Abrolhos: como ir ao parque nacional ver as baleias jubarte

Quando a gente pensa ir para Abrolhos, observar o espetáculo das baleias, a primeira pergunta que nos vem à cabeça é “como chegar” neste lugar? Vamos então começar por esse ponto. Abrolhos fica no litoral sul da Bahia, constitui cinco ilhas, estando a aproximadamente 75km da costa da cidade de Caravelas. Portanto, é Caravelas para onde você deve ir. Neste post vou falar tudo sobre Abrolhos: como ir ao parque nacional ver as baleias jubarte.

abrolhos

Como Chegar

Partindo de carro da capital baiana Salvador, o acesso é pela BR-101 até a altura da cidade de Teixeira de Freitas (BA), seguindo pela BA-290 e pela BA-001 até chegar a Caravelas. De ônibus, existem linhas diariamente mas os horários são restritos. É Beeeem longe viu! De Salvador até Caravelas são 886km, umas 9 horas de carro e mais de 12h de busão. De avião, é possível sim, mas prepare o bolso. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Teixeira de Freitas, a 90 quilômetros de Caravelas.

abrolhos

E o que te espera em Abrolhos? Praias lindíssimas, passeios de barco, observação das baleias (principal atrativo da região), vilas históricas, manguezais, etc. Se gosta de mergulhar, então tem um motivo a mais pra ir. Abrolhos é considerado um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo. Entre os lugares mais requisitados pelos praticantes estão: enseada da Ilha de Santa Bárbara, onde se localiza o farol do arquipélago; cavernas das Siribas;
destroços do cargueiro italiano Rosalina, naufragado em 1939.

abrolhos

Aos que vão tanto para fazer mergulho quanto para ver as baleias, oriento que entre em contato antes com as agências de lá para agendar o passeio, pois a cidade não é entupida de turista e por isso alguns barcos só saem com quantidade mínima de passageiros, então você corre o risco de ir e não ter saída da embarcação.

abrolhos

Passeio de Barco

É imperdível, mas já adianto que enjoa e muito. Leve dramin porque certamente vai precisar. O visual é lindo mas é bem comum muita gente passar mal. Depois vem a recompensa: o vai e vem das baleias, lindo de ver. As gigantes ficam relativamente próximas ao barco, dá pra ver a olho nu, mas vale também levar binóculo. O passeio de Caravelas até o parque de Abrolhos dura em média três horas.

abrolhos

As baleias Jubarte já começam a aparecer após uns 40 minutos de trajeto da embarcação. As gigantes chegam até 16 metros de comprimento, podendo pesar até 40 toneladas. Fazer fotos dela dando “piruetas” fora d´água é realmente tarefa difícil, então deixe sua câmera no modo “metralhadora” batendo fotos em sequência.

abrolhos

O barco faz algumas paradas para banho e os turistas também podem descer para conhecer as ilhas.  O arquipélago dos Abrolhos, composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara, esta última é administrada pela Marinha do Brasil. Na ilha Siriba é comum encontrar muitas aves como a grazina e os atobás. Vai precisar de hotel? Então clique AQUI e já faça sua reserva.

abrolhos

Quando Ir

As baleias da espécie Jubarte podem ser vistas em Abrolhos porque é pra lá onde elas vão no período em que entram em reprodução. A temporada ideal para ver baleias em Abrolhos vai de julho a novembro, sendo os meses de agosto a outubro o período em que há maior concentração das gigantes. Precisa alugar carro? É só clicar AQUI!

abrolhos

Gostou? Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem pra Abrolhos? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

Compartilhe