São Miguel de Gostoso ganha polo gastrô de nível internacional!

De Natal até São Miguel de Gostoso (RN) são 102 Km, a viagem é bem tranquila durando cerca de 1h30. O lugar é destino de muita gente do Rio Grande do Norte mas também de todo Brasil e até do exterior. Por lá, não é difícil ouvir línguas de várias partes do mundo. Uma em especial chama atenção: tem muitos italianos que decidiram escolher este destino como local pra viver e deram aquela incrementada no Turismo. Eles estão formando no local um polo de gastronomia misturando a influência trazida do exterior com elementos bem brasileiros. Acompanhe  gente também no Instagram, onde você pode receber várias dicas de viagem e conhecer paisagens incríveis! É só clicar AQUI!

Agito

Diferentemente de Jeri ou Pipa onde há um “centrinho” com várias ruas concentrando bares, lojas, agências e restaurantes, em São Miguel de Gostoso existe uma avenida asfaltada principal (a la cidade grande) e duas ruas no melhor estilo turisteiro, que são: a rua da Xêpa e a do Cavalo Marinho (ficam a cerca de 250m uma da outra). O agito por lá começa lá pro final de tarde, começo de noite.

São bares, restaurantes e lojas super bem instaladas, com aquele style que é cheio de glamour. Tem ótima gastronomia, claro que muitos pratos à base de frutos do mar. No final da rua tem uma praça onde rola sempre uma musiquinha ao vivo, com clássicos de axé, frevo, etc. O agito por lá não vai até tarde hein! Meia noite tudo começa a fechar e o povo a se recolher, portanto se quiser curtir vá cedo.

Polo Gastrô

Num trecho da avenida principal, que fica a poucos minutos de caminhada da Pousada Ilha do Vento, está se formando um polo de gastronomia com nível internacional, que não deixa a desejar a nenhum lugar turístico. O sucesso de um restaurante foi chamando outro e assim estão ocupando os espaços com opções de massas, pizzas, carnes, etc. É na verdade um point italiano, uma vez que alguns nascidos lá e outros brasileiros que moraram na Itália por muitos anos chegaram em Gostoso para aquecer o turismo e fazer este destino ser também conhecido pelo sabor.

Positano Pizzeria Italiana

Esta pizzaria tem pouco mais de um ano de funcionamento, oferece no cardápio 15 tipos de pizza salgada e uma doce. Tem capacidade para atender 60 pessoas e encanta a quem passa já pela calçada. O local tem muito verde, iluminação super charmosa e ambiente pra lá de agradável. Entre as opções de entrada: pizza focaccia (fatias de focaccia italiana temperadas com sal grosso e orégano), tem ainda a pizza focaccia brie e a com bolinhas de búfala e rúcula.

A pizza média vem em oito fatias. Já a batizada de “meio metro” é servida em formato retangular e possui entre 14 e 16 fatias ou quadradinhos, de acordo com o desejo do cliente. Esta maior pode ser servida em até três sabores. A pizza campeã de venda é a chamada Claudio, nome em homenagem a um cliente super fiel que conseguia comer a maior pizza sozinho. Essa pizza vem com molho de tomate italiano, muçarela “flor di latte”, presunto parma, muçarela de búfala e berinjela. Serve também: pizza camarão, marguerita, parma e brie, portuguesa, salamino e brie, vegetariana e muito mais.

A casa também disponibiliza espaço para realização de casamentos, eventos em geral, mantendo o atendimento ao público mesmo nessas ocasiões, claro que individualizando os espaços. O proprietário da Positano Pizzaria, Alessandro Montalto, nasceu em Minas Gerais e morou por 25 anos na Itália. Da terra da pizza, trouxe toda influência para a produção das massas, produzidas com uso da melhor farinha do mundo, num processo todo artesanal. Claro que toda essa influência soma-se aos ingredientes também locais, a exemplo do camarão e outros itens que fazem muito sucesso ao paladar dos brasileiros. Positano é uma cidade do sul da Itália e que foi homenageada pelo empresário em São Miguel de Gostoso.

De sobremesa, podemos escolher a pizza doce (banana com nutella) ou ainda itens como affogato (sorvete de creme com caffé expresso e chantilly) e cannoli (doces italianos em conchas em forma de tubo de massa frita, recheadas com recheio doce e cremoso geralmente contendo ricota). Para beber, vinhos, e drinks pra lá de especiais, alguns saem em versão mini para degustação. Tem caipirinha, caipirosca, cachaças e por aí vai.

E olha que bacana: bem em frente à Pizzaria Positano está o restaurante Gatto Pardo, de onde você também pode se servir da pizza. Os atendentes atravessam a rua e servem numa boa. A casa é do mesmo proprietário e a logística de funcionamento flui tranquilamente. Se estiver em grupo e parte dele quiser carne e outras pessoas quiserem pizza…é possível estar no Gatto Pardo e se deliciar com o cardápio de ambos e vice-versa. Funciona das 18h às 23h20 (só não abre na terça-feira). Para mais informações da Positano Pizzaria Italiana, clique AQUI!

Gatto Pardo

Este lindo restaurante acaba de completar 1 ano de vida. Une a parte selvagem brasileira com o espírito italiano. Vai de bruschetta a pratos à base de frutos do mar, passando por carnes, etc. O cardápio é bem variado e difícil é decidir por onde começar. Tem capacidade para até 60 pessoas. Os três sócios foram responsáveis pela ambientação que é simplesmente surpreendente! O local é daqueles que a gente percebe que cada cantinho foi muito bem elaborado, ideal para quem busca requinte num jantar a dois.

O cardápio traz nas opções de entradas: tris de bruschettas, bolinho de bacalhau (fui neste e achei uma de-lí-cia), pizza focaccia e pizza focaccia com queijo. No quesito pratos e petiscos, iscas de camarão, frango ou peixe; penne ao molho pesto, grelhado vegetariano, bife ancho, entre outros itens. O restaurante começou como uma casa de petiscos, depois foi se transformando atendendo a necessidade dos clientes.

O Gatto Pardo oferece quatro tipos de carnes nobres. A picanha premium tem corte macio, extremamente suculenta, acompanha farofa e vinagrete. A porção tem entre 200 e 250g. Você pode ir ainda de short rib angus (serve duas pessoas), camarão alho e óleo salteado com alho e óleo, sopas, etc. Para quem busca algo bem diferenciado: que tal ir de Zaalouk – Berinjela Marroquina? Receita vegana de inspiração marroquina muito saborosa.

Tem ainda saladas: Caesar, Nissarda Brasil, Tropical Fit (alface, manga, abacate, atum e limão espremido). E de sobremesa, petit gateau, affogato (ver foto abaixo). Fui neste último e achei simplesmente maravilhoso. É uma mistura incrível e vale a pena demais experimentar. Serve diversos tipos de drinks, caipirinha, gin, longneck, cachaças, cuba livre, etc.

Funciona das 18h às 23h20 (podendo ir até mais tarde), fecha somente na terça-feira. Para saber mais informações sobre este restaurante é só clicar AQUI!

La pepita

Este restaurante é cheio de charme e simplicidade. Daqueles que a gente sabe já na porta que a experiência será das melhores. O La Pepita existe há cinco anos, mas no endereço atual está funcionando desde março. Criada com a avó na Calábria, Itália, Lorena (proprietária da casa) é daquelas pessoas que você vai adorar ter pelo menos uns minutinhos de conversa.

Lorena foi uma das primeiras italianas a chegar e empreender em São Miguel de Gostoso. Mora na cidade há 13 anos. Com muita determinação e amor, conseguiu manter uma equipe que hoje trabalha no restaurante como se fosse uma extensão de casa. O ambiente é super familiar e a gente fica realmente bem à vontade. Lorena foi quem elaborou os pratos, treinou os funcionários que atuam na cozinha e hoje supervisiona tudo de perto.

No quesito Entradinhas, que a gente adora, são muitas as opções: bruschetta (pão italiano torrado com tomate picado, manjericão e azeite italiano); polletto all´italiana (bolas de frango e curry servidas com molho de tomate); crocchette (bolinho frito de batata doce com bacon e queijo parmesão), entre outros.

No menu, pasta e gnocchi, lasanha, pomodoro e basilico (molho de tomate com manjericão), carbonara, ragu, gorgonzola, peperoni (creme de pimentões coloridos – amarelo, laranja e vermelho – cream chesse e finalizado com pimenta calabresa), pasta con alici, punta palascia (camarão e polvo com leite de côco, verduras, legumes e curry). Fui numa massa com molho gorgonzola e camarões simplesemente de comer re-zan-do!

De sobremesa, tem tiras, sbrisolona (torta de massa crocante e esfaralenta com recheio de cream cheese e chocolate meio amargo ou fruta vermelha). E para beber, caipiroscas, vinhos nacionais e importados, sucos naturais, cafés, negroni, entre outras opções. Funciona das 18h30 às 23h, fechando apenas na quarta-feira. Para mais informações sobre o La Pepita, é só clicar AQUI!

 

 

 

 

 

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Mim

Parceiros