Como ir até os Canyons Fortaleza e Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul

Ele é uma joia da beleza natural da Serra Gaúcha e vem sendo ainda descoberto por muitos viajantes que curtem vislumbrar paisagens incríveis. O canyon de Itaimbezinho é um desses locais que não dá pra deixar de lado. Neste post vou falar tudo sobre como ir até os canyons Fortaleza e Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul.

itaimbezinho

Como ir

Pra começo de conversa, você precisa chegar à cidade de Cambará do Sul, é de lá que saem os carros 4×4 em direção aos canyons. Fiz o passeio a bordo da agência da Colina, a mais antiga em funcionamento na cidade, com 12 anos de serviços. Do centro de Cambará até o canyon Fortaleza são 20 Km, sendo 9 em estrada de chão. Já para o Itaimbezinho são 18 km sendo 4 km em asfalto e o resto em estrada de terra. Mas nem se assuste pois a “chacoalhada” é de leve. Dá pra ir curtindo numa boa o visual.

itaimbezinho

O visual de ambos os canyons é de cair o queixo. Grandes paredões de pedra emoldurados pela névoa que faz a gente se sentir no céu. Para deixar tudo ainda mais bonito, você tem o “bônus” de visualizar cachoeiras em alguns pontos do trajeto. A caminhada é feita pela borda do canyon mas claro que com uma boa margem de segurança. E uma dica preciosa é: quanto mais no inverno, maior a visibilidade do canyon. E aí prepare a roupa de frio pois nesta estação pode chegar a fazer ate -5 graus, inclusive com neve.

itaimbezinho

Então, como falei acima, não ache que dias de tempo aberto são os melhores. Pois é justamente o contrário. Mas, mesmo em dias de sol é possível sim fazer apreciação. O tempo costuma oscilar, abrindo e fechando a cortina de névoa. Portanto, aproveite os segundinhos de visibilidade para fazer boas fotos.  Outra dica é que quanto mais cedo você for em direção ao canyon , mais chances terá no quesito visibilidade. Por isso os passeios da Agência da Colina saem cedinho.

itaimbezinho

Itaimbezinho está localizado dentro do Parque Nacional Aparados da Serra. Este é o canyon mais famoso da região. Recebe frequentemente turistas de toda parte do Brasil e também do exterior a exemplo dos alemães, ururguaios, argentinos. Entre os brasileiros, é o xodó dos paulistanos. De cada 10 turistas brasileiros, 8 vem de São Paulo, segundo Guilherme, o dono da agência da Colina.

A trilha é bem tranquila de fazer, sem dificuldades. Um tênis confortável, protetor solar, óculos de sol e olhos bem abertos para não perder nada do visual ao longo do caminho. Lá, observamos os paredões bem próximos. Claro, precisa-se tomar cuidado pra não chegar tãããão perto da beirada do canyon, a altura ali é gigantesca e um tropeção é fatal. Em pontos mais altos da borda chega a cerca de mil metros de altitude.

itaimbezinho

Origem do nome

O nome Itaimbezinho vem do Tupi Guarani: Ita = pedra, Aí’be= afiada. O parque possui estrutura de banheiros e bebedouro, além de área verde com mesas ideais para um pique-nique. As trilhas pela parte de cima são bem sinalizadas e você consegue fazer sozinho sem problemas. Já as trilhas por dentro do canyon, como a Trilha do Boi, você tem que estar acompanhado por um guia credenciado.

O passeio tem duração aproximada de 4h30. Se for de carro até a cidade de Cambará do Sul, que fica a cerca de 2h30 de Porto Alegre, você deixa o seu carro estacionado em frente à agencia de turismo e de lá segue num 4×4 evitando qualquer problema com seu veículo. Na parte superior você tem duas trilhas, a do Vértice com 1,5Km (ida e volta) de caminhada (cerca de 40 minutos), existem vários mirantes ao longo do percurso e diversas vistas dos paredões e cachoeiras e do Cotovelo com 6 Km (ida e volta) com a vista que atinge 70% de visual do cânion.

itaimbezinho

Os grupos saem de terça a domingo nos horários das 9h e 13h30 e das 14h e 18h, já esta incluso no passeio transporte + guia + seguro trilha (ingressos não inclusos, pagos diretamente à portaria do parque). Caso não queira o guia, você pode alugar na agencia apenas o veículo. Mas aconselho ir com guia, afinal é ele quem vai explicando tudo sobre o visual por lá e sair conhecendo mais da região é mais enriquecedor para nossa bagagem! Você pode ainda fazer o tour para Itaimbezinho de bike, são 12Km de trilha em estradas pavimentadas e não pavimentadas.

itaimbezinho

O Canyon Fortaleza é outro ponto que vem sendo bastante explorado pelo turismo. Está localizado no Parque Nacional da Serra Geral. O nome faz juz às suas dimensões. Os paredões chegam a mais de 1.100 m de altura em 2.000 m de largura. A diferença deste parque para o do Itambieznho é que este não oferece boa infra para o visitante, suas trilhas por exemplo não são demarcadas.

itaimbezinho

A duração do passeio é de aproximadamente 5h. O grupo sobe pela Trilha do Mirante (3,5km ida/volta), que leva ao ponto mais alto do cânion com um visual de 95%. Em dias claro é possível avistar o litoral de SC e a praia de Torres/RS. Após a descida, o grupo embarca no carro para seguir até a Trilha da Pedra do Segredo (3km ida/volta). Após a travessia por pedras irregulares sob a Cachoeira do Tigre Preto, o visual do cânion é cada vez mais encantador. Chega-se então à Pedra do Segredo: 30 toneladas em 5m de altura presos por uma base de apenas 50 centímetros.itaimbezinho

O passeio sai diariamente às 9h00 ou 14h30, mediante agendamento ou em opção de horário de acordo com a sua necessidade. Está incluso transporte + guia + seguro. Na trilha da Borda Sul, a duração aproximada é de 8h, quando serão percorridos 20Km de estrada até o ponto de estacionamento do veículo. Lá começa a caminhada que tem os mesmos destinos do passeio acima: Mirante e Pedra do Segredo, porém o percurso torna-se radical por ser todo realizado pela borda do cânion. A caminhada é indicada para quem tem bom preparo físico. Sai diariamente às 8h00 mediante agendamento. Esta incluso transporte + guia + seguro. Precisa reservar hotel? É só clicar aqui!

itaimbezinho

Atrativos

A agencia da Colina realizada diversos outros passeios a exemplo do circuito das águas, rapel de 25 metros para iniciantes, quadriciclo, passeio a cavalo, etc. Cambará recebe 400 mil turistas por ano, e não é à toa que este número só faz crescer. O visual é digno de novela, e por la já foram gravados diversos trabalhos para televisão e cinema. Quer mais uma opção de diversão pela serra gaúcha? Clica aqui e te levamos pro parque Mini-mundo, imperdível!

itaimbezinho

Para fazer todos os passeios da região aconselhamos um período de 4 dias, claro que se você só tiver um final de semana dá sim pra curtir os principais, mas se for como a gente que gosta de fazer tudo…agende-se para mais tempo. Por lá existem várias opções de pousadas, das mais em conta a algumas com bastante conforto e charme em meio à paisagem bucólica. Faça suas reservas pelo nosso site, acessando os links no Tudo Para Sua Viagem você não paga mais nada por isso e colabora para que a gente receba uma pequena comissão, o que nos ajuda a manter o site!

Serviço:

AGÊNCIA DA COLINA / Ecoturismo e Aventura – Cambará do Sul RS – Aparados da Serra.

Endereço:
Av. Getulio Vargas, 816, Centro, Cambará do Sul -RS

Site

Telefones:
(54) 3251.1161 (Fixo Op. OI)
(54) 99958.9677 (Vivo e Whatsapp)

 

Compartilhe