Gastronomia amazonense: onde comer em Manaus

Quem vai a Manaus e não vai provar a rica gastronomia da região? Todo mundo quer se jogar e provar um pouco de tudo, dos temperos aos peixes, passando pelas frutas mais exóticas. A gente só quer ex-pe-ri-men-tar! Durante nossa trip, visitamos alguns estabelecimentos para conhecer o sabor da comida de lá! Neste post vou contar tudo sobre a experiência.

manaus
Peixe Pacu assado, típico da região

Tambaqui de Banda

Juntinho do Teatro Amazonas, no centro da capital amazonense, está o restaurante Tambaqui de Banda, nome do mesmo peixe típico da região e que faz o maior sucesso por lá! Já adianto que ele é enorme, e como o próprio nome sugere, o prato chega com uma “banda” de peixe mesmo. O peixe é assado na brasa e sem espinhas, acompanha baião de dois, arroz, farofa e vinagrete. Para duas pessoas custa 60 reais e para 4, 110,00 (ref.mar 2019).

manaus

Tem ainda caldeirada, que é a costela e lombo cozido com batata, ovos e vegetais, acompanha arroz e pirão. E a moqueca que vem a costela e lombo cozido no azeite de dendê e leite de côco, acompanha também arroz e pirão. Mas antes de provar o famoso Tambaqui de Banda comi por sugestão do chef o caboclo enrolado (6 unidades, 21,90 ref. mar 2019), é uma delícia! Não deixe de pedir. Precisa de hospedagem em Manaus? Então clica AQUI e te levamos pro Local Hostel, que é massa e tá com uma promoção especial para nossos leitores: você insere o código ROTA1976 e ganha 10% de desconto na reserva feita até dezembro.

manaus

São rolinhos de banana pacovâ frita recheados com pirarucu seco regogado (peixe típico de lá) e cream cheese. Entre as outras entradas estão, bolinho de peixe, pastel, tacacá (iguaria do Norte do Brasil feito com tucupi, jambu – aquele “negócio” que deixa a língua dormente – goma e camarão.

manaus

O restaurante serve ainda saladas (tambaqui, tradicional e camarão), espetinho de pirarucu, peixe jaraqui (acompanha baião de dois ou arroz, farofa e vinagrete); pacu assado e filet mignon acebolado. De sobremesa, petit gateau, pudim de leite, banana frita, etc. No quesito bebidas, não poderia falta sucos de cupuaçu e taperebá.

Tacacaria Amazônica

manaus
Esse bolinho de peixe é ÓTIMOOOOO!

Outro restaurante bem bacana é a Tacacaria Amazônica, que funciona há 6 anos também super perto do Teatro Amazonas. Tem capacidade para atender 60 pessoas, no térreo e no primeiro andar. A maioria do público é estrangeiros, gente de todo mundo, principalmente francês, americano e alemão. O carro-chefe da casa é a costela de tambaqui frita, em seguida, vem o tacacá na segunda posição de pedidos da cozinha.

MANAUS

Os pratos servem de 1 a 3 pessoas na maioria. Para entrada, peça bolinho de peixe com pimenta de cupuaçu adocicada. O ambiente é bem agradável e o atendimento foi rápido! E que tal almoçar ou jantar na beira do rio, com uma vista incrível? Se você não quer desviar o olhar da natureza nem na hora de comer, vá no Sun Paradise, restaurante flutuante que fica próximo à Praia de Ponta Negra. Pra chegar lá, até vai de uber, mas eles não pegam viagem voltando de lá, então ou você já deixa a volta agendada com eles ou então vai ter trabalho pra voltar pro centro de Manaus.

Sun Paradise (Flutuante)

MANAUS
Isca de peixe Pirarucu, confesso que comi duas vezes!

Dá pra ir de ônibus até uma marina e de lá pegar o barco pra o restaurante, vão te cobrar de acordo com a distância até lá. A marina mais próxima do restaurante chama David. O rio tem por ali entre 8 e 10 metros de profundidade e pra não deixar ninguém parado tem DJ nos sábados (9h às 20h) e domingos (10h às 20h). O espaço é bem grande e comporta até 1,2 mil pessoas. Detalhe: lota nos finais de semana, já viu que é aquela azaração né? Banho, paquera e tambaqui é a combinação!

manaus
Drinques para combinar com o visú!

Funciona há três anos, a entrada em dias com dj custa 10 reais e o segundo lote 20 reais (ref.mar 2019). Se quiser algo tranquilo, vá durante a semana e dá pra curtir o lugar numa boa, sem barulho, na maior paz. Se quiser paquerar e curtir festa aí não tenha dúvida que é no fim de semana que você deve ir conhecer o flutuante. Quer saber TUDO sobre os passeios pela Amazônia (Manaus e Presidente Figueiredo), então não deixa de clicar AQUI, temos uma super reportagem!

Glacial Sorveteria

MANAUS
Mais de 70 opções de sabor!

A Glacial Sorveteria tem nada menos que dez unidades em Manaus, a maior delas fica no bairro Praça XIV, e a gente visitou para degustar alguns sabores. Mas é difícil provar de tudo: são 74 sabores de sorvete já pensou? Os que mais saem são sonho de valsa, tucumã e creme de cupuaçu. Tem de tapioca, melancia, chiclete, milho, e muitos outros que nem consegui provar.

manaus

Também faz sucesso lá as taças de sorvetes enormes! São várias opções. Numa freezer você tem uma espécie de vitrine para conhecer cada tipo de pedido. Entre as opções, taça colegial que vem com pêssego, ameixa, leque de biscoito, cobertura de morango e chocolate, chocolate quente e chantilly, além de granulado e jujuba. Ah, e duas bolas de sorvete escolhidas pelo cliente. É muito item né?

Serviço:

Tambaqui de Banda

Rua José Clemente, 596, Centro de Manaus ( bem juntinho do Teatro Amazonas)

Funciona todos os dias das 11h às 23h e tem delivery de terça à domingo para almoço (92 3236-5995)

Tacacaria Amazônica

Rua 10 de julho, 503, Centro de Manaus (também junto do Teatro Amazonas)

Funciona de segunda à sábado, das 10h30 às 22h30 e aos domingos das 13h às 21h

Flutuante Sun Paradise

Praia Dourada Marinho, Manaus

Funciona todos os dias, de segunda à sexta das 11h às 18h e sábados, domingos e feriados, a partir das 9h

Zap: 92 98408-5934

Glacial Sorvetes

Tem dez unidades, mais informações pelo site www.glacial.com.br e pelo 0800 092 0505

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros