Tour Gastrô: Tio Pepe, o queridinho dos pernambucanos e dos turistas!

Localizado em Setúbal, próximo a grandes hotéis e também à praia de Boa Viagem, o restaurante Tio Pepe tem atraído cada vez mais turistas. E o perfil do estabelecimento é perfeito pra quem visita a cidade: ambiente cheio de elementos nordestinos, decoração super caprichosa, mesas também ao ar livre e com árvores garantindo sombra, atendimento de primeira e um sabor que é difícil descrever. É um daqueles lugares que a gente chega e não tem a menor pressa pra sair. Não à toa o Tio Pepe já funciona há mais de meio século. Precisamente: 55 anos! Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Ambiente super agradável e arejado

Prato da Boa Lembrança

Todo ano o restaurante destaca um ou mais pratos da casa. Este ano, o Prato Comemorativo é o Tio Pepe – Dona Jo (filé mignom com molhe de raízes, crocante de castanhas de caju, acompanhado de purê de batatas com alho poró). E o Prato da Boa Lembrança tem na sua Arte a cidade histórica de Olinda, um caranguejo que remete ao mangue beat, estilo musical criado pelo saudoso Chico Science. O prato é pintado à mão e lindo pra decorar. Pra comer, é servido arroz caldoso com alçafrão, lula, camarões, patola de caranguejo, leite de coco, temperinhos e ervas frescas. De comer re-zan-do!

O Prato da Boa Lembrança é muito mais que um simples recipiente de louça. É uma ótima lembrança gastronômica, e também do destino onde o restaurante está inserido, já que traz na sua pintura elementos da cultura local. E não é qualquer um que participa do Prato da Boa Lembrança não! É preciso ter aprovação pela Associação dos Restaurantes que elege os melhores pratos da região.

A partir da receita e sugestões enviadas pelo restaurante ao ateliê, as artes são criadas e enviadas para os chefs para aprovação. Depois disso, os artesãos, previamente treinados para a técnica utilizada, reproduzem os desenhos manualmente nas cerâmicas. Tudo com muita atenção aos mínimos detalhes, afinal, o objetivo é impressionar os colecionadores.

Ambiente interno da casa

O Início

O Restaurante Tio Pepe começou ainda na década de 60, na Avenida Boa Viagem, no Recife, com pratos à base de frutos do mar. Os primeiros clientes se deliciavam com o viveiro de camarões e lagostas vivos, prontos para serem grelhados. Hoje, o restaurante está localizado em Setúbal. Seu principal ajuste de posicionamento foi a inclinação para uma vocação de gastronomia mais regional, nordestina, com um toque contemporâneo, mas a grelha permaneceu como a marca registrada dos nossos melhores pratos.

José Garrido Cid (1913 – 1986)

Conhecido por Pepe, veio da Espanha para apostar no Brasil. Aqui se apaixonou por uma pernambucana, casou-se, criou quatro filhos e fundou o Restaurante Tio Pepe, que haveria de se transformar num marco da gastronomia recifense. Está inclusive entre os melhores restaurantes segundo a Revista Veja. Vai viajar e precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar AQUI!

Atendimento

O estabelecimento preza pelo convívio dos funcionários como se fossem uma grande família e os clientes também se sentem como numa reunião familiar tamanha é a simpatia no atendimento da equipe. No cardápio da casa também é visível observar quão humano é este restaurante. Um dos pratos carro-chefe da casa foi batizado de Dona Pepa. A funcionária existe e se auto intitula Diretora Superintendente da Gerência Geral e zela pelo bom humor da equipe. O prato é um Filé de Peixe delicioso.

Ambiente

O ambiente da casa é um convite a você passar o dia jogando conversa fora e provando as delícias do cardápio. A música é suave e no volume certo pra não atrapalhar o papo de ninguém; tem um pátio bem tropical arborizado e com itens na decoração bem criativos, ótimo pra quem gosta de fazer fotos em cenários diferentes. O terraço é ventilado e espaçoso, possui salas aconchegantes, plantas ornamentais. Até os banheiros são criativamente decorados e a cozinha dá pra todo mundo ver como funciona. Tudo na casa foi pensado milimetricamente para agradar aos clientes e isso é muito perceptível para onde você olhar.

Casquinho de caranguejo é de comer re-zan-do!

Cardápio

Prepare-se pra ir com fome porque a fartura é grande hein! Um prato completo serve bem 3 pessoas de apetite normal; 2 pessoas mais ou menos normais; e 1 pessoa, após 7 dias de spa brabo, assim avisa o cardápio. E serve bem mesmo! Mas antes de começar, precisamos passear pelas entradinhas. O menu é bem variado. No item engana fome, você vai encontrar entre outras opções casquinho de caranguejo (provei e super recomendo), caldinho de peixe (imperdível), feijão ou camarão, bolinho de bacalhau (super macio), arrumadinho de charque, agulha frita, etc. Desta vez, provei um petisco que é chamado Cachoeira de Camarão. O nome remete à quantidade de camarão que vem “derramando” do recipiente para a bandeja, caindo em cima do molho do chef que é uma delícia! Super recomendo!

Cachoeira de Camarão: vem com molho especial do chef!

Pratos

Tem pratos individuais como beef chorizo (02 acompanhamentos), espaguete ao mares (camarão ao molho de tomate), pescada amarela à muro alto (02 acompanhamentos), carne de sol em tiras (02 acompanhamentos, exceto arroz de camarão) e frango empanado (02 acompanhamentos). Você pode pedir também 1/2 prato (picanha, filé, carne de sol). No menu de carnes, picanha, carne de sol na brasa, filé acebolado, moranga do sertão (carne seca), filé a Parmegiana, porca vulcânica (03 acompanhamentos) e muito mais.

Prato Comemorativo: filé mignon com molhe de raízes, crocante de castanhas de caju, acompanha purê de batatas com alho poró.

Frutos do Mar

Se vai de frutos do mar, o famosíssimo Dona Pepa (filé alto de pescada amarela). Foi a minha escolha e é tiro certeiro viu? Uma de-lí-ci-a! Tem ainda camarão na moranga, peixe ao molho de camarão, peixe acebolado, peixe na brasa, peixada pernambucana e por aí vai…No menu de frangos, galeto desossado, frango tradição, frango à passarinho e o frango à tio pepe. A casa serve porções extras em muitos itens (salada, molhos, pirão, feijão verde, batata francesa, macaxeira frita, banana à milanesa, farofa de jerimum e muito mais).

Arroz caldoso com alçafrão, lula, camarões, patola de caranguejo, leite de coco, temperinhos e ervas frescas.

Sobremesa

Pra engordar, temos uma enorme variedade. Só não ganha peso quem não quer! Pode sair de sobremesa um petit gateau (chocolate, doce de leite ou ninho), cartola (famosa sobremesa pernambucana que vem banana e queijo assados com açúcar e canela), queijo manteiga com mel de engenho, pudim de leite, doces caseiros (jaca, coco verde, mamão com coco), além de sorvetes e muito mais. Difícil é escolher!

Sobremesa tipicamente nordestina: banana frita, queijo assado, açúcar e canela, a famosa cartola!

Bebidas

O menu de bebidas é uma atração à parte. Entre jarras de sucos, soda italiana de maça verde ou frutas vermelhas, sucos especiais (mix de duas frutas), caipiroscas variadas (morango, abacaxi, seriguela, limão, uva, caju, etc), coquetéis de frutas, licores, conhaques, etc. Só não esqueça: se beber, não dirija! Alguns passeios pelo Nordeste já foram retomados e temos uma reportagem sobre isso, é só clicar AQUI! Ah, colocando nome do nosso site (ROTA1976) no código promocional você ganha 10% de desconto em qualquer um deles! Acessa no link acima!

Deu água na boca aí também?

Serviço

Restaurante Tio Pepe

Rua Almirante Tamandare n.170, transversal com a Rua São Franciso – Boa Viagem/Setúbal – Recife, PE
Brasil | CEP: 51030-090 – Fone: 55 (81) 3341-7153

Compartilhe