Coletivo A Digna encerra circulação do espetáculo E se Fôssemos Baleias? de graça no Galpão do Folias!

O coletivo A Digna apresenta as últimas sessões do espetáculo E se fôssemos baleias?, dramaturgia indicada à 35° edição do Prêmio Shell, finalizando o percurso contemplado pelo EDITAL PNAB n° 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 2, 3 e 4 de dezembro no Galpão do Folias, na Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília.

Fotos Divulgação: crédito Noelia Nájera – cedidas pela Assecom do Espetáculo

“Nesta circulação, decidimos fortalecer os espaços de teatro de grupo, apresentando em teatros gestados por artistas que dedicam suas trajetórias de vida à construção de territórios mais democráticos na cidade”, afirma o coletivo. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Obra

A obra, escrita por Victor Nóvoa e dirigida por Fernanda Raquel, aprofunda a crítica à mercantilização da vida e dos afetos, tema que atravessa a Trilogia do Acúmulo. Em cena, as atrizes Ana Vitória Bella e Helena Cardoso dão corpo a uma trabalhadora de um centro de distribuição de uma big tech que, depois de sonhar que é uma baleia, rompe a engrenagem que captura suas horas, seus gestos e sua própria percepção de existência.

Capitalismo

“O capitalismo de plataformas captura as nossas experiências de vida e as transforma em dados comercializáveis para grandes empresas. Tudo aquilo que sentimos, pensamos e desejamos se transforma em mercadoria. Não somos mais apenas consumidores, mas o próprio produto que é consumido”, explica o coletivo. “A única personagem da peça, duplicada pela presença de duas atrizes – estratégia que nos ajuda a multiplicar as perspectivas – não consegue mais seguir com sua rotina diária depois de ter vivido a experiência de um sonho e percebe que a vida pode ser muito mais que a mera reprodução da máquina capitalista”, completa a diretora Fernanda Raquel.

Dinâmicas

Essas novas dinâmicas sociais e de trabalho mudaram a forma como nos relacionamos social e politicamente. “Michel Foucault tem uma frase bem interessante sobre os corpos dóceis. Ele diz que quanto mais um corpo produz, menos ação política ele tem no mundo”, contextualiza A Digna.

A encenação minimalista, com cenografia de Renan Marcondes e figurinos de Joana Porto, cria um universo poético, que destaca de forma sutil a transformação dos corpos, utilizando materiais que possam brincar com os efeitos luminosos. A trilha sonora original, a cargo de João Nascimento, e a iluminação de Matheus Brant, desempenham papéis essenciais na criação deste universo onírico.

Mapa

Pensando em ampliar o acesso ao espetáculo, o coletivo desenvolveu o Mapa para Experiência, material acessível criado especialmente para o espetáculo. O recurso reúne orientações e elementos visuais que permitem que todas as pessoas, neurodivergentes ou não, vivam a experiência teatral com conforto e autonomia.

Ficha Técnica

Idealização e realização: Coletivo Teatral A Digna. Dramaturgia: Victor Nóvoa. Direção: Fernanda Raquel. Elenco: Ana Vitória Bella e Helena Cardoso. Produção: A Digna Produções. Trilha sonora original: João Nascimento. Direção de arte: Renan Marcondes. Iluminação: Matheus Brant. Figurinos: Joana Porto. Assistência de figurino: Rogério Romualdo. Colaboração poética: Maria Thaís. Colaboração nos movimentos: Dresler Aguilera. Assessoria para mídias sociais: Jorge Ferreira. Assistência de produção: Giovanna Clara. Operação de som: Thiago Schin. Operação de luz: Letícia Nanni e Matheus Brant. Adaptação para o Mapa para a experiência: Thiane Lavrador. Diagramação do Mapa para a experiência: Tiago Barizon. Fotos: Noelia Nájera.

Serviço

Espetáculo E se fôssemos baleias?

Dias 2, 3 e 4 de dezembro – Terça e quarta, às 20h; quinta às 18h e 20h.

No dia 03/12 após o espetáculo ocorrerá um bate-papo com Maria Fernanda Vomero e Welington Andrade.

Duração: 60 minutos.

Classificação: 10 anos.

Galpão do Folias

Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília, SP.

Ingressos: Grátis.

Capacidade: 100 lugares

Este projeto foi contemplado pelo EDITAL PNAB n° 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativa e Ministério da Cultura. #ProAC2024

Não esqueça que a gente também tem um canal no Youtube com programas super especiais pelo Brasil e Mundo afora, clica AQUI e já se inscreve pra receber as notificações de novos vídeos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros