Sombras Milenares: exposição inédita na América do Sul chega ao Farol Santander

O Farol Santander, em São Paulo, recebe a exposição Sombras Milenares, inédita na América Latina. Sob curadoria de Antonio Curti e produção da Arte 3 e Aya Studio, a mostra propõe, por meio de nove obras e instalações, a materialização das sombras como manifestação artística, aliando tecnologia ao estudo da geometria, técnicas utilizadas pelo duo internacional HYBYCOZO. O Rota1976.com esteve lá em primeira mão e mostra tudo sobre a exposição. Só digo uma coisa: é imperdível! Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Crédito: Jorge Sato

Inédita

Algumas obras exibidas no Farol Santander SP são inéditas e foram desenvolvidas no modelo site-specific, ou seja, com design exclusivo e pensado de acordo com o espaço e características deste ambiente. Outros trabalhos do duo, que chegam pela primeira vez ao Brasil, já fizeram parte de mostras realizadas em cidades como Istambul, Dubai, São Francisco, Las Vegas e Nova Iorque. Formado pela cientista ambiental e artista visual Yelena Filiptchuk (Ucrânia), e pelo designer industrial Serge Beaulieu (Canadá), o HYBYCOZO é um projeto colaborativo de escultura e instalação artística que trabalha com obras em larga escala, compostas de maneira a harmonizar a experiência escultural e elementos como luz e sombra.

Crédito: Jorge Sato

Geometria

Por meio das obras do duo, o público será convidado a mergulhar em um ambiente onde a construção geométrica evoca estudos milenares sobre a sociedade e seus elementos místicos e físicos. A união de matemática, ciência e arte das peças desenvolvidas pelos artistas conduz os visitantes a uma experiência imersiva, análoga e atemporal. Dá vontade de ficar lá o dia todo observando cada movimento das sombras e ouvindo o som ambiente que nos convida a uma introspecção.

Crédito: Jorge Sato

“Estamos muito animados com a chegada de uma exposição internacional que foi desenhada exclusivamente para o espaço do Farol Santander. O HYBYCOZO traz consigo uma forma inédita de interpretar a arte, através da união e intersecção de sombras e luzes projetadas em objetos geométricos. As pessoas terão a oportunidade de conhecer símbolos sagrados que pertencem a história da humanidade”, diz Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Crédito: Jorge Sato

Mosaicos

Nove obras serão apresentadas na primeira exposição do HYBYCOZO no Brasil: Trocto, Rhombi, Ivov, Icozo, Dodi, Illuminati, Cylinder e Sunscope, além da obra em larga escala Star, que ficará no hall de entrada do Farol Santander.
O campo de estudo dos artistas se baseia na Estrutura E8 e na geometria sagrada. A primeira obra do duo, Trocto, é a representação da Estrutura E8 e do símbolo sagrado Cubo de Metatron, ícone observado já no século VII a.C., no Templo de Osíris, Egito Antigo, e em mosaicos romanos.

Crédito: Jorge Sato

Tridimensional

As inspirações para a realização dos trabalhos da dupla surgem em pesquisadores do campo do fenômeno geométrico, sendo eles artistas, químicos, matemáticos, filósofos ancestrais e artesãos. Do ponto de vista estético, o HYBYCOZO é inspirado pelo movimento da arte minimalista, light art, e pela arte em mosaico folclórico. O uso de sombras como arte deriva do conceito matemático conhecido como projeção dimensional. Ou seja, a sombra de um objeto aparece em uma dimensão a menos do que o próprio objeto. A partir da concepção de esculturas quadridimensionais, as sombras de HYBYCOZO são capazes de construir suas versões tridimensionais. “O conceito dos campos científicos, matemáticos e químicos, em conexão com a filosofia e os estudos ancestrais, potencializa o desenvolvimento de novas poéticas artísticas e de interpretações que possibilitam ampliar a consciência e compreensão do ser humano em relação ao universo e consigo mesmo. A arte existe para trazer significado à vida e transcender em experiências”, analisa Antonio Curti, curador da mostra.

O 20º andar do Farol Santander SP, que recebe a mostra, atenderá aos protocolos sanitários recomendados por autoridades de Saúde. O ambiente contará com distanciamento de até 1,5m, dispenser de álcool em gel, e higienização constante das obras, além de exigir o uso de máscara. Vai viajar e precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar AQUI!

Serviço:

Data: 22/10/21 a 06/03/22
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h**
** Horários sujeitos a alteração em virtude das determinações de autoridades
sanitárias. Consulte o site.

Ingressos: R$ 25 (visitação completa do Farol Santander).
Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/66583/d/101875 (vendas
também na bilheteria local)


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *