vinagrete. Na seleção de aves, o Cariocando é a estrela da vez – um ½ galeto suculento servido com arroz branco, batata chips, farofa de ovos com banana e vinagrete, que casa super bem também com um típico pós-praia. Como Minas Gerais também é terra de carne suína, destaque para o Mineirinho, uma prime rib duroc servida com arroz branco, feijão tropeiro, couve e vinagrete. Todos os pratos da seção Cortes na Brasa Individuais são servidos diariamente no almoço e no jantar, mas aos fins de semana e feriados, somente após às 17h.
Para acompanhar os cortes é possível ainda pedir as guarnições da casa que servem duas pessoas. Entre os destaques, Feijão Tropeiro, Palmito Pupunha Assado na Brasa com Manteiga de Ervas, Cebola Palha e Arroz à Grega. Além disso, há opções de salada, como Salada de Palmito, Caesar e Salada Caprese. Todas essas opções de salada podem ainda serem servidas na metade por 60% do valor. Como é um restaurante também que recebe muitas famílias, outro destaque fica não somente para o espaço kids da Churrasqueira, como o menu infantil com 3 opções: Bombonzinho de Filé Mignon, Filézinho de Tilápia Crocante e de Coxas de Frango. As guarnições dos pratos do Churras Kids são arroz branco, batata smile, ovo cozido e feijão batido. Durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 16h, há o menu executivo com clássicos do cardápio, que são servidos com direito a entrada e sobremesa. Nas opções, é possível escolher entre 9 sugestões, como a Picanha Suína à Mineira, Baby Beef Angus na Brasa e Capitão de Alcatra Angus na Brasa. No menu executivo, ainda é possível trocar as guarnições por legumes grelhados, salada de palmito, salada caesar, farofa de ovos, mac and cheese e arroz integral.
Para finalizar a experiência mineira da forma doce como tem que ser, destaque para os Profiteroles e Banana Flambada com Sorvete de Creme. Fui no banana flambada e não me arrependi, é uma delícia, de comer rezando! E o prato é finalizado e montado na própria mesa. Para beber, além de sucos naturais e mate da casa, o grande destaque fica para o chope artesanal Antuérpia com diversas experiências novas para o paladar de cada cliente, reforçando o sabor vindo diretamente das montanhas de Minas.
Os amantes de cerveja podem pedir um Kit Degustação, onde escolhe 4 chopes, com 80ml cada, além de uma vasta seleção de cervejas, como Munich Dunkel, de cor marrom bem escuro e de aroma elegante com presença de malte tostado, notas de chocolate, café e lúpulo levemente presente e Tabla Ipa feito com uma seleção de oito lúpulos americanos com amargor intenso e equilibrado ao mesmo tempo e com notas de cítrico, floral e frutado. Os pratos também podem ser harmonizados com uma excelente opção de vinhos de sua adega com rótulos de espumantes, brancos e tintos. Este último com opções nacionais e importadas do Chile, Argentina, Portugal, Espanha, Itália e França. Fica na na Rua Vinicius de Moraes, 130, Ipanema – Rio de Janeiro. Funciona das 11h30 às 23h de segunda a domingo. Mais informações pelo: (21) 3689-1009. Instagram: @churrasqueira_rio
Churrascaria Palace
Outra opção para quem gosta de carne é a Churrascaria Palace, que fica bem ao lado do famoso Copacabana Palace. Fundada em 1951, é a mais tradicional da cidade. Localizada em Copacabana, e conhecida internacionalmente pelo seu autêntico estilo carioca, surgiu no período dos Anos Dourados junto à Bossa Nova. O estilo musical faz parte da trilha sonora do ambiente, também homenageado com o painel “Santa Ceia da Bossa Nova”, exposto no salão da churrascaria.
A equipe da Churrascaria Palace é formada por funcionários de longa data, que buscam oferecer o melhor atendimento, com a simpatia já reconhecida como especialidade da casa, realmente um diferencial na arte de servir. A culinária diferenciada, o ambiente requintado e a excelência do atendimento já garantiram diversos prêmios de excelência, como por exemplo Melhor Carta de Bebidas da Revista Prazeres da Mesa; e a melhor Churrascaria pela Veja Rio em 2021.
O rodízio da Palace inclui carnes nobres, frutos do mar e peixes. Cortes criados pela casa se destacam, como a Picanha Borboleta, Paleta de Cordeiro ao Douro e a Costela Prime. Detalhe é que muitos cortes criados no Palace nos anos 80 depois se espalharam pelo país.
Para quem gosta daquele toque francês no sabor do cardápio, este é o lugar. Visitamos a unidade da Juliete Bistrô Art Déco do Shopping Rio Design Leblon. Inaugurado em abril de 2021, mostra em sua essência, o poder da força feminina: seja nos detalhes da decoração ou na elaboração dos nomes de cada prato do cardápio. Em um charmoso ambiente, cheio de detalhes, o moderno e vintage unem-se a um cardápio que é uma verdadeira viagem à Europa sem precisar sair do Rio de Janeiro. O menu, com pratos modernos que não abrem mão da pegada clássica dos bistrôs, conta com criações que prometem conquistar ainda mais os clientes pelas combinações de texturas, ingredientes e sabores.
Nas entradas, o destaque vai para o Rockefeller Center, uma homenagem a um dos mais importantes pontos turísticos de Nova York. O prato é uma tartine de focaccia de fermentação lenta que pode ser pedida em dois sabores: queijo brie com mel e lascas de amêndoas (uma versão vegetariana) ou presunto de parma com geleia de abacaxi. Além disso, destaque também para Music Hall, opção vegetariana, um vol-au-vent de cogumelos com creme boursin e molho funghi e Assiette Juliette – Caponata, creme boursin com limão siciliano, duo de queijos artesanais brasileiros com geleias, mel cru e charcuteries do dia.
Na seção de cocottes com focaccias de fermentação lenta, uma das sugestões é o Edifício Novo Mundo, uma homenagem ao prédio Art Déco no Centro do Rio, preparado com creme bechamel e parmesão, molho de pimentões vermelhos assados, cubos de frango grelhado e bacon artesanal. Os highlights do menu não param por aí. Entre os pratos principais, na seção Bistrô, o Hotel Leblon é um linguine ao creme mascarpone, Marsala e cogumelos frescos, com camarões VM à Provençal e Castel Béranger, um risoni ao molho funghi com mascarpone, Marsala e cogumelos frescos, que é uma homenagem à construção Art Nouveau francesa. Nas sobremesas, o Edifício Guahy, um famoso prédio Art Déco em Copacabana, chama a atenção pelo seu preparo: mousse de chocolate meio amargo com sorvete de frutas silvestes.
A carta de vinhos do Juliette Bistrô Art Déco reúne rótulos de diferentes locais do mundo, fugindo dos clássicos e priorizando os pequenos produtores, além dos vinhos orgânicos e naturais. É possível pedir taças (180ml), pichets (375ml) e garrafas (750ml) de vinhos como dos orgânicos Los Médonos Chardonnay (Mendoza, Argentina), Los Médonos Malbec (Mendoza, Argentina), e o brasileiro orgânico da Casa Valduga, Espumante Arte Brut. Os amantes de um bom vinho branco podem ficar na dúvida entre os 7 rótulos da carta, como o natural e orgânico Estival, de Canelones (Uruguai), que pode ser pedido em três diferentes versões: Traminer, Chardonnay e Moscato Bianco e o Pedro Jaques, da região portuguesa chamada Beira Interior.
O Juliette Bistrô Art Déco foi desenvolvido por Sálua Bueno, economista por formação e com vasta experiência acadêmica em análises voltadas para o campo de comportamento do consumidor, que ocupa os cargos de Restaurantrice e Sommélière. Sálua atuou como COO da Blumar, empresa referência em turismo receptivo no Brasil, experiência fundamental para que ela ganhasse o know how necessário para ingressar em desafios próprios. Hoje, é fundadora e sócia do Amélie, rede que conta com seis unidades de restaurantes no Rio de Janeiro. Em paralelo, à expansão deste voo resultou no Juliette, onde existe a busca de alinhar sabor, charme, modernidade e acolhimento com todos os atributos interessantes que encontrou em suas viagens.
O restaurante fica no Rio Design Leblon, na Av. Ataulfo de Paiva, 270 / 3º Piso, no Leblon. Funciona todos os dias, das 12h às 22h. Intagram: @juliette_bistro
Kebab Shop
Da França para o Líbano, que tal? Na região da carioca, o restaurante serve o famoso sanduíche libanês que chama a atenção com o cozimento lento feito em espetos giratórios. Tradicional e autêntica iguaria da gastronomia árabe, o kebab ganha espaço no Rio de Janeiro com a abertura do Kebab Shop no Centro. Criada pelos sócios Gonçalo Carvalho, um português, e o libanês Moux Ariss, o restaurante possui um cardápio enxuto e está localizado no Menezes Cortes, um dos prédios mais famosos da região.
“A ideia de criar o Kebab Shop foi de trazer não só as lembranças do Líbano, mas também a cultura e gastronomia de seu sabor marcante para o Rio de Janeiro. O Kebab Shop tem como proposta ter um ambiente moderno e descolado, sem deixar de lado a tradição de uma gastronomia tão marcante e clássica”, comentam os sócios.
O famoso sanduíche árabe começa a ser preparado com as suas carnes marinadas em temperos especiais por um dia e, depois, finalizadas em cozimento lento. Um dos destaques da Kebab Shop é justamente a finalização da carne em espetos giratórios que chamam a atenção dos clientes. Nesses espetos, a carne cozinha lentamente, deixando-a suculenta e saborosa para montar o sanduíche, que é servido no pão árabe ou no pão folha. O menu da Kebab Shop apresenta uma seleção especial de combos: frango, falafel e carne são as sugestões de sabores que são servidas no pão árabe com bebida e batata frita. Caso o cliente queira, é possível trocar o pão árabe por folha com acréscimo de R$5.
Os mesmos kebabs dos combos podem ser degustados individualmente, escolhendo apenas o tipo de pão (árabe ou folha) ou se pode ser servido no prato com fritas e molho. Nos sabores, frango no pão árabe ou no pão folha, falafel no pão árabe ou no pão folha, carne no pão árabe ou no pão folha e misto no pão folha.
A novidade também são os kebabs servidos em bowls com arroz, molho e salada. Nos sabores, destaque para o bowl de frango, carne, falafel e misto. Para aqueles que querem incrementar ainda mais o sanduíche, é possível adicionar extras, como queijo, falafel, molho no potinho e batata frita. Funciona na Rua São José, 35, Centro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Instagram: @kebabshop.br
Eme Arte e Gastrô
Anota bem esse aí porque quando a gente preza pelo sabor não dá pra deixar ele pra depois. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, traz clássicos do cardápio e também novidades. Inaugurado em 1968 como Beco do Carmo, passou por uma reforma e mudança de nome em 2017, ressurgindo como EME Arte e Gastrô. “O local tem 53 anos de histórias e já foi palco de grandes eventos, sempre direcionados para ações sociais, como distribuição de alimentos. Nossa outra grande paixão é a associação da arte com a gastronomia. Isso se mostra na nossa decoração que mistura peças clássicas com objetos de garimpo de diversas feiras de antiguidade. Destaque para os nossos quadros de cubos e vidros e mobiliários assinados, que estão sempre em movimento. Já vendemos diversas peças da nossa decoração. Claro que algumas não tem preço, pois são insubstituíveis, como o jogo de café da minha bisavó, todo folheado a ouro.” conta Bottino Natale, chef e sócio do restaurante.
No cardápio, assinado pelo chef Bottino Natale, os clientes podem se deliciar com um incrível amuse-bouche de boas-vindas. De entrada, sugestões como Camarão Crocante, especiarias, couscous e chimichurri e Brie recheado com tomate seco e trufas, molho périgueux. Entre as opções principais, a Cavaquinha Grelhada, creme de lagostim e champagne, linguine de pupunha e ervas. Opção leve e saborosa! Ainda no menu de frutos do mar, o filé de peixe grelhado com legumes crocantes e ervas é uma excelente pedida.
Bottino é apaixonado pelo mar e preza por trazer sempre peixes e frutos do mar frescos para o cardápio. “O meu pai até hoje comanda a maior distribuidora de pescados do Rio de Janeiro, responsável por abastecer o nosso restaurante e diversos hotéis estrelados da cidade. Nossa comida é recheada de afeto, acaricia e alimenta o corpo e alma”, conta. Outro prato que se destaca é o Medalhão de filé mignon ao vinho bordeaux com batata sarladaise. Fui nesse e é simplesmente per-fei-to! Uma das novidades é o “EME por menos do dia”: diariamente, o chef cria um prato ou traz um clássico do cardápio por R$47 (ref. Abr 2022). Uma excelente opção para o almoço com bom custo benefício.
Para quem não dispensa uma boa massa, a dica é pedir o ravioli de cogumelos selvagens ao molho alfredinho. De sobremesa, o delicioso Arroz Doce Thailandês com caramelo e flor de sal. Uma outra opção especial é o crocante de chocolate belga com surpresinha do chef. Neste verão, o restaurante conta ainda com uma carta de drinks nascida da união de Bottino com sua filha Catherine Wong Bottino, designer de joias da marca Catherine Wong. A carta autoral foi planejada e montada como se fosse uma verdadeira coleção de jóias, em que é possível observar o cuidado nos mínimos detalhes, como, por exemplo, as taças e os gelos temperados.
Entre as cinco opções, temos o Gin Rainbow inspirado na Linha Over The Rainbow e é preparado com Gin Beefeater Pink, geleia de frutas silvestres, gelos aromáticos de frutas vermelhas e perfume de alecrim; já o Gin Esmeralda é inspirado na pedra preciosa de mesmo novo e é uma releitura do Gin Tonica clássico, com limão, gelo aromatizado de alecrim, zimbro e canela. Enquanto a Caipi Tanzanita é inspirada na pedra de mesmo nome é feita com uva roxa, vodca, açúcar de canela e gelo de hortelã, o Diamonds Bubbles tem sua inspiração nos diamantes, sendo feitos com espumante e sorbet de limão siciliano. Para finalizar, outra pedra preciosa, o citrino, é fonte de inspiração para Catherine e Bottino. O Citrino Shot é preparado com Nespresso, Cointreau, gelo de especiarias e laranja desidratada.
Fica na Rua do Carmo, 55 – Primeiro Andar, Centro (tem uma placa bem sinalizada no térreo informando o acesso por elevador ao restaurante. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 17h. Instagram: @eme_arteegastro
Hamburgueria da Alfândega
Hamburgueria da Alfândega: loja no Centro do Rio é destino certo para quem procura por um blend diferenciado e localização estratégica perto de pontos turísticos da região. Especializada em hambúrgueres artesanais, foi criada pelo português Gonçalo Carvalho em 2016. Na época, o boom deste segmento deu à charmosa loja no Centro visibilidade pela qualidade e sabor de seus produtos. Perto de um dos pontos turísticos mais importantes do Centro do Rio, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Hamburgueria da Alfândega possui um cardápio que oferece sanduíches assados em churrasqueira, em que o blend é feito com peito de boi e fraldinha moídos no dia.
Entre as escolhas, os fãs de um bom hambúrguer podem conhecer os “Especiais da Alfândega”, como o Clandestino “o Hambúrguer”, feito com blend 160g, pão de batata, cheddar temperado, bacon crispy, alface, tomate e molho da casa. Já o Confiscado Agridoce é produzido com blend 160g, pão australiano, queijo brie, bacon, rúcula, geléia de damasco ou cebola caramelizada. Outro destaque é o Volcanic Fucking Cheddar com blend 160g, pão de batata, banho de cheddar, fatia de bacon, alface, picles, tomate, cebola caramelizada e molho da casa. Desta seção do cardápio, todos os hambúrgueres podem ser servidos também com duplo ou triplo burger.
No cardápio da Hamburgueria da Alfândega, uma das coisas que chama atenção do cliente é a possibilidade de montar o próprio hambúrguer do jeito que quiser, escolhendo o tipo de pão (australiano ou batata), o ponto da carne, tipo de queijo (prato ou cheddar) e ingredientes (cebola caramelizada, picles, tomate e alface). Além disso, é possível adicionar extras, como maionese, mais queijo, bacon, queijo brie e queijo crocante. Ao personalizar seu sanduíche, o cliente consegue também escolher se deseja um só um hambúrguer, duplo, triplo ou até mesmo vegetariano feito com grão de bico. Para acompanhar, chips, fritas com cheddar e bacon, batata rústica são algumas das opções.
Em um ambiente amplo, com decoração descolada e moderna nos dois andares, o toque final da experiência pela hamburgueria é feito com os milkshakes da casa que adoçam a visita. No cardápio, é possível escolher duas opções de milkshakes, nos sabores Oreo (fui neste e é uma delícia!) e Frutas Vermelhas. “Estamos próximos dos principais pontos turísticos do Centro, localização perfeita para quem está turistando pelo Centro ou até mesmo a trabalho. Ao criar a Hamburgueria da Alfândega, quis trazer a ideia de um blend perfeito, suculento e saboroso, mas sem complicação. Aquele hambúrguer descomplicado que todo mundo gosta”, conta Gonçalo.
Funciona na Ra da Alfândega, 7 – Centro, nas segundas-feiras, das 11h30 às 17h; terça-feira a quinta-feira, das 11h30 às 21h; sextas-feiras, das 11h30 às 22h; e sábados, das 17h às 22h. Instagram: @hamburgueriadaalfandega
Tutto Nhoque
Um reduto onde a essência italiana se faz presente unindo gastronomia, arquitetura e sabor. Este é o Tutto Nhoque, inaugurado em 2018, em Botafogo. A casa vem conquistando uma legião de apreciadores de uma boa massa, chamados carinhosamente de Tuttolovers. Da famosa e chamativa porta vermelha na agitada São Clemente, o restaurante cresceu e expandiu para mais uma unidade no charmoso bairro do Jardim Botânico. Recentemente, a Tutto inaugurou sua primeira loja na Barra da Tijuca, localizada no famoso Barra Shopping. À frente do cardápio, esta a chef Helena Murucci que, em 2017, juntou-se à dupla Rudy Leite e Guilherme Mendes para dar início à Tutto Nhoque.
Como traz em seu próprio nome, a grande estrela do cardápio são os nhoques, uma das massas mais famosas da Itália, terra da família da chef Helena. No cardápio, a casa oferece não só nhoques de massas 100% artesanais e frescas, como também deliciosas entradas, pizzas, opções de saladas e sobremesas. Para começar a experiência Tuttolover, as entradas são excelentes sugestões. Um dos carros-chefes é a Burrata Apúlia, um medalhão de burrata envolvida em massa da casa com tomate confitado, sem falar nos Cogumelos di Capra, feitos com cogumelos paris recheados com queijo de cabra e ervas frescas.
Na ala dos nhoques, a variedade de opções chama a atenção dos clientes. Dentre os sabores, é possível experimentar o de batata, batata baroa, aipim, batata-doce, abóbora, ricota e espinafre, batata roxa, banana da terra e azeitona. Já os molhos servidos são sugo, bolonhesa, carne de panela, ragu de linguiça, bechamel, ragu de cordeiro, creme de queijo, camarão com espumante, ragu de rabada e ragu de carne de jaca.
A finalização dos pratos já é marca registrada da Tutto. Bem no balcão, aos olhos dos clientes, a massa pode ser finalizada dentro do delicioso grana padano ou com um irresistível queijo raclette derretido. Os dois modos são dignos de um clique totalmente instagramável. Além disso, é possível também adicionar os toppings, como crispy de presunto cru e crispy de panceta. Novidade no cardápio, as lasanhas têm conquistado o público pelo sabor e apresentação. Nos sabores, é possível pedir uma Lasagne al Vulcano de Costela, Lasagne al Vulcano Bolonhesa, Lasagne al Vulcano Gorgonzola e Espinafre ou a Lasagne al Vulcano de Bacalhau.
Além dos nhoques, é possível experimentar os risotos, como o Risoto de Leitão Assado e Limão, Risoto de Camarão, Risoto de Funghi e o Risoto Manzo de Grana Padano. O cardápio da Tutto também completa Spremuto de Costela, uma costela bovina cozida em sua própria marinada e servida com molho do cozimento, a Carne Assada da Nonna e Costolette, uma costela suína com toque de gengibre e pimenta dedo de moça.
À noite, diariamente a partir das 18h, a Tutto Nhoque apresenta também um cardápio de pizzas. Novidade nas casas, as pizzas carbone têm feito sucesso. Enquanto a Paradiso Nero é feita com uma massa preta exclusiva com base em carvão ativado e especiarias recheada com queijo boursin, mel infusionado com dedo de moça, nozes e rúcula, a Burrata al Carbone também é elaborada na massa preta com molho da casa, seleção de queijos, meia burrata, molho pesto e manjericão fresco.
Dentre as pizzas tradicionais, destaque para a Marguerita Tutto, Burrata al Pesto, Crudo com Rúcula, Panceta alla Crema, entre outras sugestões. Para finalizar, Cucino di Nutella (massa de fermentação lenta recheada com Nutella e pé de moleque de castanha de caju), Dolce Nero (brigadeiro de colher com crocante de Oreo), Tiramisù, Latte al Limone (base de massa de pizza, doce de leite e raspas de limão siciliano) e Pizza de Amêndoas com KitKat são as opções de sobremesas.
Não é só a variedade do cardápio que chama a atenção da Tutto Nhoque. A arquitetura também é um dos grandes destaques. A Tutto Nhoque Jardim Botânico impressiona com seu pé direito alto e uma mistura de ambiente rústico com clássico. As paredes de tijolos e a escada estilo industrial contrastam com o enorme lustre bem no meio do salão principal. O segundo andar conta com um teto transparente que dá ao restaurante uma vista para o Cristo Redentor. Na entrada, as mesinhas na varanda já dizem que é um ambiente mais descontraído para os clientes aproveitarem a casa.
Já em Botafogo, a chamativa porta vermelha e o bougainville rosa contrastam com as luzes da agitada rua São Clemente, em frente ao metrô. O ambiente é acolhedor, com mesinhas no corredor que leva ao fundo do restaurante. A cozinha em aço apresenta vidro fosco, exibindo um modesto contato com o salão. A unidade Barra Shopping, recém-inaugurada, é a maior unidade com 150 lugares e uma charmosa varanda ao ar livre.
Bisneta de italianos que desembarcaram no Brasil para trabalharem nas lavouras de café, Helena Murucci foi acostumada a ver massas serem abertas e colocadas como um lençol em cima da mesa de casa por sua tia avó. “A cozinha sempre foi uma área de livre acesso e, muitas vezes, ajudei a cortar o macarrão com as outras crianças”, lembra, carinhosamente Helena. Relações Públicas de formação, em 2014, deixou o meio corporativo. Pesquisando novos negócios, a paixão pela gastronomia italiana falou mais alto e, assim nasceu a Murucci Massas Artesanais, com produção inicial caseira. Helena comprava ingredientes pela manhã e produzia e entregava canelones, lasanhas e outros produtos na parte da tarde para os restaurantes clientes.
Em 2017, se juntou aos empreendedores Rudy Leite e Guilherme Mendes e teve início a Tutto Nhoque. “Na época fazíamos feiras gastronômicas e iniciamos um pequeno delivery na Zona Norte do RJ.”, conta Helena Murucci. Em 2018, o trio abriu primeiro restaurante em Botafogo e, em 2019, o segundo no Jardim Botânico. Em 2022, foi inaugurada a maior loja, no Barra Shopping. O Tutto Nhoque JB Funciona na Rua Visconde da Graça, 63, Jardim Botânico. Funciona todos os dias, das 12h às 22h. Instagram: @tuttonhoque
Origens
Esta dica é pra quem estiver pela área da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Antes de um dia de kitesurf, abasteça-se com o café da manhã do restaurante Origens, que funciona no térreo do Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro. Oferecendo cozinha internacional, este elegante estabelecimento atende também quem busca refeições como almoço e jantar ou simplesmente um happy hour. Serve pratos de frango, carne e frutos do mar. Se não estiver com disposição para uma refeição completa, você pode relaxar com um coquetel no bar do lobby.
O Origens oferece pratos internacionais para as três refeições do dia, começando com nosso buffet de café da manhã, que inclui ovos mexidos, carnes de café da manhã, quatro tipos de queijo, frutas, doces, pães variados, iogurte, chá, leite e quatro tipos de suco natural. O ambiente acolhedor torna este local o local perfeito para almoços de negócios ou jantares em família, e o menu diversificado oferece opções para todos os paladares, desde pizzas especiais e bifes fartos a frango grelhado e peixe fresco.
Ideal também para encontro com colegas de trabalho num coquetel pós-reunião. Saboreie um copo de uísque no descontraído bar do saguão, ou ainda as bebidas mistas especiais. O bar serve salgadinhos, vinho, cerveja e bebidas não alcoólicas, como refrigerante e café expresso. Funciona das 6h às 10h (café da manhã), e das 11h30 às 22h (almoço e jantar), diariamente. Fica na Av. Evandro Lins e Silva, 600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Instagram: @radissonriodejaneirobarra
*Para este tour, o jornalista Fabiano Antunes contou com apoio da C&A (que o veste), além do Rio Convention e Visitors Bureau, Liga de Guias e JW Transportes.
Deixe um comentário