Quem visita São Paulo, além de conhecer parques, museus, tem ainda a opção de fazer uma viagem gastronômica. A cidade oferece menu de toda parte do mundo, e isso não é exagero. Você encontra diversos restaurantes especializados em comida árabe, italiana, peruana, indiana, etc. Neste post vamos te ajudar a organizar seu cardápio de viagem. São Paulo: onde comer bem num lugar cheio de opções gastronômicas.
Mercadão
Que tal começar pelo Mercado Público Municipal, ou simplesmente, Mercadão? É um passeio imperdível. Para chegar lá, é bem fácil. Pegue o metrô mais próximo de onde você estiver e desembarque na estação São Bento (linha azul), é a mesma que leva a turma que quer fazer comprinhas na famosa Av. 25 de Março. Se este passeio estiver no seu roteiro de viagem então já faça as duas coisas no mesmo dia pra ganhar tempo.
Como Chegar
Ao descer na estação, saia pela Ladeira do Porto Geral, fica bem próximo ao Mercadão. Vai caminhando e não dá 5 minutos. Chegando no Mercado Público de São Paulo, prepare-se para provar de tudo quanto é fruta do mundo. Os vendedores vão pedindo pra você provar de tudo um pouco e o que está em alta agora é morango com damasco, que é uma delícia! Prove também tâmara, pitaya, lichia, entre outras frutas mais exóticas.
Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. Especializado no comércio de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. Porém, sua primeira função foi a de armazém de pólvora e munições. O espaço tem mais de 12 mil metros quadrados e abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos diariamente em seus mais de 290 boxes. Além disso, recebe semanalmente, cerca de 50 mil pessoas. Precisa alugar carro pra sua viagem? É só clicar aqui!
Imperdível
Cuidado pra não exagerar na empolgação e gastar além da conta, as frutas são doces, mas o preço é bem salgadinho. Não dá pra não provar o famoso bolinho de bachalhau ou o sanduíche de mortadela que vem com “infinitas” fatias. É realmente uma refeição ambos. O bolinho de bacalhau mais disputado lá é do restaurante O Famoso é Aqui, custa em média R$ 35 mas como falei acima vale por um almoço. O mercadão funciona das 6h às 18h e está sempre cheio de turistas por todo lado. Se quiser comprar temperos, queijos, lá é o lugar hein! Vai reservar hotel? É só clicar aqui!
Feirinha da Liberdade
Criada em 1975, a Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, ou apenas feirinha da Liberdade, no bairro de mesmo nome é uma tradição e tanto por aqui. Não tem um sábado ou domingo que não esteja completamente lotada! Localizada no bairro mais oriental da cidade, é fácil chegar até lá. Pegue o metrô e desça na estação Liberdade, a saída é numa praça onde já está a feirinha.
No início eram apenas artesanatos de origem japonesa, depois expandiu-se para mostrar artigos orientais, pratos típicos das culinárias japonesa, chinesa e de outras origens, além plantas, etc. Eventualmente montam até um palco e realizam eventos com apresentações culturais.
Sem dúvida, o setor de alimentação é o mais disputado. Difícil até caminhar por lá tamanho é o vai e vem de gente querendo provar de tudo um pouco. Entre as opções: yakisoba e yakibifun (macarrão de arroz), takoyaki e ebiyaki (bolinhos de polvo e camarão, respectivamente), guioza (bolinho de carne e vegetais), tempura, e baozi (pão recheado com carne e vegetais, cozido no vapor), frango xadrez e o yakimeshi (risoto chinês com ovos e presunto). Prove o doce de feijão Azuki, é uma das sobremesas mais conhecidas por lá. Por ali você também encontra restaurantes se não quiser comer na rua. Costumam estar cheios também! Funciona aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
Bixiga
No Bixiga você encontra uma grande variedade de restaurantes tipicamente italianos. Formado por imigrantes italianos, o bairro ganhou importância história e turística graças às suas cantinas e às festas de rua que promove. Massas, pizzas, lasanhas, difícil é saber o que comer diante de tanta variedade, mas uma coisa é certa: o que escolher, será de seu agrado porque tudo lá é muito bem elaborado. Avisei lá no início que em São Paulo é fácil comer bem!
Pela Cidade
Mas por toda parte Sampa oferece opções de gastronomia. No coração da cidade, por exemplo, na Av. Paulista (em frente à Fiesp) você encontra uma feirinha que funciona todos os dias, das 11h às 22h, oferecendo desde crepes, a sanduíches, churros, numa vibe bem turística com mesinhas e às vezes rola até uma música ao vivo. Dentre os estabelecimentos que valem a visita porque realmente a comida é uma delícia eu destaco o restaurante Huaco, que peruano e que funciona no charmoso bairro dos Jardins. No cardápio, ceviches, lulas, polvo, tudo uma delícia, vale a pena conferir!
Indiano
E o Tulsi Indian Cuisine, que nos leva literalmente à Índia. O restaurante funciona no Brooklin Novo e tem uma decoração toda voltada para o estilo indiano. O sabor é realmente único! Entre os campeões da cozinha está o chicken curry, que são pedaços de coxa e sobrecoxa de frango cozidas ao molho curry e especiarias. Ainda sobre o cardápio, tem filé de pintado servido ao moho de maça; cubos de carne servidos com creme de curry e nozes e de sobremesa pera cozida em caldo de cravo com sorvete e calda de chocolate. Ficou com água na boa né? Eu também!!!
Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!
Deixe um comentário