Reabertura de Noronha: uma das paradas obrigatórias é a Praia do Sancho, que lista entre as melhores do mundo!

A Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, já ganhou diversos títulos como a melhor praia do planeta! Não é exagero hein, um desses títulos veio da pesquisa divulgada pelo site de viagens TripAdvisor, que a colocou como única praia brasileira entre as dez mais bem avaliadas no mundo. Você acha que isso é por acaso? Não mesmo! No dia 10 de outubro a ilha reabre para todos os turistas e a praia do Sancho é parada “obrigatória” na ilha. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

Vista Panorâmica da Praia do Sancho!

Localização

Situada a oeste do Morro Dois Irmãos (aqueles famosos pelo pôr do sol, que todo mundo faz fotos com eles ao fundo) e a leste da Baía dos Golfinhos, a Praia do Sancho é ponto certeiro de todos os visitantes que desembarcam no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O lugar é realmente paradisíaco, mas dá mesmo um “trabalhinho” chegar lá. Se você tem viagem inadiável e precisa reservar hotel, é só clicar AQUI!

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

Como chegar

Para chegar até ela, é preciso alugar uma bike, moto ou mesmo um bugy. Ah, vale também ir de carona ou se tiver muita disposição fazer uma longa caminhada pelas estradas de terra até chegar ao ponto de entrada da praia. Ela faz parte do Parque Nacional Marinho, por isso o acesso é limitado e a preservação ainda maior.

Ticket

Para ter acesso a este ponto da ilha é necessário comprar o ingresso do Parque Nacional, que é único, pessoal e intransferível, sendo válido por 10 dias. Este cartão vale para visitar não só esta praia mas diversos outros pontos da ilha. Brasileiros pagam R$ 111,00 e estrangeiros R$ 222,00. Estão isentos crianças menores de 12 anos e brasileiros acima de 60 anos. Depois de apresentá-lo, você tem acesso a toda infraestrutura com chuveiros, lojinha de souvenirs e lanchonete. Para chegar à praia, você segue por uma plataforma de madeira super acessível a pessoas de qualquer idade e inclusive com dificuldades na locomoção.

O que levar

Sempre que fui à Praia do Sancho, levei minha mochila com biscoitos, água, sanduíche e até enlatados. Dá sim pra forrar uma canga e fazer um piquenique numa área de sombra perto das árvores que margeiam o morro. Claro que não dá pra esquecer do protetor solar, chapéu, óculos de sol. A maioria das praias de Noronha não têm serviço de vendas de bebidas ou lanches, então é preciso estar atento para levar o básico. E atenção: não esqueça de jogar lixo no lixo ok?

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

A escadaria

Passados alguns minutos de caminhada nessa plataforma que falei acima, chegamos ao mirante. Eis que chega o momento mais desafiador: descer as escadas instaladas entre duas formações rochosas. O lugar é bem estreito! Se alguém estiver subindo, você precisa esperar a pessoa terminar o trajeto pra poder descer. Só sobe ou desce uma pessoa por vez. São três lances (dois de ferro e um de pedra) que somam 40 degraus. Na alta estação dá até pra formar fila de espera.

Cuidados

A dica é descer devagar, degrau a degrau para evitar qualquer escorregão, ainda mais com os pés muitas vezes com areia e caçando sandálias. Por estar bem isolada, a praia é coberta por vegetação nativa e por lá muitos pássaros fazem seus ninhos. É fácil ver as espécies passeando sobre o paraíso. Você vai notar também uma infinidade de mabuias, as famosas lagartixas de Noronha, que estão por toda parte. Ao chegar na praia, feche bem suas bolsas, mochilas e sacolas, senão elas são capazes de pegar uma carona até seu hotel ou quem sabe cruzar o oceano.

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

A Praia

Vamos ao que mais interessa: a praia. O Sancho tem areia branquinha, mar normalmente calmo mas dependendo da época do ano as ondas chegam a ser bem altas. O mar verde-esmeralda tem águas cristalinas e permite que os visitantes usem o snorkel para admirar os diversos tipos de peixes e também as tartarugas e arraias que por ali passeiam com frequência. Quando você desde o morro, vai ver do lado direito da praia umas pedras maiores, por ali se concentram os turistas que querem usar o equipamento. Mas fique atento para não se empolgar demais com o visual e se deixar levar para a parte mais funda do mar. Existe correnteza e é preciso cuidado!

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

Arraias

Algumas vezes entrei na Praia do Sancho repleta de arraias, muitas filhotes. E aí todo cuidado é pouco para não pisar naquele bicho que se esconde na areia e pode picar com a sua cauda. Confesso que tive um pouco de medo tamanha era a quantidade de arraias. Alguns passeios pelo Nordeste já foram retomados e temos uma reportagem sobre isso, é só clicar AQUI! Ah, colocando nome do nosso site (ROTA1976) no código promocional você ganha 10% de desconto em qualquer um deles! Acessa no link acima!

Barcos

Na praia do Sancho também é permitida a parada de embarcações, portanto, é bem comum você visualizar lanchas e barcos de turismo ancorados. Os barcos saem da Praia do Porto e é uma oportunidade para o turista que está na embarcação curtir esta praia linda. Sim, ele pode pular e ficar por ali alguns minutos, dentro do combinado com o guia do tour.

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

Cachoeira

Pouca gente sabe, mas de fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício. A entrada para essas cachoeiras fica no lado esquerdo da praia do Sancho (pra quem desce do morro). Na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita à praia é proibida no horário entre 18h e 6h.

Tábua de Marés

É bom sempre ter cuidado com a tabua de marés dia a dia, pois se você for descer a Praia do Sancho pra de lá seguir para outras próximas caminhando pelas pedras (o que é perfeitamente possível) deve estar ligado no sobe e desce das marés para não entrar numa fria e ficar “preso” em algum trecho sem ter como voltar. Já aconteceu comigo (não me recordo em qual praia) mas o desespero foi tanto que de cima da rocha onde tentava me equilibrar em meio as ondas larguei tênis e tive que voltar sem eles. As rochas têm muito lodo e as ondas são fortes, qualquer acidente em certas áreas pode ser fatal. Não menospreze a informação da tábua de marés.

Praia em Fernando de Noronha: baía do Sancho entre as melhores do mundo!

As famosas mabuias: lagartixa que é a cara de Noronha

Cuidados nunca são demais. Atentos a tudo isso, o importante agora é curtir cada palmo dessa praia incrivelmente linda. Se o tempo médio de permanência na ilha for de 3 a 4 dias, sugiro que fique na praia do Sancho pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira. É suficiente para aproveitar este cenário cinematográfico e seguir para outro destino. Para você adquirir o cartão necessário para acessar o Parque Nacional Marinho é só clicar AQUI!

Um ajuda o outro

Viu como a gente te ajuda a planejar viagens? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

Compartilhe