Onde comer (muito bem) na Lagoa da Conceição, em Floripa

Estivemos há pouco tempo na capital de Santa Catarina e selecionamos três restaurantes imperdíveis. Onde comer (muito bem) na Lagoa da Conceição, em Floripa. Neste post, vamos falar sobre atendimento, qualidade do sabor e localização sobre cada um desses estabelecimentos ok? Nossa sugestão é que passando pelo menos três noites na ilha, você vá um dia em cada um deles!

Books & Beers

book & beers

Ambientação

O restaurante Books & Beers é sem dúvida uma das melhores opções gastronômicas de Florianópolis. Fica bem no centrinho, em frente ao píer, na Lagoa da Conceição. Tem estilo boteco chique, e dispõe de atendimento no térreo e primeiro andar. O terraço, que fica em frente à lagoa, é bem disputado, por isso se quiser apreciar a vista é bom chegar cedo ou fazer reserva de mesa.
floripaFoto: Du Tarasca
A ambientação da casa respira Arte. Em meio às mesas e cadeiras, estantes de livros para que os clientes possam folhear e ler o livro de seu interesse. O acervo do estabelecimento chega a 600 títulos, entre romances, temas esportivos, temas ligados a vinhos e cervejas, entre outros. A casa tem capacidade para atender mais de 100 pessoas sentadas. O atendimento é nota dez! Garçons simpáticos e fazendo tudo pra agradar o cliente.

Cardápio

Foto: Du Tarasca

Entre as opções de entrada, a que a gente mais gosta é a coxinha de siri (02 unidades), realmente de comer re-zan-do! A gente já “viciou” e quando vai à Floripa tem que comer. Entre as outras sugestões estão: empanadas argentinas da chica, nos sabores carne ou queijo e cebola; belly & bread (finas fatias de barriga de porco assada, servidas frias, temperadas com flor de sal e funghi seco, acompanha fatias de pão italiano artesanal) e a isca de excalibur (filezinhos de peixe espada empanados com tempero especial, acompanha maionese da casa). Fique ligado nos combos, pois na quarta-feira clássica, por exemplo, a isca excalibur + 01 chope sai por R$ 30,00 reais (ref. junho/2019).
floripa

Coxinha de siri: não dá muito pra descrever, só provando!

Entre as novidades do cardápio está o prato batizado de Terra e Mar, realmente é algo dos deuses. Não deixe de prová-lo. Vem 04 camarões rosa envoltos em presunto parma crocante. Acompanha dijon. Outro que anda fazendo sucesso por lá é o hamburgão de siri (hamburguer de siri, guacamole e maionese cítrica, servido no pão de iogurte e cacau).

Foto: Du Tarasca

O Books & Beers oferece muitas opções de pratos, difícil é decidir o que comer com tanta variedade. Tem ainda ostra especial da casa (com queijo brie maçaricado e toque de melado); polvo e prosa ( tentáculos de polvo regados com azeite temperado, grelhados, acompanha purê de mandioca e vinagrete); e ainda o tesouros do mar (camarão, polvo, ostra, peixe do dia e legumes). Tem opções para quem é vegetariano ou vegano. Vai precisar alugar carro para sua viagem? É só clicar aqui!

Esses camarões envoltos de presunto de parma são uma de-lí-cia!

O mix valdeville vem com mix de frutos do mar (camarão, mexilhão e lula) empanados em farinha panko e coco fresco, acompanha molho tártaro da casa. Os bolinhos lusos são bolinhos de bacalhau à moda portuguesa; e um dos pratos que fazem mais sucesso por lá é o batizado de rosa dos ventos, tentáculos de polvo grelhados, sobre peso de manjericão, servido com batata rústica. O prato é enorme e serve muito bem duas pessoas. E vou confessar, é tão gostoso que comi sozinho! A cada 120 dias, a casa muda o cardápio, portanto, tem sempre novidades no menu.

Book & Beers

Terraço: espaço mais concorrido da casa

Sobremesa

E pensa que acabou? Vamos pra sobremesa! O restaurante oferece brownie do nilo (brownie de chocolate) e torta da casa (massa crocante, recheio de amêndoas e fatias de pêra ao vinho), sorvetes especiais, entre outros. Desta vez, experimentamos o doce de coco, que vem o coco ralado com leite condensado e raspas de cocada queimada por cima. Uma delícia! Precisa fazer reserva de hotel? É só clicar aqui e já te ajudamos a resolver esse item de sua viagem!
book & beers

Grife: a loja oferece vários produtos com sua marca

No quesito bebida, a casa também não deixa a desejar. Você tem uma infinidade de opções de drinques, cervejas, sucos, etc. Gin, espumante, absolut, vodka, tequila…o cardápio é enooorme! O local é bastante frequentado por “gringos” e quando se fala neles não dá pra não lembrar da velha e boa caipirinha. Lá tem também. O menu de bebidas traz ainda vinhos, cachaças, refrigerantes, sucos e chás.

Serviço:

Books & Beers (Rua Senador Ivo D´Aquino, 103, Lagoa da Conceição)

Horário: terça a sexta-feira, das 17h à meia-noite; e aos sábados e domingos, das 14h à meia-noite.

Federica Pizzaria

Bem próximo ao Book & Beers está a Pizzaria Federica, sempre muito movimentada. Moradores e turistas de diversas partes do Brasil e de outros países costumam frequentar a casa. E os motivos são muitos: ambiente aconchegante, boa localização (na principal avenida do centro da Lagoa), garçons super atenciosos e o mais importante que é o sabor das pizzas. Provamos e aprovamos!
pizzaria federica

Terraço com vista pra rua: bem aconchegante a casa!

A pizzaria funciona há mais de três anos, tempo suficiente para já ser uma das mais conhecidas da região. Muitos a indicam como sendo uma pizzaria no melhor estilo das que temos em São Paulo. Oferece no menu nada menos que 27 sabores de pizza, entre doces e salgadas, além das chamadas especiais. Os carros-chefes da casa são a calabresa e a quatro fungui. Tem a massa bem fininha e crocante, realmente uma delícia!
pizzaria federica
Para entrada, as opções são burrata (bola de mussarela de búfala, com recheio de creme de mussarela de búfala, tomate seco, tomates, cereja e manjericão fresco; salada caprese (salada com mussarela de búfala, tomate, rúcula e manjericão frescos. Tem ainda o crostini, massa de pizza em finas tiras e crocantes, você pode escolher nos sabores azeite e alecrim, alho e manteiga, parmegiano e pesto. Escolhi o crostini parmegiano, recomendo!
pizzaria federica
Entre as pizzas tradicionais, mussarela, marguerita, calabresa, portuguesa, salame italiano, lombo canadense, palmito e pepperoni, a minha favorita e que provei, claro! Você pode acrescentar borda de catupiry pagando uma taxa extra. Na categoria Especiais, tem a Federica, que vem com molho de mesmo nome, mussarela de búfala, berinjela, parmesão, tomate seco, azeitonas prestas e rúcula; a Cinco Queijos (mussarelas, parmesão, catupiry, gorgonzola, provolone, orégano e azeitonas pretas).
pizzaria federica
E deixem um pouco de espaço para a sobremesa hein! As pizzas doces podem vir em duas opções: chocolate ou chocolate com morango. Para quem quiser sair do item pizza, a sobremesa pode ser o petit gateau (bolo de chocolate com recheio cremoso acompanhado com delicioso sorvete de creme.
pizzaria federica
O recheio do bolo pode ser chocolate, nutella ou doce de leite. Você pode pedir a pizza em dois sabores seja ela no tamanho pequeno ou grande.  Alem de água, refri, sucos, a casa dispõe ainda de chopp artesanal, caipirinha, caipirosca, entre outras bebidas alcoólicas. Do lado da Federica Pizzaria Originale funciona o Koze Hostel, em que estivemos hospedados e preparamos um post sobre o local. Clique aqui e fique por dentro de tudo!
pizzaria federica

Bruno: um dos sócios sempre acompanhando tudo de perto!

A pizzaria Federica é administrada pelos irmãos gaúchos Bruno e Rafael Ferrari, que moram em Floripa há mais de duas décadas. A casa tem capacidade para atender até 40 pessoas sentadas, no ambiente interno ou no amplo terraço com vista pra rua. Já ouviu falar na Guarda do Embaú? Temos uma reportagem especial sobre este destino, é só clicar AQUI!
pizzaria federica
Tem som ambiente, mas eventualmente rola uma musiquinha ao vivo com artistas itinerantes que estão de passagem pela cidade e querem mostrar seu trabalho, passando o chapéu para quem quiser dar uma gorjeta. No dia que fui estava uma dupla com violinos, muito bacana o som!
pizzaria federica
Serviço:
Federica Pizzaria Originale (Rua Henrique Veras do Nascimento, 255, Lagoa da Conceição)
Horário: de domingo à quinta-feira, das 20h à meia-noite; e nas sextas e sábados, das 20h à 01h.

Casa do Chico

O restaurante Casa do Chico fica bem no meio das Rendeiras, avenida que margeia a Lagoa da Conceição. É super tradicional, assim como o prato chamado Sequência de Camarão, típico da Lagoa. Muitos por lá servem esta sequência, mas a gente foi conhecer onde todos dizem que oferece o melhor prato!
A casa funciona desde 1974, já viu que não é brincadeira quando falamos acima em “tradição” não é mesmo? Tem capacidade para atender até 100 pessoas sentadas. O forte do cardápio são mesmos os pratos à base de frutos do mar. Entre eles, a famosa sequência de camarão, que foi o que pedimos, é claro! Primeiro são servidos camarões ao bafo, ao alho e óleo e empanados, além de um empanado de siri (delicioso!), acompanha molho tártaro.

Ambiente espaçoso e agradável, em frente da Lagoa da Conceição

Na segunda parte do prato, é servido um peixe acompanhado de batata frita, pirão e arroz. A porção pode ser para 01 ou 02 pessoas, já adianto que é bem servido o prato e dependendo da fome a porção para 01 pessoa serve até duas. Na quinta-feira, a casa oferece buffet livre de frutos do mar à noite. Quer um roteiro de passeios pra quem vai pra ilha pela primeira vez? É só clicar AQUI!

Sequência de Camarão: prato mais tradicional da Lagoa!

Na ambientação da casa, elementos da cultural regional do Estado, a exemplo do boi de mamão, que mistura folclore açoriano português com crenças regionais. Tem ambientação bem agradável com figuras típicas penduradas ao teto ou decorando prateleiras e o banco da entrada, onde costuma estar uma boneca de pano.
Serviço:
Casa do Chico
Horário: de terça a domingo, das 11h30 às 23h e nas sextas e sábados, das 11h30 às 23h30. Não abre na segunda-feira. (Só abre segunda-feira, na alta temporada).
Acompanhe a gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI! Viu como a gente te ajudou a planejar a viagem (gastronômica) por Floripa? Então chegou a hora de você ajudar a gente também! Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site com dicas sempre muito sinceras!

Compartilhe