Rafting no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas: aventura imperdível na Serra Gaúcha!

Se você está programando ir ao Rio Grande do Sul, bah! Rafting no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas: aventura imperdível na Serra Gaúcha! Neste post vou falar tudo sobre o parque que reúne diversas atividades de ecoturismo, pra quem gosta de aventura então, não dá pra não ir!

rafting

Empresa Central Sul: atua há 22 anos na região, oferecendo todos os passeios do parque!

Eco

Três Coroas tem esse nome por causa do pinheiro com três copas (coroas) que existia no vale do arroio Kampf, conhecida como cidade verde. São quatro parques de atividades ao ar livre. Todas essas atividades envolvendo ecoturismo (rafiting, rapel, tirolesa, arvorismo e paintball) deram fama ao Parque que atrai gente do mundo todo.

rafting

Percurso

Privilegiada com as corredeiras do Rio Paranhana, Três Coroas faz da canoagem uma de suas principais atividades que contribuem para o reconhecimento nacional e internacional. Distante 92 Km da capital Porto Alegre e 20 Km de Gramado, tem sua entrada principal pela rodovia RS-115, que liga a cidade de Taquara à Região das Hortênsias. O rafting é sem dúvida o atrativo mais forte do Parque das Laranjeiras. Abaixo falo sobre cada uma das atividades que experimentei.

Rafting

A atividade tem duração de 2h, sendo 1h30 na água. O bote comporta até sete pessoas (8 no máximo em havendo criança no grupo), menores a partir de 5 anos já podem curtir essa aventura, e não precisa saber nadar! Já na base da empresa todos os visitantes recebem junto ao bote as explicações sobre os diversos procedimentos: remar frente, remar trás, abaixar, etc. Lá também são informados posições dos pés, e colocação dos equipamentos de segurança como capacete e colete. Para não molhar o tênis você pode alugar um calçado de borracha apropriado para este esporte por 7 reais na própria empresa. E pra não voltar molhado pro carro, leve sua roupa para troca no final do passeio.

rafting

Equipe ajustando equipamentos de segurança

Seguimos de ônibus com o grupo até o local onde vamos entrar no bote. A aventura começa num cenário muito show de bola que é uma barragem abandonada! Você entra no bote com um paredão de água corrente massa! Dali em diante, vamos malhar braço: sim, todos são “convidados” a remar. E com sincronia hein! O nível da corredeira fica entre 2 e 3, quando a classificação vai até 6, ou seja, é um nível de aventura em que o risco é bem pequeno. O trajeto é feito com muita segurança podendo ser divertido para toda família.

rafting

Fizemos o passeio com a Central Sul Raft, que atua na região há 22 anos oferecendo diversas atividades. Durante o percurso fazemos alguma paradas para banho e atividades fora do bote, como por exemplo descer um trecho pequeno deitado sendo levado pela correnteza. Calma, não há risco de você ir embora rio abaixo. Há vários guias reunidos no local com cordas para “resgate”, em outro ponto a gente pode pular de uma rocha para fazer aquele gostoso “tchibum”. Rafiting no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas: aventura imperdível na Serra Gaúcha! Eu num disse?!

rafting

Fotos

E em alguns trechos, existem corredeiras com quedas de água, baixinhas, mas o guia já sabe o truque pra fazer a gente parecer que está num verdadeiro dilúvio, com água entrando no bote pra valer! É bem legal. Ao longo do trajeto, um fotógrafo está fazendo diversas fotos de todo o grupo e também individuais para quem quiser no final do passeio comprar ao preço de 40 reais (ref. fev 2019), recebendo entre 120 e 150 fotos do grupo. Caso queira a filmagem, uma GoPro está gravando toda aventura na frente do bote, você paga um valor de 60 reais (ref. fev 2019) e recebe a gravação num dvd.

Tirolesa

A atividade é desenvolvida de acordo com as boas condições técnicas e climáticas na região. Ventos fortes, chuva, incidência de trovoadas com raios, por exemplo, podem paralisar a atividade temporariamente ou total da tirolesa. O ingresso dá direito a apenas uma descida ok? O peso mínimo é de 20Kg e o máximo de 100kg. Precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar aqui!

A extensão da corda é de 200 metros, a uma altura de 35 m e uma velocidade que chega a 60km/h. É proibido fazer a atividade utilizando equipamentos como celular, máquina fotográfica, bolsas, etc. Suas mãos devem estar livres para sua própria segurança. No final do percurso você baixa os pés já sob o controle do guia que estará lhe esperando numa plataforma de madeira. Uma dica para fazer imagens suas no trajeto da tirolesa é pedir que quem vá na sua frente leve seu celular no bolso e filme ou fotografe quando você estiver chegando ao ponto final.

rafting

Ao fundo: barragem abandonada, como cenário do Rafting

Atividades

O parque oferece ainda outras atividades como Paintball, trilhas de 40 minutos e também de 4 horas, a depender de sua disposição, rapel (altura de 15 metros num paredão) e arvorismo (200 metros em 5 estações com dez atividades). Para agendar seu passeio, você pode entrar em contato diretamente pelo whastapp (51 9998-8867). Se você quer fazer todas as atividades que o local oferece o ideal é que durma por lá para dividí-las em dois dias para dar tempo. Dentro do parque existe a opção de camping ou de hospedagem em pousada.

Aquele ar de “preocupação” e um pokin de medo. Depois foi só DIVERSÃO!

A Central Sul Raft fica na Av. João Manoel Correa, 815, Sander – Três Coroas RS. Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Compartilhe