Vale dos Dinossauros (PB): como chegar e o que encontrar no parque que guarda pegadas dos gigantes!

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação pertencente ao estado da Paraíba, criada em dezembro de 2002. Trata-se de um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, com a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo. Isso mesmo! Dinossauros…em plena Paraíba. E as pegadas são bem visíveis, parecendo até cenário de filmes. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

parque dos dinossauros

Extensão

A área é de 1.730 quilômetros quadrados, somando trinta localidades do alto sertão da Paraíba. Entre elas, as cidades de Souza, Aparecida, Cajazeiras, etc. O portal de entrada é mesmo pela cidade de Souza, de onde está distante apenas sete quilômetros. O acesso é pela PB-391 sentido Souza para Uiraúna. Precisa reservar hotel pra sua viagem? É só clicar aqui!

parque dos dinossauros

Localização

Distante 420 Km da capital João Pessoa, a cidade de Souza guarda rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies. O parque tem boa estrutura de recepção ao turista, com plataformas em bom estado, trilhas, e um museu logo na entrada do Vale, onde podem ser observados objetos, ósseos, e ilustrações dos dinossauros. Pra alugar carro pra sua viagem é só clicar aqui!

parque dos dinossauros

Dinossauros

A maioria das pegadas, a grande atração do parque, são de dinossauros carnívoros. E segundo estudiosos, esses rastros tem pelo menos 143 milhões de anos. Por lá, podem ser observados ainda marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos, além de pinturas rupestres feitas pelos antigos habitantes.

parque dos dinossauros

Calor

A cidade de Souza fica no sertão da Paraíba. Use roupas leves para este passeio. Boné, protetor solar e água são indispensáveis. Na entrada no Vale costuma haver poucos ambulantes vendendo lembrancinhas que remetem ao lugar, e claro que não podiam faltar os dinossauros como souvenirs. O Vale recebe cerca de dois mil visitantes por mês. Alguns passeios pelo Nordeste já foram retomados e temos uma reportagem sobre isso, é só clicar AQUI! Ah, colocando nome do nosso site (ROTA1976) no código promocional você ganha 10% de desconto em qualquer um deles! Acessa no link acima!

parque dos dinossauros

Agendamento

Claro que como todos os demais do país, o Parque dos Dinossauros ficou fechado por meses, após a chegada da pandemia. Ele reabriu com os devidos cuidados. As visitas têm que ser agendadas previamente pelo telefone (83) 98811-3265 ou pelo portal da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e apenas 30 pessoas poderão ter acesso ao local a cada turno. O horário de funcionamento se inicia às 8h e vai até 17h.

Cuidados

É obrigatório uso de máscaras no interior do Vale dos Dinossauros e o local dispõe de recipientes com álcool em gelem vários pontos estratégicos do parque. Além das 30 pessoas por turno, poderão ser organizados também pequenas excursões. Nestes casos a presença de um guia é obrigatório. E ele deve organizar o grupo para evitar aglomerações. A entrada é gratuita.

Compartilhe