Pra quando puder viajar: existe dia ou hora pra comprar passagem aérea mais barata?

Quem gosta de viajar sabe que são muitas as dicas que se espalham por aí sobre melhor dia da semana ou hora para comprar passagem aérea. Quem nunca entrou nos sites de empresas de aviação no meio da madrugada atrás de uma pechincha? Pois bem, muita gente fala que é melhor dia da semana é a terça ou quarta-feira e de madrugada. Será? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!


Madrugada

É uma grande lenda essa história de que compra de passagem aérea é mais barata de madrugada do que em horário comercial. As companhias ajustam seus valores conforme ocupação dos voos e não em relação ao dia ou hora da semana. Portanto, o melhor mesmo é estar sempre acessando os sites de venda e fazendo simulações dos destinos que pretendemos ir. Pode haver promoção de madrugada, mas as chances de encontrá-la é a mesma do que em qualquer hora do dia ok? Um dica é baixar os aplicativos de compra de passagem e ativar as notificações, aí você é informado na hora que lançam promoção e vai correndo pra garantir seu lugar. É assim que faço!

Antecedência

Outra tese gira em torno de que “quanto maior a antecedência da compra, mais barata a passagem”. As companhias aéreas começam a vender as passagens entre 10 e 11 meses antes dos voos. Não há como saber em qual momento os preços sobem ou descem. Mas “pesquisas” indicam que existe maior possibilidade de o preço estar em baixa entre 3 e 4 meses antes da data do voo, quando as companhias costumam baixar preços para garantir que o avião embarque com lotação. Claro que em alta estação, período de feriados prolongados e férias escolares achar uma promoção é missão quase impossível ok? Se você tem viagem inadiável e precisa reservar hotel, é só clicar AQUI! 

Onde comprar

Muita gente fala que é mais barato comprar passagem no site da companhia aérea e não nos demais sites de venda ou agências de viagem. Nem sempre. A regra é mesmo pesquisar e quem quiser comprar pelo menor preço vai ter que acessar todas essas opções e anotar o valor de cada uma. Faço isso sempre. Já comprei passagem aérea em site que não era o da companhia que eu ia viajar e o preço foi realmente mais em conta. Por que isso acontece? Porque muitas vezes o site ou agência compra da companhia aérea uma quantidade grande de lugares e com muita antecedência o que garante a eles preços mais em conta. Aí quando postam à venda conseguem oferecer um valor muitas vezes menor que o da própria companhia, que já está cobrando mais caro pela mesma passagem.  Entre os sites de venda estão: Submarino Viagens, Viajanet, Decolar, Maxmilhas , Almundo, Melhores Destinos. Um vantagem de comprar passagem internacional por agências on lines brasileiras é que não é preciso pagar IOF que seria cobrado em compra internacional.

Modo Anônimo

E aí, quem já usou o navegador no modo anônimo para comprar passagens mais barata? Será que é real essa história de que é preciso usar o navegador assim quando for pesquisar os preços para que as companhias não subam os valores ao perceberem que o viajante está interessado em viajar naquelas datas. A gente acredita que isso não é real porque a empresa não ganharia nada aumentando o valor quando descobrisse o interesse da pessoa uma vez que ela iria rapidamente pra outra plataforma de venda. Você pode até testar mas comigo nunca funcionou!

Relacionamento

Uma dica que sempre funciona comigo é ter bom relacionamento com pessoas que trabalham em companhias aéreas, no setor de vendas. Se tiver algum amigo ou parente, estreite esse laço de aproximação. Você passa a ter uma ótima fonte de pesquisa de preços. Depois de pesquisar sempre em vários sites, costumo mandar um zap pros amigos que trabalham no setor e então comparo os preços. Normalmente são bem mais em conta, Acredito que por conseguirem tirar alguma taxa…não sei..mas comigo funciona!

Siga a gente também no Youtube, tem entrevistas bacanas com personalidades sobre viagens e dicas de destinos. É só clicar AQUI!

 

Compartilhe