O coletivo A Digna apresenta as últimas sessões do espetáculo E se fôssemos baleias?, dramaturgia indicada à 35° edição do Prêmio Shell, finalizando o percurso contemplado pelo EDITAL PNAB n° 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 2, 3 e 4 de dezembro no Galpão do Folias, na Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília.

“Nesta circulação, decidimos fortalecer os espaços de teatro de grupo, apresentando em teatros gestados por artistas que dedicam suas trajetórias de vida à construção de territórios mais democráticos na cidade”, afirma o coletivo. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!
Obra
A obra, escrita por Victor Nóvoa e dirigida por Fernanda Raquel, aprofunda a crítica à mercantilização da vida e dos afetos, tema que atravessa a Trilogia do Acúmulo. Em cena, as atrizes Ana Vitória Bella e Helena Cardoso dão corpo a uma trabalhadora de um centro de distribuição de uma big tech que, depois de sonhar que é uma baleia, rompe a engrenagem que captura suas horas, seus gestos e sua própria percepção de existência.
Capitalismo
“O capitalismo de plataformas captura as nossas experiências de vida e as transforma em dados comercializáveis para grandes empresas. Tudo aquilo que sentimos, pensamos e desejamos se transforma em mercadoria. Não somos mais apenas consumidores, mas o próprio produto que é consumido”, explica o coletivo. “A única personagem da peça, duplicada pela presença de duas atrizes – estratégia que nos ajuda a multiplicar as perspectivas – não consegue mais seguir com sua rotina diária depois de ter vivido a experiência de um sonho e percebe que a vida pode ser muito mais que a mera reprodução da máquina capitalista”, completa a diretora Fernanda Raquel.

Dinâmicas
Essas novas dinâmicas sociais e de trabalho mudaram a forma como nos relacionamos social e politicamente. “Michel Foucault tem uma frase bem interessante sobre os corpos dóceis. Ele diz que quanto mais um corpo produz, menos ação política ele tem no mundo”, contextualiza A Digna.
A encenação minimalista, com cenografia de Renan Marcondes e figurinos de Joana Porto, cria um universo poético, que destaca de forma sutil a transformação dos corpos, utilizando materiais que possam brincar com os efeitos luminosos. A trilha sonora original, a cargo de João Nascimento, e a iluminação de Matheus Brant, desempenham papéis essenciais na criação deste universo onírico.
Mapa
Pensando em ampliar o acesso ao espetáculo, o coletivo desenvolveu o Mapa para Experiência, material acessível criado especialmente para o espetáculo. O recurso reúne orientações e elementos visuais que permitem que todas as pessoas, neurodivergentes ou não, vivam a experiência teatral com conforto e autonomia.

Ficha Técnica
Idealização e realização: Coletivo Teatral A Digna. Dramaturgia: Victor Nóvoa. Direção: Fernanda Raquel. Elenco: Ana Vitória Bella e Helena Cardoso. Produção: A Digna Produções. Trilha sonora original: João Nascimento. Direção de arte: Renan Marcondes. Iluminação: Matheus Brant. Figurinos: Joana Porto. Assistência de figurino: Rogério Romualdo. Colaboração poética: Maria Thaís. Colaboração nos movimentos: Dresler Aguilera. Assessoria para mídias sociais: Jorge Ferreira. Assistência de produção: Giovanna Clara. Operação de som: Thiago Schin. Operação de luz: Letícia Nanni e Matheus Brant. Adaptação para o Mapa para a experiência: Thiane Lavrador. Diagramação do Mapa para a experiência: Tiago Barizon. Fotos: Noelia Nájera.
Serviço
Espetáculo E se fôssemos baleias?
Dias 2, 3 e 4 de dezembro – Terça e quarta, às 20h; quinta às 18h e 20h.
No dia 03/12 após o espetáculo ocorrerá um bate-papo com Maria Fernanda Vomero e Welington Andrade.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 10 anos.
Galpão do Folias
Rua Ana Cintra, 213 – Santa Cecília, SP.
Ingressos: Grátis.
Capacidade: 100 lugares
Este projeto foi contemplado pelo EDITAL PNAB n° 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia e Indústrias Criativa e Ministério da Cultura. #ProAC2024
Não esqueça que a gente também tem um canal no Youtube com programas super especiais pelo Brasil e Mundo afora, clica AQUI e já se inscreve pra receber as notificações de novos vídeos.










Deixe um comentário