Museu do Amanhã: tour virtual por este símbolo do Rio de Janeiro

Que tal fazer um tour virtual pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro? Neste período de isolamento social, a gente não deve viajar, mas dá pra curtir muita coisa mundo afora sem sair do sofá da sala. Este simbólico atrativo da cidade maravilhosa tem suas portas abertas por meio da tecnologia. Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Foto: Reprodução Site

Expo

Premiada com o Grand Prix de bronze na categoria Exposição temporária e com mais de 250 mil visitantes, Pratodomundo – Comida para 10 bilhões, que ficou em cartaz no Museu do Amanhã em outubro de 2019, está de volta, agora em ambiente online. Numa aba do lado esquerdo você tem todos os itens da exposição e vai passeando por ela. Se você tem viagem inadiável e precisa reservar hotel, é só clicar AQUI!

Foto: Reprodução Site

Mensagem

A exposição parte do desafio de como alimentar 10 bilhões de pessoas, o número estimado da população mundial na década de 2050, com diversidade na produção, respeito ao meio ambiente e qualidade nutricional. Também pretende refletir sobre como devemos enfrentar os desafios das mudanças climáticas, a redução da biodiversidade, extremos como a fome e a obesidade e a distribuição desigual dos alimentos. Na mostra, o público conhece algumas alternativas, como o cultivo em regiões pouco exploradas (tundra, oceanos e desertos), além do consumo de alimentos como algas, insetos e plantas comestíveis não convencionais.”

Reflexão

Propõe a reflexão sobre como podemos ter uma alimentação com qualidade nutricional, respeito aos limites ambientais da sustentabilidade e também a diversidade de produção. O tour virtual é uma chance de levar esse conteúdo para além do Rio de Janeiro, para o Brasil e pra quem mais tiver interesse nesse conteúdo em português.

Foto: Reprodução Site

Áreas

A exposição é dividida em cinco grandes áreas: “A cultura do comer”, que vai mostrar como nossos hábitos de alimentação estão se globalizando, com fluxos intensos, enquanto a pressão dos mercados está padronizando certos tipos de alimento, gerando perda de agrobiodiversidade; “Novas fronteiras agrícolas”, que destaca locais alternativos que já produzem alimentos mas que terão de intensificar essa produção; “Tecnologias”, sobre técnicas para aprimorar a genética e os nutrientes dos alimentos e sua maior resiliência às mudanças climáticas; “Saúde e sociedade”, que aborda a qualidade das dietas globais, a importância de se aproveitar os alimentos integralmente e as alternativas no consumo de proteínas, como insetos, fungos e algas; e, por fim, “Comida para o amanhã”, onde o visitante se torna o protagonista para resolver alguns desafios para a alimentação de um planeta superpopuloso. Para acessar o tour virtual basta clicar AQUI!

Foto: Reprodução Internet

Museu do Amanhã

É um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu do Amanhã já recebeu mais de 4 milhões de visitantes desde a inauguração. Siga a gente também no Youtube, tem entrevistas bacanas com personalidades sobre viagens e dicas de destinos. É só clicar AQUI!

Compartilhe