Confesso que nunca me programei pra conhecer o Paraguai. Convenhamos que não é um destino dos mais sonhados não é mesmo? Mas se você é viajante daqueles que como eu sonha conhecer o mundo inteiro, então o Paraguai entra nesta cota! E foi assim que fui parar lá: aproveitando uma opção de passagem para a Bolívia em que eu poderia dormir em Assunção, passando na cidade cerca de 16 horas. Tempo suficiente para dar um rolé e fazer algumas fotos.
Eu já havia conhecido a Ciudad del Este, que fica ali juntinho de Foz do Iguaçu, quando fui conhecer as cataratas. É super comum que a gente dê uma chegada em solo paraguaio, mas a capital é bem pouco explorada nos roteiros pela América do Sul. Então, vamos ao que interessa. Se você vai pisar em Assunção mesmo por algumas horinhas, seguem as dicas.
Panteão Nacional dos Heróis
Um dos monumentos mais visitados por lá é o Panteão Nacional dos Heróis, hoje usado como oratório católico. A obra durou muito tempo porque foi interrompida pela Guerra do Paraguai. O monumento começou a ser erguido em 1863, mas só foi inaugurado em 1936. Nesse intermédio, a construção ficou parada por 70 anos, dá pra acreditar?
Casa da Independência
Trata-se da única residência do período colonial totalmente preservada de Assunção. Atualmente, ela abriga um museu dedicado à independência do Paraguai. Não cobra entrada e há guias explicando sobre a história do país. Se for comprar chip de celular internacional pra não deixar de ter internet, o lugar é este! Clique aqui e já garanta o seu!
Centro Cultural da República
O Centro Cultural da República também é conhecido como Museu do Cabildo (nome do órgão administrativo e judiciário do município, do qual já foi sede). Nele, estão várias exposições permanentes e temporárias e de graça! Então não dá pra perder né? O edifício é bem bonito, datado do século XIX. Precisa de seguro viagem? Clique aqui!
Palácio do Governo
Mais conhecido por Palácio de los López, o Palácio do Governo tem estilo neoclássico, construído em 1857 a mando do então presidente Francisco Solano López e sedia até hoje o gabinete da Presidência da República do país. Não se pode visitar o interior do prédio, então vale umas fotinhas na fachada.
Do lado do Palácio está a Praça dos Desaparecidos. Tem vista bonita para a Baía de Assunção e a avenida La Costanera, que é uma ótima opção pra caminhada ou corrida se for adepto à prática esportiva. Recomendo final de tarde, podendo inclusive alugar uma bike! No centro cultural, estão a Plaza de Armas e a Plaza del Congresso, além da Catedral Metropolitana de Asunción (que também tem o nome de Catedral de Nuestra Señora de la Asunción). A construção é de 1842 e de fachada neoclássica.
Museu Histórico Ferroviário
O Museu Histórico Ferroviário de Assunção funciona dentro de uma estação de trem, datada de 1864. No local, você pode observar fotos da época, equipamentos, etc. Há ainda uma Maria-fumaça do século XIX. Pode entrar pra fazer foto ok? A entrada para o museu é paga mas o valor é simbólico.
Lembro que fui no mês de dezembro para o Paraguai e estava chegando por volta de meia-noite no aeroporto local, quando o piloto anuncia a temperatura de 30 graus. Gente, isso em plena meia-noite! É extremamente quente nesta época, não deixe de pernoitar em hostel ou hotel com ar-condicionado, pois o meu tinha e não dava muito conta! Se vai fazer reserva, já clica aqui!
Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!
Deixe um comentário